CARREGANDO...
Visite nosso site

Ciências Biológicas

Clique e saiba mais

O aluno graduado no Curso de Ciências Biológicas poderá atuar como Biólogo (desde que devidamente registrado no Conselho Regional de Biologia - CRbio) e também como docente no Ensino de Ciências e Biologia. A matriz curricular do Curso possui 3.222h de conteúdo Biológico específico distribuído nas diversas áreas da Biologia, também atende a todas as exigências do MEC para o exercício da docência. As quatro grandes áreas de atuação do Biólogo estão compreendidas nos campos da Biodiversidade e Meio Ambiente, Biotecnologia, Saúde e Educação. Essas áreas se subdividem em centenas de outras modalidades de trabalho do Biólogo e do Professor Biólogo.

A coordenadora, professora Paula Abreu, conta mais sobre o curso. Assista e confira:


Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail: biologia@uniacademia.edu.br

O egresso do curso de Biologia do UniAcademia poderá, ao se formar, atuar como docente no ensino fundamental e médio.

O licenciado em Biologia está apto ainda a ingressar em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) os quais lhe permitirão atuar como professor e pesquisador no ensino superior.

De acordo com a Lei nº 6.684/1979, o licenciado em Biologia poderá obter o título de Biólogo ao se registrar no Conselho Regional de Biologia e cumprindo os requisitos da Res. 300 de 07 de dezembro de 2012 do Conselho Federal de Biologia, poderá exercer plenamente a profissão de Biólogo em todas as suas áreas de atuação de acordo com o seu currículo efetivamente realizado.

O licenciado em Biologia pode atuar como Biólogo?

Sim. O que determina se um licenciado ou um bacharel atue como Biólogo é o cumprimento da carga horária mínima de 3200 horas de conteúdos biológicos, estabelecida pela Res. 300 do Conselho Federal de Biologia. Caso o licenciado tenha a carga horária mínima estabelecida pelo Conselho, ele poderá exercer a profissão de Biólogo em todas as suas áreas de atuação de acordo com o seu currículo efetivamente realizado.

Caso o estudante formado em  Biologia não tenha a carga horária mínima estabelecida pelo CFBio, ele poderá complementar essas horas em cursos de pós graduação?

Sim. O estudante poderá utilizar horas de estágio, cursos de extensão e pós graduação para complementar a carga horária do seu histórico, caso ele não contemple as 3200 horas de conteúdo biológicos determinados pelo CFBio.

O Curso de Biologia do UniAcademia oferece a carga horária mínima estabelecida pelo Conselho Federal de Biologia?

Não. O curso de Biologia do UniAcademia atende à legislação do Conselho Nacional de Educação, que estabelece os requisitos mínimos para atuação do professor de Biologia. No entanto, a instituição oferece aos alunos, oportunidades de cursos de extensão, estágios extracurriculares e pós-graduação de forma que o estudante possa aprimorar o seu currículo e integralizar a carga horária mínima estabelecida pelo CFBio para atuar como Biólogo.

O curso de Biologia do UniAcademia ao longo dos seus 15 anos de funcionamento, possui egressos atuando como Biólogos?

Sim. Ao longo dos seus 15 anos, os egresso do curso de Biologia continuaram seus estudos, ampliaram suas cargas horárias para atender à res. 300 do CFBio e  tem atuado no mercado de trabalho em todas as áreas de atuação do Biólogo.

O curso de Biologia do UniAcademia ao longo dos seus 15 anos de funcionamento, possui egressos atuando como professores de Biologia?

Sim. Diversos egressos do curso de Biologia do UniAcademia estão hoje atuando como professores de Biologia no ensino fundamental e médio, concursados ou em escolas particulares.

Por que fazer licenciatura em Biologia?

Porque o licenciado é o único profissional que legalmente, pode atuar no mercado de trabalho como professor de Biologia. E além de professor, conforme já explicado, ele poderá também continuar seus estudos e atuar como Biólogo, desde que atenda à res. 300 do CFBio. O licenciado em Biologia poderá estar habilitado para exercer a profissão de professor e de Biólogo!


Prof. Fernando Teixeira Gomes
Currículo Lattes
Profª. Helba Helena Santos Prezoto
Currículo Lattes
Profª. Isabella Silvestre Barreto Pinto
Currículo Lattes
Profª. Lidiane Cristina da Silva
Currículo Lattes
Profª. Maria Lúcia Vidal Mattos
Currículo Lattes
Profª. Patrícia de Lima Paula
Currículo Lattes
Profª. Patricia Rodrigues Rezende de Souza
Currículo Lattes
Profª. Paula Ferreira de Abreu
Currículo Lattes
Prof. Rogério de Oliveira
Currículo Lattes
Profª. Sônia Cupertino de Jesus
Currículo Lattes
Profª. Samyra Gomes Furtado
Currículo Lattes
Profª. Letícia Stephan Tavares
Currículo Lattes
Profª. Luciene Corrêa de Miranda Moreira
Currículo Lattes
Profª. Nathália Barbosa do Espírito Santo Mendes
Currículo Lattes
Profª. Juliana Corrêa do Carmo Cancino
Currículo Lattes
Profª. Luciana Viana Lima Haider
Currículo Lattes
Profª. Sue-Helen Fátima Mondaini
Currículo Lattes
Inscreva-se