Visite nosso site

Qual é a diferença entre engenharia elétrica ou mecânica?

Qual é a diferença entre engenharia elétrica ou mecânica?

A missão de escolher um curso de graduação pode ser um pouco complicada, não é mesmo? Mas, caso você já tenha afinidade com as áreas de engenharia, saiba que a Engenharia Elétrica ou Mecânica são excelentes áreas de conhecimento e também têm grande demanda no mercado de trabalho.

Contudo, apesar de parecidas, essas duas áreas são distintas e têm particularidades. Para ajudar você a entender qual a diferença entre Engenharia Elétrica ou Mecânica, preparamos este artigo. Acompanhe!

Como funcionam os cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica?

Os cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica são programas acadêmicos que preparam os estudantes para se tornarem engenheiros nessas respectivas áreas.

A Engenharia Elétrica é a área que estuda a geração, transmissão, distribuição e uso de energia elétrica. Os cursos de Engenharia Elétrica abrangem disciplinas como eletrônica, circuitos elétricos, sistemas de controle, sistemas de potência, comunicações, processamento de sinais e computação.

Por sua vez, a Engenharia Mecânica é a área que se preocupa com o projeto, fabricação, operação e manutenção de sistemas mecânicos. Os cursos de Engenharia Mecânica abrangem disciplinas como mecânica dos sólidos, termodinâmica, dinâmica, materiais, mecânica dos fluidos, controle e automação.

Ambos os cursos de engenharia têm duração média de cinco anos e costumam ter uma carga horária extensa de aulas teóricas e práticas, além de projetos e atividades complementares. Os alunos geralmente são expostos a laboratórios e equipamentos específicos da área para desenvolver habilidades técnicas e práticas.

Ao final do curso, os alunos que passaram pela formação em Engenharia Elétrica ou Mecânica estão aptos a projetar, desenvolver, implementar e manter sistemas complexos nessas áreas, em diferentes setores industriais, como energia, telecomunicações, automação, manufatura, transporte e muitos outros.

Por que vale a pena investir em um curso de Engenharia Elétrica?

Investir em um curso de Engenharia Elétrica pode ser uma excelente escolha para aqueles que desejam trabalhar em um setor tecnológico em constante crescimento e desenvolvimento. Aqui estão algumas razões pelas quais vale a pena considerar um curso de Engenharia Elétrica.

Matérias do curso

O curso de Engenharia Elétrica é composto por matérias teóricas e práticas, que incluem estudos em eletricidade, magnetismo, sistemas elétricos, eletrônica, sistemas de energia, automação e controle, telecomunicações, entre outras áreas relacionadas.

Duração

A duração média do curso de Engenharia Elétrica é de cinco anos.

Diferenciais de ser um Engenheiro Elétrico

Ser um Engenheiro Elétrico pode oferecer muitas diferenças, como ser capaz de desenvolver e projetar sistemas elétricos e eletrônicos para diversas áreas, incluindo telecomunicações, sistemas de energia, automação e controle, além de ser capaz de atuar em áreas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias elétricas e eletrônicas.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para Engenheiros Elétricos é amplo e está em constante crescimento, com muitas oportunidades em empresas de tecnologia, energia, telecomunicações, automação e controle, entre outras áreas. Além disso, a demanda por Engenheiros Elétricos tende a aumentar à medida que a tecnologia elétrica e eletrônica avança.

Indicação do curso

O curso de Engenharia Elétrica é indicado para aqueles que têm interesse em tecnologia e desejam trabalhar em áreas relacionadas à eletricidade, eletrônica e sistemas de energia. É importante ter habilidades em matemática, física e lógica, além de ser criativo, inovador e estar disposto a aprender constantemente.

Além disso, vale ressaltar que a Engenharia Elétrica é uma das áreas mais bem remuneradas e com maior demanda no mercado, o que pode ser um fator importante a ser considerado na escolha de uma carreira.

Como escolher um bom curso de Engenharia Elétrica?

Escolher um bom curso de Engenharia Elétrica pode ser um desafio, mas há algumas coisas que você pode observar para garantir que está tomando uma decisão certa. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher um bom curso de Engenharia Elétrica.

Reputação da instituição de ensino

A reputação da instituição de ensino é um fator importante a ser considerado. Pesquise sobre a faculdade ou universidade onde o curso é oferecido e verifique sua classificação, histórico acadêmico e se a instituição é reconhecida pelo MEC.

Currículo do curso

Verifique o currículo do curso para entender as disciplinas que serão cursadas. Um bom curso deve abranger uma ampla variedade de tecnologias em engenharia.

Corpo acadêmico

Na hora de escolher um curso de engenharia, vale a pena consultar o currículo dos professores e, se além da experiência em sala de aula, mestrado e doutorado, eles também têm experiência em campo. Isso dará uma visão mais ampla sobre as atividades da profissão, capacitando o aluno com mais efetividade na profissão.

Afinal, vale a pena fazer Engenharia Elétrica?

Antes de mais nada, é preciso que você saiba que, assim como em toda a profissão, a dedicação do aluno é fundamental para o sucesso dele no mercado de trabalho. Além de disciplina e muito estudo, também é preciso investir em networking e, ainda, tentar alguns concursos na área, que costumam ser bem remunerados.

Além disso, a formação em Engenharia Elétrica é abrangente, envolvendo sistemas bastante complexos e também simples, a depender do local de atuação. O profissional formado em Engenharia Elétrica pode atuar tanto em empresas públicas quanto privadas, sendo que essa área cresce a cada dia no Brasil e no mundo.

Logo, devido à relevância da profissão para toda a sociedade, é possível afirmar que vale a pena cursar Engenharia Elétrica, que a área é a responsável por fazer a distribuição de energia segura e de qualidade para toda a sociedade.

O profissional formado em Engenharia Elétrica pode atuar em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de empreendimentos de energias renováveis, como eólica e solar.

Também é possível atuar com a automação e controle de energia, em empresas que projetam e implementam sistemas de automação industrial e controle de processos, além de segmentos relacionados às telecomunicações.

Como vimos ao longo desta leitura, existem diferenças entre Engenharia Elétrica ou Mecânica, e a escolha do curso depende dos objetivos do aluno. No entanto, é fato que a Engenharia Elétrica ganha cada vez mais relevância no mercado de trabalho.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!