Visite nosso site

O que avaliar na hora de investir em uma segunda graduação?

O que avaliar na hora de investir em uma segunda graduação?

O mercado de trabalho é algo que está em constante mudança. O seu dinamismo faz com que as demandas de cada carreira também mudem bastante. Por conta disso, estar sempre atualizado é fundamental. Nesse contexto, a necessidade de investir em uma segunda graduação é algo cada vez mais presente.

Por muitos anos, um curso superior era mais do que o suficiente para se destacar em meio à concorrência. Hoje em dia, no entanto, isso mudou. Como muitas pessoas estão qualificadas e graduadas, investir em novas estratégias como um diferencial competitivo passa a ser uma realidade nesse sentido.

Mas, afinal, o que devemos avaliar na hora de buscar uma nova graduação? O que não pode ser deixado de lado? Continue a leitura e confira algumas informações importantes sobre esse tema tão atual e interessante!

Teste vocacional

Quais são as principais vantagens de fazer uma segunda graduação?

Como mencionamos no início de nossa conversa, cursar uma segunda graduação ou se especializar em uma determinada área é algo que tem se tornado cada vez mais relevante dentro do cenário atual do mercado de trabalho e de suas demandas. Sendo assim, a primeira grande vantagem dessa estratégia é a sua atuação como um diferencial competitivo.

Depois, há também as vantagens mais internas. Uma segunda faculdade faz com que o trabalhador em questão se torne bem mais versátil e interessante não só para a empresa, mas para si mesmo. Ao ter diferentes visões e um leque muito mais abrangente de conhecimento, ele se transformará em um membro essencial da equipe.

Por fim, uma segunda graduação também é uma boa oportunidade para a abertura de portas para uma eventual mudança de carreira. Com esse conhecimento extra (e todos os novos contatos feitos na faculdade), você tem muito mais chances de transitar em sua profissão e alçar novos e empolgantes voos em outras áreas.

O que avaliar na hora de investir em uma segunda graduação?

Agora, chegou o momento de descobrirmos exatamente quais são os pontos fundamentais e que devem ser levados em consideração na hora de ponderar a possibilidade de uma nova graduação. A seguir, veja o que você precisa manter sempre em mente durante esse processo:

Interesses pessoais e profissionais

O primeiro ponto que deve ser avaliado na tomada da decisão de cursar uma segunda faculdade são os seus interesses pessoais e profissionais. Quais são, afinal, os seus objetivos com essa nova etapa de sua vida? Avaliar o que está movendo você em direção a essa realidade é muito importante.

Além disso, ponderar bem os impactos que isso trará para o seu dia a dia é uma boa maneira de começar. Você tem disponibilidade de tempo? Há a possibilidade de se deslocar para uma sala de aula todos os dias? Perguntas como essas, exercitadas pelo autoconhecimento, são cruciais para que você possa decidir, por exemplo, a modalidade de ensino mais adequada.

Características do curso

Já que estamos falando sobre isso, que tal abrirmos ainda mais a discussão? As modalidades de ensino acima mencionadas incluem, por exemplo, a educação completamente presencial ou no estilo EAD, ou seja, a distância. Esse tipo de cuidado é fundamental para que você faça a escolha certa tomando como base em suas necessidades reais!

Além disso, observar fatores como a grade curricular do curso, o corpo docente e outras características importantes deve ser uma prioridade. Nunca deixe de prestar atenção a esses pontos, já que essa será a instituição que o guiará rumo ao sucesso pelos próximos anos.

Campo de atuação

O campo de atuação da carreira pretendida também deve ser considerado. Escolher uma segunda graduação deve ser uma decisão ponderada e não tomada apenas com base nas emoções ou preferências pessoais. É preciso pensar em quais oportunidades aquele curso trará para a sua vida profissional ao término da faculdade.

Por isso, avalie internamente se a sua intenção é mudar completamente de área ou conseguir novas colocações dentro do seu ramo de atuação atual. Essa resposta alterará completamente o curso das decisões tomadas por você e, claro, também mexerá muito na avaliação do campo de atuação do curso pretendido.

Investimento financeiro

Por fim, é preciso sempre avaliar o investimento financeiro que será aplicado nessa nova etapa e, claro, o retorno que isso trará a médio e longo prazo. Por isso, um estudo minucioso das possibilidades de carreira obtidas após a graduação é algo que deve ser feito.

Para isso, pesquise bastante e, se possível, converse com pessoas que já atuem na área que você pretende seguir ao término da nova graduação. Isso permitirá que você tenha uma segurança maior ao trilhar os novos passos, fazendo investimentos financeiros que realmente sejam valorizados futuramente.

Como escolher uma boa instituição para esse objetivo?

Para que tudo isso se torne realidade, há um passo imprescindível que não pode ser deixado de lado: a escolha de uma faculdade de qualidade para dar continuidade aos seus estudos. Em primeiro lugar, você precisa avaliar o renome da instituição e a sua infraestrutura, observando se ela pode oferecer tudo aquilo que você precisa para expandir seus conhecimentos.

Em seguida, é fundamental também observar pontos específicos do curso, que incluem:

  • infraestrutura;
  • corpo docente;
  • grade curricular;
  • carga horária;
  • número de estágios.

Por fim, descobrir se você deseja cursar uma graduação presencial ou a distância também é muito importante. Em ambos os casos, avaliar as especificidades da sua instituição de ensino pretendida deve ser sempre uma prioridade. Lembre-se de que isso fará toda a diferença não só em seu diploma, mas também na qualidade da educação recebida.

Como podemos observar, investir em uma segunda graduação é algo extremamente vantajoso para qualquer profissional, alçando-o a um patamar completamente novo em sua carreira. Por isso, se você deseja se destacar e se recolocar com qualidade no mercado de trabalho, essa é uma oportunidade realmente incrível e que deve ser considerada!

Para conferir todas as nossas postagens e ficar por dentro das novidades em primeira mão, basta assinar a newsletter! Com isso, você receberá avisos periódicos sobre novas publicações e muito mais. Até a próxima!

Teste vocacional

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!