Vestibular

6 motivos para fazer uma faculdade

Vestibular

6 motivos para fazer uma faculdade

Fazer ou não uma faculdade? Essa dúvida é muito mais comum do que se imagina. O final do Ensino Médio deixa a gente pensativo e cheio de expectativas para o futuro e às vezes pensar em uma graduação pode não ser a nossa prioridade. Se esse é o seu caso, esse post é para você. Nós separamos sies motivos para fazer uma faculdade que vão te ajudar nessa decisão! Confira a nossa lista e faça a sua decisão.

Guia do financiamento estudantil

Seis motivos para fazer uma faculdade

1 - Crescimento pessoal

A época da faculdade é um período de muitas novidades. Todas essas mudanças acontecem não só na vida acadêmica do aluno, ela é também mais interna e pessoal. É nesse período que o aluno experiente transformações em sua visão do mundo. Encarando uma nova realidade e saindo da zona do conforto, o aluno encontra na faculdade pessoas com histórias e passados diferentes, crenças distintas, personalidades contrárias.

A princípio todo esse novo mundo pode ser assustador, mas é a pluralidade de pessoas e de conhecimento uma das principais características que fazem da faculdade um momento de vida tão transformador.

2 - Momento de estudar o que se gosta

Os anos de escola podem ser bem chatos, principalmente quando estudamos aquilo que não gostamos. Na faculdade isso muda. E muito. Normalmente o aluno escolhe aquela graduação que esteja dentro das matérias que ele gostava no Ensino Médio. Quem sempre gostou de Humanas, costuma escolher cursos dessa área de conhecimento. Já aqueles que tinham mais afinidade com a matemática, tendem a buscar cursos nas áreas de Exatas e Engenharias.

A faculdade é aquele momento de finalmente se dedicar aquilo que se gosta e passar horas e horas estudando com prazer e dedicação.

3 - Maior empregabilidade

Querendo ou não, o diploma de curso superior amplia as oportunidades de carreira e de um futuro melhor. Com ele é possível trabalhar em empresas privadas, atuar com profissional autônomo, empreender e abrir a própria empresa, seguir carreira acadêmica, prestar concurso público, fazer consultoria… enfim, a graduação abre um leque de possibilidades e é o primeiro passo para um futuro de sucesso.

Com conhecimento generalista, a faculdade permite que o aluno conheça a sua profissão de maneira ampla, permitindo que ele se aprofunde nas áreas de maior interesse, segmentando a atuação dentro do mercado de trabalho. Isso faz com que a empregabilidade desse profissional seja maior já que muitas empresas buscam por profissionais específicos para cada área de operação.

4 - Oportunidades de bons salários

Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o curso superior influencia bastante no valor da remuneração dos trabalhadores brasileiros. Em pesquisa feita pelo órgão foi constatado que os funcionários com diploma de graduação ganhavam até 156% a mais do que aqueles que tinham apenas o Ensino Médio.

É por isso que fazer uma faculdade pode abrir portas não só para ótimas oportunidades de trabalho e conhecimento, mas também para salários maiores e mais interessantes. Com uma remuneração mais alta, o poder de compra também cresce, assim como a qualidade de vida e as oportunidades de crescimento pessoal como o investimento em educação, cultura, lazer e saúde.

5 - Construção de conhecimento teórico, prático e pessoal

Durante e após a faculdade a rede de contatos de qualquer pessoa multiplica, seja ela no âmbito pessoal ou profissional. A verdade é que não existe época melhor para trabalhar o famoso network. É muito importante aprender a fazer e nutrir contatos, conhecer pessoas e expandir horizontes.

Além disso é durante essa fase que o aluno também vai começar a colocar em prática o que foi aprendido em teoria. Seja em estágios, projetos de pesquisas, empresas juniores, atividades extracurriculares ou mesmo em disciplinas laboratoriais, aprender a rotina da profissão, colocar a mão na massa, é tão - ou mais - importante que compreender leis, números, palavras e tecnologias.

É interessante também aproveitar essa fase de aprendizado para participar de palestras, congressos, workshops, semanas acadêmicas e todo o tipo de evento que os cursos e faculdades da sua área organizarem.

6 - Ampliação da visão de mundo

De todas as transformações que alguém passa ao entrar na faculdade uma delas é ampliação da visão de mundo. Lembra quando falamos ali em cima sobre o crescimento pessoal? Agora multiplique isso por 100 e pense de maneira global. O curso superior amadurece o indivíduo, desperta o pensamento crítico e faz com que ele encare a sociedade de um novo jeito.

A graduação também permite que o aluno participe de programas de intercâmbio dando a oportunidade para que ele estude fora do país por alguns meses e até anos. É uma chance de conhecer pessoas diferentes, culturas diferentes e ainda aprender uma segunda língua e voltar para o Brasil com uma bagagem lotada de conhecimento técnico e também de vivências que o marcarão para sempre.

Depois desses 6 motivos para fazer uma faculdade não tem mais dúvida, né? A graduação agora parece uma escolha mais do que acertada!  E a faculdade? Já sabe qual escolher?

Fundado em 1972, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) oferece atualmente 17 cursos de graduação - entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Com corpo docente qualificado, o CES/JF conta com 3 unidades e toda infraestrutura para te preparar para o mercado de trabalho e para a vida. São quasecinco décadas de tradição e formação acadêmica de qualidade e competência reconhecida na cidade e no país.

A sua profissão dos sonhos pode virar realidade. Por isso, não perca tempo e trace a sua caminhada e os seus objetivos. Clique AQUI e faça já a sua inscrição para o Vestibular.

Guia do financiamento estudantil