Por que aprender uma língua estrangeira: 6 motivos para você não perder tempo

Por que aprender uma língua estrangeira: 6 motivos para você não perder tempo

O mundo está cada vez mais conectado e em uma realidade globalizada aprender uma segunda língua é cada vez mais importante. Além disso, falar outro idioma aumenta as suas chances no mercado de trabalho e abre muitas portas ainda na faculdade. Se você ainda tem dúvidas sobre por que aprender uma língua estrangeira, continue a leitura.

Nesse artigo separamos 6 motivos para você não perder tempo e se matricular em uma escola de idiomas.

1 - Uma segunda língua é um diferencial na vida acadêmica

Muita gente pensa que falar inglês, espanhol ou alemão é importante apenas para viajar e não passar perrengue. Mas durante a faculdade saber uma língua estrangeira pode ser um diferencial. Isso porque muitos livros, artigos e teses acadêmicas ainda não estão disponíveis em português, fazendo com que muitas oportunidades, principalmente de pesquisas, surjam. Sem contar que ser fluente em outra língua também abre portas para intercâmbios e cursos no exterior.

2 - Melhora o funcionamento do cérebro

Sabia que falar duas línguas ou mais deixa o cérebro mais esperto para resolver problemas? Isso acontece porque quando dominamos mais de um idioma a função executiva do órgão melhora - e muito. Como resultado o cérebro é capaz de direcionar os processos de atenção, fazendo com que ele trabalhe muito melhor e com mais foco.

3 - Crescimento cultural

Aprender é sempre uma oportunidade de crescimento pessoal e cultural. Não seria diferente com o aprendizado de um novo idioma. Isso porque quando aprendemos uma segunda língua conhecemos também um pouco da cultura dos falantes daquele idioma. Por exemplo, ao estudarmos o francês também conhecemos sobre a cultura e história da França, sobre os costumes da população e seus hábitos sociais.

Aprender uma nova língua é também mergulhar em uma nova realidade. Para completar, quando dominamos outro idioma também podemos expandir nossos horizontes e ler livros que ainda não foram publicados em português, entender as músicas sem a necessidade de traduções e compreender os filmes sem perder aquelas piadas que só quem domina a língua consegue perceber.

4 - Diferencial no mercado de trabalho

Dominar uma língua estrangeira é um grande diferencial no mercado de trabalho. Cada vez mais as empresas buscam profissionais que saibam não só o básico do inglês ou do espanhol ou do alemão. Elas querem colaboradores que possam ler, conversar e escrever em outra língua, principalmente aquelas empresas que fazem negócios ou possuem sedes em outros países.

Mas não pense que só as grandes indústrias fazem questão que o empregado fale outra língua. Saber o básico de inglês, por exemplo, é pré-requisito cada vez mais comum na contratação de funcionários.

5 - Também é importante aprender uma língua estrangeira para o lazer

Não só de estudo e trabalho vive uma pessoa e dominar uma segunda língua é muito importante também na hora de viajar. Ninguém quer passar sufoco fora do país, né? Viajar falando principalmente o inglês é aquela garantia de férias muito mais sossegadas, podendo passear com calma e com a segurança de que se você se perder vai conseguir pedir ajuda.

6 - Saiba quais são os idiomas mais importantes atualmente

Foi-se o tempo que o inglês era a língua estrangeira mais importante para se aprender. Ele ainda é essencial, mas não deve ser o único. Outros 3 idiomas devem entrar na sua lista de aprendizado junto com inglês, mesmo que seja o básico:

Espanhol: estamos na América do Sul e todos os nossos vizinhos falam espanhol. Dominar a língua é muito mais que estratégia, é estar em sintonia com a nossa realidade regional, pensando em oportunidades de negócios e trabalho.

Alemão: além de parceiro econômico do Brasil, a Alemanha oferece muitas oportunidades de trabalho, inclusive para brasileiros. Para completar, o país é referência em tecnologia e a maior potência do velho continente.

Mandarim: o mandarim é a língua oficial da China, o principal parceiro econômico do Brasil. Mas muito mais do que isso, o gigante asiático é a segunda maior economia do mundo, está em constante crescimento e não parece que vai desacelerar tão cedo. Sem contar que ainda há poucos brasileiros falando mandarim. Quer apostar no futuro? Aposte na China!

Aprender um segundo idioma deve ser encarado como algo importante para a sua vida, mas também como uma diversão. É gostoso começar a entender algo em outra língua, escrever frases que antes não faziam sentido nenhum e perceber que o mundo é muito maior do que a gente pensava.

Além da língua estrangeira, o primeiro passo para conquistar o sucesso deve começar pela escolha da faculdade. Fundado em 1972, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) oferece atualmente 17 cursos de graduação - entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. Com corpo docente qualificado, o CES/JF conta com 3 unidades e toda infraestrutura para te preparar para o mercado de trabalho e para a vida. São cinco décadas de tradição e formação acadêmica de qualidade e competência reconhecida na cidade e no país.

Não perca tempo! conheça os cursos de graduação do CES! Clique aqui.