Visite nosso site
CARREGANDO...
plano de carreira
No items found.

Você tem um plano de carreira? Saiba que ele é indispensável a qualquer profissional que deseja traçar seu caminho rumo ao sucesso, independentemente do setor ao qual ele pertença. Quando bem elaborado, ele organiza seus objetivos e define, de maneira realista, o que você deseja e aonde pretende chegar. Assim, fica muito mais fácil conquistar a carreira que você sempre sonhou.

Sabemos o quanto essa ferramenta é valiosa nos tempos atuais, especialmente por conta das inúmeras transformações do mercado de trabalho. Por isso, elaboramos este post com sete passos para você tirar seus sonhos do papel, desenvolver um plano de carreira sólido e, enfim, iniciar a sua evolução profissional. Acompanhe as próximas linhas!

1. Faça uma avaliação pessoal

Aqui, o autoconhecimento é o ponto de partida, afinal, ele tem uma importância tremenda para a vida pessoal — e especialmente a profissional. E não estamos falando de autoajuda, não. Pense conosco: se você não sabe quem é e em que patamar gostaria de chegar no futuro, como pode saber em qual direção seguirá?

Então, comece refletindo sobre sua trajetória pessoal, seus valores e as coisas que realmente fazem sentido para você. A ideia é realizar uma espécie de mapeamento pessoal, identificando interesses e habilidades, além de talentos e pontos que necessitam de aperfeiçoamento.

Enquanto reflete, anote tudo que vem à mente e não se preocupe com a forma como você coloca seus pensamentos no papel. O essencial é escrever suas ideias para que você consiga visualizá-las melhor.

2. Defina as metas e os objetivos para a carreira

Depois de entender melhor quem você é, é o momento de refletir sobre seus objetivos profissionais. Assim, imagine onde almeja estar em cinco, dez ou quinze anos. Para ter mais chances de sucesso, o ideal é que seus objetivos estejam alinhados às suas vivências e habilidades.

E se não estiverem, tudo bem. Mas lembre-se de que você terá que criar metas práticas e possíveis para alcançar o que pretende. Para evitar frustrações, é fundamental esquecer os sonhos inatingíveis e focar naquilo que é realmente possível para você.

Você pode se inspirar em alguns profissionais da sua área para traçar os seus objetivos. Nesse caso, vale a pena entender melhor sobre suas trajetórias, carreiras e os percalços até o sucesso. O mercado de trabalho está cheio de pessoas incríveis e que conquistaram coisas extraordinárias.

3. Elabore estratégias e prepare um plano de ação

Agora é hora de arregaçar as mangas e elaborar estratégias sólidas para melhorar seus caminhos e tornar seus desejos realidade. Recomendamos, então, que você analise seus objetivos calmamente e, para cada um deles, estabeleça o que será preciso realizar para que eles saim do papel.

Pense por que aquele objetivo em específico é importante para você e, ainda, o que é necessário fazer para concretizá-lo. Ao listar as ações necessárias para alcançar o que deseja, você consegue monitorar o seu progresso, identificando falhas e pensando em soluções adequadas para resolvê-las.

4. Conheça a fundo o mercado de trabalho

As mudanças no mercado de trabalho são profundas — e elas não param de chegar. Alta competitividade, a exigência por um currículo mais encorpado, a necessidade de dominar um outro idioma... Os desafios são muitos, seja para quem procura uma vaga ou para quem quer se manter no mundo corporativo.

Assim, estudar o mercado de trabalho e entender o que ele procura se torna uma exigência para o profissional que deseja elaborar um plano de carreira vencedor. É preciso pesquisar sobre a área em que você atua, especialmente o cargo e as funções que mais despertam seu interesse. Depois, avaliar requisitos e competências requeridas, assim como os riscos e as oportunidades.

5. Aposte em uma graduação

Você sabia que o investimento em capacitação profissional pode aumentar o salário em até 53%? E isso só indica uma coisa importantíssima: o mercado de trabalho quer gente com qualificação. Nesse sentido, apostar em uma graduação é a melhor saída para adquirir diferenciais competitivos e se destacar verdadeiramente.

Com um curso superior, você tem a possibilidade de construir um conhecimento teórico sólido aprendendo na prática como funciona o dia a dia de uma profissão. E as vantagens não param por aí! Ao vivenciar a experiência da graduação você vai:

  • fazer novos amigos e fortalecer o networking;
  • aprender a trabalhar em equipe;
  • descobrir como gerenciar o tempo;
  • desenvolver o seu poder de negociação;
  • interagir com profissionais atuantes no mercado de trabalho.

6. Estabeleça prazos

Com metas e objetivos, você vai precisar estabelecer prazos para cumprir cada tarefa que se propôs a fazer. Nesse momento, é preciso pensar nesses prazos considerando as dificuldades e talvez os obstáculos que possam surgir. Existem vários aplicativos pela internet que podem ajudar a gerenciar e organizar seu tempo, como o Google Agenda, Trello etc. Com os prazos definidos, será muito mais fácil monitorar o plano de ação, rever as estratégias e comemorar os resultados.

7. Revise o plano de carreira

Por fim, uma das dicas mais importantes: revise o seu plano de carreira sempre. Pode ser semanalmente, mensalmente ou sempre que você concluir uma meta, por exemplo. A periodicidade, na verdade, será definida por você e acontecerá conforme suas necessidades, demandas e desejos.

O importante é ter em mente que não se trata de um planejamento rígido. As coisas podem mudar a qualquer momento, assim como metas, prazos e objetivos. Talvez seja necessário mudar o caminho e tomar novos rumos durante sua jornada profissional — e não há nenhum problema nisso.

Neste conteúdo, você conheceu sete passos para fazer um plano de carreira e conquistar o sucesso nesse campo. Como pôde perceber, para desenvolver o seu potencial e trilhar uma carreira exitosa, será necessária uma boa dose de foco e bastante comprometimento. A tarefa é desafiante, mas não há motivos para desanimar, afinal, a partir de agora, você começa a escrever a sua história profissional.

Gostou de saber como elaborar um plano de carreira? Então, aproveite a visita no blog e descubra também como escolher a melhor instituição de ensino para você!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
Mais do nosso blog

Posts relacionados

Nenhum item encontrado
Veja todos os posts
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.