Visite nosso site
CARREGANDO...
perfil do linkedin
No items found.

Quando pensamos em rede social, logo lembramos de um ambiente para compartilhar fotos, fazer amizades e se entreter. No entanto, saiba que existe uma plataforma com uma proposta e dinâmica bem diferente: o LinkedIn.

Estamos falando da maior rede social profissional do mundo, que foi criada em 2003 e está presente em mais de 200 países. Dessa maneira, se você quer destacar-se no mercado de trabalho, precisa ter um perfil do LinkedIn.

Quer entender melhor como funciona essa plataforma, o que deve constar em seu perfil e por que essas informações precisam estar sempre atualizadas? Então, continue a leitura e descubra também outras dicas para não perder as melhores oportunidades de trabalho!

Como funciona essa rede social?

A partir do momento em que você cria um perfil no LinkedIn, pode aproveitar, sem custo algum, uma série de benefícios para a sua carreira: destacar-se na área de atuação, buscar um estágio, primeiro emprego ou conseguir uma recolocação profissional.

Isso porque a plataforma tem o objetivo de ampliar sua rede de contatos profissionais, permitindo, em muitos casos, o contato entre o candidato e o empregador. Outras funcionalidades interessantes dessa rede são:

  • criar um currículo online que pode ser visualizado por empresas e profissionais;
  • ter recomendações e referências para melhorar sua imagem profissional;
  • reunir informações sobre tendências de mercado.

O que deve constar no perfil do LinkedIn?

É necessário incluir uma foto e as informações de sua formação, experiência profissional e o que você busca no mercado.

Foto

Vamos começar falando da foto, pois é um ponto essencial para não ter sua reputação prejudicada na rede. Assim, ao contrário da informalidade de redes como o Facebook ou Instagram, o LinkedIn pede uma imagem que reflita a postura profissional do usuário.

Então, nada de colocar uma foto muito despojada se você é da área do Direito, por exemplo. Para não errar, pense em como você se arruma para ir a uma entrevista de emprego, pois essa é a imagem ideal da plataforma.

Frase de impacto

É necessário ainda criar uma frase de impacto capaz de refletir os seus objetivos profissionais. Não é para colocar o cargo que deseja obter, mas sim os segmentos em que tem interesse.

Histórico profissional

Deixe claro os seus cursos de formação e elenque suas experiências profissionais, como emprego atual e anteriores, estágios, projetos dos quais fez parte, atividades extracurriculares, trabalho voluntário, intercâmbio e outros itens que contem pontos a seu favor.

É interessante reunir atividades e projetos relacionados aos seus objetivos profissionais e pensar em palavras-chave para que o algoritmo da plataforma possa recomendar as vagas certas para você, além de permitir que seu perfil seja encontrado por empresas.

Habilidades

Inclua ainda outras habilidades profissionais, como domínio de idiomas ou de tecnologias. Também é interessante priorizar qualidades como proatividade, dinamismo, saber trabalhar em equipe, boa comunicação interpessoal, entre outros.

Por que é necessário manter essas informações atualizadas?

Apesar de ser o canal indicado para o candidato ficar a par de oportunidades que possam surgir em sua área, é necessário ter a preocupação de atualizar as informações do perfil do LinkedIn com frequência.

Dessa forma, sempre acrescente dados novos, como cursos de pós-graduação e certificações realizados, entre outras experiências. Você gasta alguns minutinhos para deixar essas informações em dia e, desse modo, consegue ter um currículo completo que pode ser encontrado pelos recrutadores.

Muitos usuários criam a conta e ficam esperando chegar alguma notificação por e-mail da plataforma. Entretanto, não é bem assim: o LinkedIn é dinâmico e exige que o profissional participe das discussões, faça contatos e atualize seus dados para aproveitar todos os benefícios dessa rede social.

Como conseguir boas oportunidades profissionais?

Além de manter seu perfil do LinkedIn atualizado, é importante conhecer outras boas práticas da rede social para conseguir as melhores oportunidades profissionais. Veja a seguir.

Selecione os contatos

Como dissemos, é uma rede profissional, então convide os profissionais que estão ligados à sua área de atuação e ambições profissionais. Essa não é uma plataforma para adicionar amigos e familiares, pois o propósito é outro.

Tenha o hábito de buscar usuários, pesquisando pessoas que fizeram a mesma faculdade que você ou já passaram pelas mesmas empresas. Assim, você aumenta as suas conexões. Lembre-se: é possível encontrar profissionais e empresas de vários países.

Publique conteúdo

É interessante ter um papel ativo na plataforma, publicando conteúdos, sejam textos pequenos, sejam artigos. Estabeleça uma meta semanal de publicar, por exemplo, dois posts de sua área para falar do que é tendência, da rotina profissional, de eventos e cursos do seu segmento ou outros temas.

Só tome cuidado com o conteúdo divulgado: comporte-se como se estivesse no ambiente de trabalho, ou seja, não fale mal de empresas, de profissionais ou se envolva em polêmicas que possam impactar negativamente sua imagem.

Evite também gírias e tenha atenção às regras gramaticais e de ortografia. Faça uma revisão antes de publicar.

Interaja na rede

Acompanhe o que as empresas e os profissionais estão postando na plataforma: comente os artigos, compartilhe vagas e marque outros usuários de sua rede que possam ter interesse no conteúdo.

Ao compartilhar notícias, só tenha a precaução de checar a fonte para não cair no erro de divulgar alguma informação falsa em sua página.

Participe de grupos

Procure grupos de discussão de seu interesse, fique mais perto das novidades de sua área e faça contato com outros profissionais, ampliando seu networking. Aproveite e publique conteúdos nessas páginas para que, com o tempo, você possa se tornar uma referência.

Peça recomendações

Converse com pessoas com as quais você já trabalhou e peça recomendações. Tenha o hábito também de recomendar seus conhecidos.

Já criou o seu perfil do LinkedIn? Então, coloque em prática as dicas que trouxemos neste post, principalmente em relação à atualização das informações. Crie o hábito de publicar conteúdos e interagir na rede para ficar por dentro das vagas de sua área e também para se aproximar de outros profissionais.

Gostou de saber dos benefícios dessa rede social para seu crescimento profissional? Confira outros conteúdos sobre carreira: é só seguir nosso Facebook para não perder as novidades!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.