Visite nosso site
Mercado

Quais são as profissões do futuro e como se atualizar para o mercado de trabalho?

Mercado

Quais são as profissões do futuro e como se atualizar para o mercado de trabalho?

Quem já passou pela fase de decidir uma carreira sabe que essa é uma escolha difícil de ser feita, porque influenciará diretamente a vida profissional. É importante eleger alguns critérios para essa seleção — e um deles é avaliar se a área desejada é considerada uma das profissões do futuro.

É necessário avaliar se ela tem chances de se destacar ainda mais de agora em diante, além de observar se é valorizada no mercado de trabalho. Dessa forma, apenas o gosto pessoal não é suficiente para eleger uma carreira.

Para auxiliar na tomada de decisão, selecionamos as atividades que mais estão em ascensão, incluindo dicas para se atualizar no ramo escolhido. Confira!

Profissional do futuro

Quais são as principais profissões do futuro?

Enquanto algumas profissões estão caindo em desuso, outras ganham amplo espaço no mercado de trabalho e tendem a se destacar ainda mais. Confira algumas a seguir:

Analista de Big Data

O profissional especialista em organizar e analisar dados de uma empresa é conhecido como analista de Big Data. Ele tem papel fundamental no funcionamento das organizações, já que elas estão recheadas de informações que precisam ser trabalhadas para dar origem a materiais estratégicos.

Então, por meio dessa atividade, é possível descobrir tendências e gostos do consumidor, ações e reações do mercado para que a empresa alcance um posicionamento melhor no mundo dos negócios.

O analista de Big Data precisa unir diferentes conhecimentos para atuar nessa área, como Ciências Exatas e Tecnologia, incluindo Matemática e Análise de Sistemas, sendo capaz de compreender também o campo de Humanas, como a Psicologia e o Marketing.

Designer de inovação

Para dar origem a produtos e soluções de sucesso o designer de inovação tem como foco a concepção de ideias e funcionalidades inteligentes.

Assim, esse profissional precisa ter um bom conhecimento de desenvolvimento industrial. Além disso, deve pesquisar sobre tendências do mercado.

Profissionais de marketing

Para se destacarem no universo competitivo empresarial as organizações precisam contar com um importante aliado: o profissional de marketing.

Se hoje já está em ascensão, a previsão é que, no futuro, essa carreira dê longos saltos. Afinal, essa é a área que permite à empresa atrair clientes e conquistar o seu espaço no mercado.

Aliás, dentro desse ramo existe o marketing digital, que está avançando cada vez mais no país. Nesse caso, o profissional é responsável pelas vendas e posicionamento na internet. Como a previsão é que, daqui a alguns anos, as empresas interajam online ainda mais, essa carreira continuará bastante requisitada.

Arquiteto e engenheiro 3D

A tecnologia não é apenas o futuro, como também já é o presente. Por isso, diversas carreiras estão progredindo tecnologicamente para que o resultado seja ainda melhor — e uma delas é o arquiteto e engenheiro 3D.

Isso porque o ambiente 3D deixou de ser uma ficção de filmes futurísticos e agora faz parte da nossa realidade. Assim, a tendência é que arquitetos, urbanistas e engenheiros necessitem de conhecimento desse tipo de ambiente para atender às expectativas dos clientes.

Para quem trabalha no ramo de construção vale a pena investir em uma especialização que ensine mais sobre o mundo 3D.

Profissional de logística

Para que toda empresa possa funcionar, o papel do profissional de logística entra para cuidar da inteligência operacional e processual.

Ou seja, ele é responsável por todas as etapas que envolvem o produto: armazenamento, produção, transporte, distribuição, compras e entregas. Logo, o especialista desse ramo deve ter conhecimento sobre o controle de estoque e envio de mercadorias.

Essa é uma das profissões do futuro porque a atual exigência de maior produtividade e menor custo tende a se ampliar para a logística. Além disso, é uma área bem remunerada e com diferentes possibilidades de atuação.

Como manter-se atualizado no mercado de trabalho?

Para alcançar o sucesso profissional tão almejado é necessário seguir alguns passos importantes — e um deles é jamais parar de se atualizar na carreira.

Afinal, mudanças acontecem todos os dias e você precisa estar atento ao progresso que acontece na profissão escolhida. Para isso, não deixe de conferir as dicas abaixo.

Participar de congressos e seminários

Se você pensa que congressos, palestras e seminários são voltados apenas para pessoas que participam da vida acadêmica, saiba que está bem enganado. Isso porque a produção científica anda lado a lado com a prática das atividades profissionais.

Dessa forma, as atualizações chegam primeiro no mundo acadêmico e, logo depois, são repassadas para quem atua no mercado de trabalho. Então, participar de eventos científicos é um hábito que precisa ser construído.

Buscar melhores experiências profissionais

Ficar satisfeito no primeiro emprego raramente é uma boa escolha. Afinal, se o foco é o progresso profissional, você precisa ir em busca de melhores oportunidades e, consequentemente, experiências no ramo em que atua.

Por isso, não se contente com o bom se você pode alcançar o incrível. Continue procurando novas vagas que podem somar ainda mais no seu currículo e no conhecimento sobre a profissão.

Fazer uma graduação

Muitas pessoas se iludem com os exemplos de sucesso dos megaempresários que alcançaram sucesso sem fazer uma faculdade. Aliás, essa é a exceção dentro da regra, pois, na realidade, quem não tem Ensino Superior é mais afetado pelo desemprego.

De acordo com o Índice de Empregabilidade do Ensino Superior, trabalhadores qualificados sofrem menos com a crise e ainda alcançam empregos com melhores salários. Por isso, investir na conclusão de uma graduação é fundamental para quem não deseja ficar para trás no mercado de trabalho.

Dessa forma, a união de dicas sobre as profissões do futuro com a constante atualização do profissional é uma importante estratégia para conquistar uma qualidade de vida satisfatória por meio do sucesso na carreira. Isso porque o conhecimento e a estratégia precisam caminhar juntos em busca da conquista de uma ótima posição no mercado de trabalho.

E você, está pensando em seguir uma das profissões em ascensão ou tem alguma informação sobre como manter-se atualizado e não ficar atrasado em relação aos avanços da carreira? Conte para a gente na caixa de comentários abaixo e participe da discussão!


Profissional do futuro

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!