Professor de Gastronomia é aprovado em doutorado na UFV

O professor do curso de Gastronomia, Marco Morais, responsável pela disciplina de bebidas e enogastronomia, foi aprovado no doutorado na Universidade Federal de Viçosa. Com o tema “Efeitos do terroir sobre a produção do vinho e cafés do sul de Minas Gerais”, o professor irá se aprofundar ainda mais no seu tema de pesquisa.
Amante do vinho e do café, Marco sempre se interessou em entender um pouco mais desse universo. “A ideia é entender como funciona a dinâmica no campo, e como se obtém os resultados que existem até hoje com os vinhos produzidos em Minas Gerais e o café, que há dez anos consecutivos, têm ganhado como um dos melhores do mundo”, destaca.
O conceito de “Terroir” chamou a atenção do professor, que decidiu iniciar o estudo em seu mestrado feito em Belo Horizonte. “Terroir é uma palavra francesa, que não tem tradução em nenhuma outra língua, e tem uma série de efeitos. O clima, o solo, o relevo e o notório saber, formam uma conjuntura que possibilitam a gente ter, nesse produto, algo único e inédito, que não se copia. Isso é o terroir”, explica Marco. Dentro da sua análise, Marco teve a oportunidade de realizar uma pesquisa de campo e conviveu com quem produz café e vinho no sul de Minas Gerais.
Se no mestrado o professor fez uma pesquisa investigativa, agora no doutorado, Marco irá avançar um pouco mais nessa apresentação, através de teses. Além de estudar em uma das faculdades mais conhecidas do mundo, Marco vai conseguir ampliar o conceito do Terroir e a aplicabilidade dele no campo e no cultivo do café e do vinho. “É uma alegria enorme ter sido aprovado, nesta universidade em específico, porque ela é muito bem conceituada. Não só pela minha atuação no UniAcademia, onde eu posso expor todos esses conceitos que eu venho investigando, mas também na prática do campo. Porque eu vou conseguir levar informações relevantes para o trabalho de quem produz, já que muitas vezes o produtor rural não entende a importância deles nesse cultivo”, afirma.