Vestibular

7 dicas para escolher a profissão

Vestibular

7 dicas para escolher a profissão

O Ensino Médio chegou ao fim. É hora de decidir o seu futuro e escolher a profissão pode ser um momento muito difícil. São muitas opções de cursos, muitas possibilidades e muitas áreas de interesse. Foi por isso que preparamos esse artigo. Vamos te ajudar com 7 dicas para escolher a profissão e sobreviver a essa fase tão intensa, importante e decisiva. Preparado? Boa leitura.

orientação vocacional

1. Quais são suas matérias favoritas na escola?

É bem difícil escolher uma profissão e entre tantas opções fica ainda mais complicado saber por onde começar. Uma boa dica é partir das disciplinas favoritas na escola. São elas que fazem com que a gente descubra com qual área de conhecimento temos mais afinidade e facilidade. Não adianta nada querer fazer Engenharia Elétrica e ser péssimo em matemática e física.

Anote as suas matérias favoritas e faça uma lista de profissões relacionadas à elas. Isso já é um bom começo para peneirar e ir descobrindo aos poucos a melhor opção para você.

2. Autoconhecimento: a chave para escolher a sua profissão

A faculdade é uma decisão muito importante que precisamos tomar ainda muito novos. É por isso que a escolha da profissão requer muita reflexão e autoconhecimento. É importante saber o que você gosta de fazer. Muito mais do que isso é essencial perceber se você ficaria satisfeito fazendo apenas o que gosta. Mas toda essa reflexão nos leva até a terceira dica.

3. Pesquise, pesquise e pesquise mais um pouco

Não dá para decidir por uma profissão sem saber o que de fato ela é. Por isso pesquise e pesquise muito. Se você se decidiu pela Arquitetura porque gosta de desenhar, descubra como é o dia a dia do arquiteto. Que tal visitar um escritório? Conhecer os profissionais e tirar dúvidas é uma atividade essencial para você perceber se apenas gostar de algo seria o suficiente para você.

Pesquisar também é bem interessante para conhecer todas as oportunidades de atuação daquela profissão, como é a faculdade, o que se aprende durante a graduação e o que é preciso para se manter no mercado de trabalho por muito tempo.

4. Profissão por amor x profissão por dinheiro

Eis uma dúvida muito comum: escolher uma profissão por amor ou por dinheiro? Bom, essa é uma decisão muito pessoal. Mas normalmente quem faz o que gosta trabalha com vontade, dedicação e gosto. Ou seja, faz bem. Vale lembrar que o mercado de trabalho está sempre em modificação e uma profissão que está em alta hoje pode não estar daqui a alguns anos. Pense muito bem antes de fazer uma escolha baseada nessa dúvida para não se arrepender mais tarde.

5. Aceitar ou não a opinião dos pais?

Nossos pais querem o melhor para gente, mas às vezes a opinião deles sobre o nosso futuro pode não bater muito com a nossa, né? Escute os conselhos e as opiniões deles, pois são muito importantes e válidos, mas não deixe que isso influencie na sua decisão. É o seu futuro e a sua profissão. É por isso que a escolha final precisa ser sua.

6. Vários interesses, uma única escolha

Se você foi desses alunos que no Ensino Médio gostava e era bom em tudo, com certeza a escolha da profissão pode ser um verdadeiro pesadelo. Quando se tem várias áreas de interesse é muito mais complicado fazer uma única escolha. Mas pense que profissões diferentes podem conversar entre si no futuro. Para isso existem os cursos de especialização. Eles dão a oportunidade de você segmentar a sua carreira para uma área específica.

Quer um exemplo? Você ficou na dúvida entre Direito e Medicina e acabou optando pela segunda opção. Você pode se especializar em Medicina Legal e atuar como profissional forense. Desse jeito você une dois interesses profissionais.

7. Teste vocacional: uma opção quando há muitas perguntas e nenhuma resposta

Se quando nenhuma das dicas acima conseguir te ajudar a escolher uma profissão, a saída pode estar no teste vocacional. Aplicado por um profissional da Psicologia, o teste vocacional é mais um instrumento de autoconhecimento, mas que te ajuda de uma maneira mais profunda - e com ajuda especializada - a identificar as suas principais habilidades e interesses. Ao final dele você estará muito mais apto e pronto para fazer a sua decisão e com a certeza de que irá pelo caminho certo.

Seguindo essas dicas para escolher a profissão você vai conseguir tomar essa decisão com muito mais facilidade e sem medo de errar. Depois é só encontrar a sua faculdade. Mas essa você já sabe, né?

Fundado em 1972, como Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), em 2020 tornou-se Centro Universitário Academia (UniAcademia). Atualmente, o UniAcademia oferece cursos de graduação nas modalidades presencial e semipresencial - entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos - e cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância. São quase cinco décadas de tradição e formação acadêmica de qualidade e competência reconhecida na cidade e no país.

A sua profissão dos sonhos pode virar realidade. Por isso não perca tempo e trace a sua caminhada e os seus objetivos. CLIQUE AQUI e faça já a sua inscrição para o Vestibular.

orientação vocacional