Visite nosso site

Trazendo Sabores e Reflexões: SaranCINE 2023 - Festival de Cinema e Gastronomia de Sarandira

Trazendo Sabores e Reflexões: SaranCINE 2023 - Festival de Cinema e Gastronomia de Sarandira

"Nesse tempo em que vivemos um processo de urbanização desenfreada das grandes e pequenas cidades, é extremamente importante a discussão não só da questão da preservação, da sustentabilidade, da alimentação saudável e da culinária socioambiental, mas, e principalmente, da saúde da população e, consequentemente, da saúde das cidades e do planeta."

Essa é a fala do curador e cineasta Carlos Canela sobre o Festival de Cinema e Gastronomia de Sarandira 2023 (SaranCINE 2023), que acontecerá entre os dias 3 e 5 de agosto em Juiz de Fora. A programação do evento busca debater, de diferentes perspectivas, as questões socioambientais no país e a importância da conservação da biodiversidade para a promoção da gastronomia local e das tradições culinárias. Para isso, o evento se pauta na exibição de filmes de diferentes localidades do país (curtas, médias e longa-metragens) que foram selecionados a partir de um chamamento realizado pelo festival em março de 2023, sob a perspectiva da temática proposta.

"O SaranCine tem como proposta valorizar a Cozinha Mineira, destacando os saberes e fazeres locais, resgatando receitas, técnicas e histórias da Memória Individual e Coletiva. O coordenador da gastronomia, João Simoncini juntamente com a professora Marianna Alencar, conduzirá oficinas durante esse evento importante para a comunidade. Marianna enfatiza que 'comida é ponte e não cerca', destacando a relevância do projeto.

Além dos professores, os alunos de psicologia, acompanhados pelo professor Conrado, participarão do evento em uma roda de conversa. Enfatizamos a importância de tais eventos, pois permitem que nossos alunos saiam de suas zonas de conforto e debatam sobre assuntos relevantes para a comunidade.

Realizando diversos projetos culturais e visando o desenvolvimento local do distrito há mais de dez anos, chegar à temática da edição 2023 foi um passo natural para a Carabina, conta a coordenadora-geral do festival, Suzana Markus. 'Tudo o que a gente vem desenvolvendo em Sarandira, desde projetos culturais, turísticos ou mesmo profissionalizantes, sempre teve como foco a melhoria da qualidade de vida da população, trabalhando a sua autoestima. E o cuidado com a natureza, o meio ambiente e, principalmente, o ambiente que a gente vive é o primeiro passo para conseguir isso.'"

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA, 3 DE AGOSTO

-17H

ABERTURA

Conversa com a comunidade sobre Coleta Seletiva como ajuda financeira para a restauração da igreja de Sarandira

-18H30

MOSTRA DE FILMES

O Ferro Velho de Cada Dia 27’ PA'MUÑA 27’ Mar de Lama 1h13’

SEXTA-FEIRA, 4 DE AGOSTO

-14H

SARANDIRANDO: consciência ambiental em movimento com os estudantes de psicologia do UniAcademia. Coordenação Conrado Pável de Oliveira

-17H

DEBATE: PRODUÇÃO AUDIOVISUAL SOCIOAMBIENTAL

Convidados: Carlos Canela, Eleika Furtado, Marcos Pimentel e diretores: Fabrício Barros (Amantikir) e Pedro Carcereri (Fé pelo Clima)

-18H30

MOSTRA DE FILMES

Vó - Marcos Pimentel (filme convidado)

20’ Fé pelo Clima 1h05’

Amantikir 05’30”

Aproveite A Caminhada - Um filme sobre café e agrofloresta 29’

8 Bilhões: Somos Todos Responsáveis 29’

-21H

SHOW VERDI DE MELLO (Pequeri)

-21H30

SHOW SYLVIO ROSA E ADRIELLE MOREIRA (BH)

SÁBADO, 5 DE AGOSTO

-8H às 12H

OFICINA DE BORDADO AFETIVO - Com Denise Lima (10 vagas) inscrição prévia

-8H às 18H

OFICINA DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGEM E NARRATIVAS VISUAIS EM DESENHOS ANIMADOS (Inhamis Studio - JF) - (15 vagas) inscrição prévia

-11H

OFICINA CULINÁRIA AMBIENTAL "PÉ NO RABO" com Chef João Simoncini e Cervejaria São Bartolomeu

-14H

DEBATE CULINÁRIA SOCIOAMBIENTAL E COZINHA MINEIRA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL com Chef João Simoncini, Marianna de Alencar e Souza (UniAcademia) e Nicole Batista (IEPHA)

-15H30

INAUGURAÇÃO DA NASCENTE DO CASARÃO

-16H

PALESTRA SANEAMENTO RURAL (Tecnologia Embrapa) com Marcelo Otenio

-17H

INVASÃO DA PALHAÇA MAGRELA (LÁ NA LONA)

-18H

Premiação "MEU QUINTAL É MAIS VERDE”

-18H30

MOSTRA DE FILMES

Sistemas Culinários da Cozinha Mineira - o milho e a mandioca 10’

Nhãndê kuery mã hi'ãn rivê hê'yn (Não somos apenas sombras)

12’ Cosmovisões

52’ Jaguamerica

01’45” Sobre Sonhos e Liberdade 01h10’

-21H

PALHAÇA MAGRELA PEGANDO FOGO COM DEBORAH LISBOA (LÁ NA LONA)

-21H30

SHOW - SAMBA DE COLHER (JF)

O SaranCine 2023 é idealizado e realizado pela Associação Carabina Cultural, que tem sede no distrito de Sarandira, Juiz de Fora (MG) e da Carabina Filmes. Tem apoio da Secretaria de Turismo de Juiz de Fora (Setur/PJF) e apoio cultural do Chef João Simoncini, Cervejaria São Bartolomeu, Inhamis Studio de Animação, Restaurante Reza Forte, Prefeitura de Pequeri, UniAcademia, Embrapa e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA)

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!