Do Uni para o Mundo

TCC de Publicidade e Propaganda do UniAcademia ganha atenção de estrela brasileira

Do Uni para o Mundo

“Concluir o curso foi uma validação muito importante. Quando decidi publicar a aprovação, jamais passou pela cabeça que a Anitta responderia. Fiquei muito feliz, afinal o meu ‘objeto’ de estudo descobriu o meu trabalho”, é o que destaca o aluno do UniAcademia, Ícaro Molina. Na última quinta-feira, 7, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Publicidade e Propaganda do UniAcademia ganhou mais um capítulo quando a cantora brasileira Anitta interagiu inusitadamente com Ícaro. A pesquisa “A Malandra do Marketing: Um Estudo de Caso da Internacionalização da Carreira de Anitta de 2016 a 2023” trouxe a estrela pop como objeto de estudo no campo da comunicação.

“Nem li, mas minha nota seria 11”, é o que destacou Anitta, ao responder Ícaro na rede social X, o antigo Twitter. Na publicação, o egresso do UniAcademia comemorou a aprovação de seu TCC, destacando elogios dos avaliadores ao tema. A postagem atingiu mais de cinco mil curtidas e se tornou um viral na plataforma. “Eu sou fã da Anitta desde o início da sua carreira. Uma das minhas motivações para cursar Publicidade foi o fascínio que tive sobre as estratégias de marketing que ela utilizava em seus trabalhos. Dentro de todo esse contexto, seria interessante que eu gostasse do assunto que seria pesquisado”, conta Ícaro.

A apresentação do TCC de Ícaro contou com uma banca habituada a temáticas associadas ao cotidiano e, principalmente, à cultura popular. “Não é a primeira vez que um tema de TCC no UniAcademia tem essa repercussão”, revela Fred Simão, avaliador na banca e docente de Comunicação Social da instituição. Segundo Ícaro, o dia da defesa do projeto foi muito gratificante e, apesar da importância do trabalho, a apresentação passou longe de ser “desesperadora”. “Se fosse para escolher o trabalho em que eu mais me senti confortável, com certeza seria esse”, completa o aluno.

A ciência é POP

“Desenvolver trabalhos sobre a cultura popular é uma forma que vejo de democratizar o conhecimento. Falar sobre assuntos, artistas e situações que estão no cotidiano é uma maneira de gerar interesse e entender como aquilo contribui para sociedade”, pontua Ícaro. O tema do TCC não apenas recebeu a notoriedade da artista de 30 anos, mas também abordou questões importantes sobre o cotidiano e a produção de conhecimento acadêmico. Para o orientador da pesquisa e docente do curso de Publicidade e Propaganda, Kadu Campos, o trabalho é um exemplo de como a “cultura pop” pode funcionar como objeto de estudo para a área de pesquisas científicas. “Além da afinidade com o tema, aspectos da atualidade contribuem para um maior entendimento da cultura contemporânea, se tornando, portanto, relevantes produções acadêmicas”.

“Já é o terceiro TCC que oriento sobre a artista Anitta e, não somente ela, mas artistas em evidência são sempre procurados para servirem de objeto de estudo”. O processo de escolha do tema não foi inusitado para o professor do UniAcademia, mas encontrar um recorte para o desenvolvimento do tema é sempre um desafio. “No caso da Anitta, a lapidação da pesquisa é fundamental. Sua carreira é extensa e possui inúmeras ações de comunicação e marketing. No caso, resolvemos buscar um autor renomado de Branding e traçamos paralelos com as táticas da cantora visando a internacionalização da sua marca”, finaliza.