Visite nosso site

Pensando em fazer uma pós? Saiba como fazer um planejamento financeiro

Pensando em fazer uma pós? Saiba como fazer um planejamento financeiro

Para conquistar qualquer meta na vida, é importante separar um tempo para escolher as estratégias que devem ser feitas com o objetivo de alcançá-la, não é mesmo? Isso não é diferente na hora de fazer uma pós-graduação, que requer a elaboração de um planejamento financeiro.

Afinal, não é recomendado iniciar um curso sem dinheiro e terminá-lo cheio de dívidas. Para não correr esse risco, antes mesmo de dar início à pós, é importante aprender a cuidar dos próprios recursos e destiná-los para esse fim.

Então, decidimos listar algumas dicas para que você possa fazer uma pós-graduação sem se preocupar financeiramente com ela. Se o assunto é do seu interesse, continue lendo este post!

Avalie a situação financeira

Para criar um planejamento financeiro condizente com a sua realidade, o primeiro passo é descobrir como andam as suas finanças. Ou seja, o quanto recebe mensalmente, para onde vai o dinheiro, quais são os gastos supérfluos que podem ser eliminados etc.

Avaliar a própria situação financeira permite que você entenda o seu limite orçamentário. Nesse processo, é importante quitar as dívidas, parar de gastar dinheiro com itens desnecessários e tentar reduzir as contas mensais.

Esses novos hábitos vão possibilitar que seja possível aumentar o valor e a duração do quanto você recebe todo mês.

Controle o orçamento

Entender como você está financeiramente permite que um novo passo seja dado: controle do orçamento. Isso ajuda a destinar o dinheiro para onde é necessário ir.

Assim, a renda é gasta de forma consciente, permitindo, inclusive, que uma quantia maior do seu salário seja poupada. Para fazer isso, as planilhas vão se tornar as suas novas melhores amigas.

Além disso, existem aplicativos que auxiliam nessa etapa do planejamento financeiro. Mas se a tecnologia não for a sua praia, existem dois aliados que nunca vão cair em desuso: papel e caneta. Aposte neles e faça um controle rigoroso do seu orçamento.

Poupe e invista o dinheiro

Após analisar os seus gastos, eliminar os que não são essenciais e diminuir as contas mensais, chegou a hora de começar a poupar o seu dinheiro. Isso significa construir a regra de sempre deixar sobrar alguma quantia satisfatória do salário mensalmente.

Então, economizar deve ser o seu novo mantra. Porém, além disso, é mais vantajoso não deixar a grana parada e começar a investir nela. Se você não entende muito bem sobre investimentos, a internet está cheia de artigos e vídeos sobre o assunto.

Nessa etapa, não esqueça de procurar apenas informações de fontes confiáveis, ok? Afinal, existem tipos de investimentos voltados para cada perfil de investidor. Descubra qual é o seu e comece a entrar no mundo dos investidores.

Verifique os preços das especializações

Um passo necessário no planejamento financeiro é descobrir o quanto você precisa guardar para conseguir iniciar uma pós-graduação. Por isso, é importante saber o preço médio das especializações que são do seu interesse.

Depois disso, chegou a etapa de buscar esse valor de forma separada nas mais diversas instituições. Com a facilidade proporcionada pela internet, geralmente é possível descobrir essa informação no próprio site das universidades e centros de ensino superior.

Caso a plataforma não ofereça esse dado, sempre há a opção de ligar e perguntar, não é mesmo? Essa pesquisa prévia possibilita que você escolha o curso que cabe no seu bolso, mas que preze pela qualidade.

Considere as formas de pagamento que a instituição oferece

Além de descobrir os preços das pós, não esqueça de verificar também o modo de pagamento que deve ser feito.

Afinal, informações sobre o parcelamento das mensalidades e pagamento da matrícula são necessárias para que você não leve um susto ao descobrir que precisa pagar mais do que pensava.

Aliás, existem também outros dados que devem ser procurados sobre esse assunto, como a possibilidade de desconto em pagamento à vista, ofertas especiais para alunos novos e convênios com empresas.

Verifique a possibilidade de descontos e bolsas de estudo

Para baratear o custo que você teria com a pós, nada melhor do que descobrir opções de bolsas de estudo e de descontos por parte da instituição, não é mesmo?

Isso é comum para angariar novos alunos. Assim, vale a pena incluir essa etapa de pesquisa no seu planejamento financeiro.

Além disso, existem locais que fornecem descontos para empregados de empresas parceiras. Por isso, consulte essa informação no seu próprio local de trabalho.

Pense em opções para aumentar a renda

Sabemos que, em muitos casos, não existe a possibilidade de guardar dinheiro se você não ganha o suficiente para isso. Se esse é o seu caso, saiba que é importante pensar em alternativas para fazer o dinheiro aumentar todos os meses.

Essa dica também serve para quem tem o orçamento bem apertado por conta de pagamentos altos como financiamento de casa ou carro. Sendo assim, vale a pena buscar opções de trabalho fora do seu local de emprego.

Isso significa, portanto, embarcar na vida de autônomo/freelancer. Seguir esse caminho ajuda a garantir uma grana extra e possibilitar que você comece a pós sem medo de acumular dívidas.

Repense o padrão de vida

Sair todo final de semana, comprar roupas e acessórios novos todos os meses, seguir os lançamentos tecnológicos sobre celulares, TVs, relógios e por aí vai... Será que tudo isso é realmente necessário?

Se o seu objetivo é conseguir pagar uma pós-graduação sem se enrolar financeiramente, mas não consegue eliminar hábitos consumistas cultivados há anos, saiba que é necessário repensar o seu padrão de vida.

Isso pode não ser fácil, mas certamente auxilia na conquista de uma saúde financeira melhor, ajudando também no alcance de objetivos pessoais. Por isso, vale a pena mudar o estilo de vida para começar a viver de forma mais saudável em relação às finanças.

Percebeu como fazer um planejamento financeiro não é tão difícil? Apenas requer dedicação e organização para que seja possível segui-lo até conseguir fazer a pós-graduação — e, se possível, até adquirir consciência financeira.

Se este conteúdo auxiliou você, que tal assinar a nossa newsletter para receber os artigos diretamente na sua caixa de entrada de e-mail? Afinal, é bem mais rápido e prático para ficar por dentro das nossas novidades!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!