Visite nosso site
CARREGANDO...
faculdade de manhã ou a noite
No items found.

Você tem se preparado com afinco para entrar em uma universidade, mas bateu aquela tremenda dúvida entre iniciar uma faculdade de manhã ou à noite? Relaxe, pois você não é a única pessoa que passa por isso.

É preciso analisar diversos fatores antes de ingressar no Ensino Superior, falando não apenas de verificar a estrutura da faculdade, mas pesquisar as melhores condições de estabelecer uma carreira de sucesso.

Sabendo que o horário é um aspecto que faz a diferença, trouxemos as principais vantagens e desvantagens de cada período. Leia o post e avalie o que é melhor!

Quais são as vantagens do período da manhã?

Tem muita gente que só funciona pela manhã, e a escolha da faculdade nesse período se mostra bem vantajosa. A seguir, veja alguns dos benefícios mais recorrentes para quem prefere estudar quando o sol está raiando no céu.

Absorver bem o conteúdo ensinado

Pela manhã, principalmente se você teve uma boa noite de sono, o cérebro costuma trabalhar melhor e associar o que é passado de maneira mais efetiva, afinal, você ainda está no começo do dia e tomando as primeiras decisões. É possível lembrar com mais clareza os conteúdos das matérias, ainda mais se for um curso que envolva cálculos.

Realizar cursos complementares

Outro grande benefício de quem estuda de manhã, além de contar com uma matriz curricular ampliada, é ter a oportunidade de fazer cursos de extensão que enriqueçam a graduação escolhida. Em formato de oficinas ou como aprendizado complementar pós-aula, você pode pensar em se aprimorar em editores de texto, planilhas, linguagens de programação ou, quem sabe, aprender uma língua estrangeira.

Aproveitar melhor o restante do dia

Normalmente, quem fica na indecisão entre fazer uma faculdade de manhã ou à noite e acaba optando pelo horário diurno, costuma fazer essa opção para ter mais tempo de fazer as próprias coisas pessoais, afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo? É possível desengavetar aquele projeto de ir à academia, melhorar o marketing pessoal, dormir à tarde, entre outros aspectos.

Quais são as desvantagens do período da manhã?

Só que nem tudo são flores para quem estuda de manhã — e é preciso que isso seja dito para que você consiga realizar uma decisão imparcial. Veja abaixo alguns dos prejuízos em estudar de manhã que podem impactar na sua escolha.

Acordar muito cedo

Se você tem dificuldade de se levantar cedo, pode ter certeza que a parte da manhã não foi feita para você, especialmente se mora longe, pois terá que acordar ainda mais cedo só para ser pontual. Quem tem familiaridade com o horário noturno costuma sentir muita preguiça de manhã, e isso pode influenciar drasticamente no estudo, tendo em vista que o sono acumulado faz com que o estresse apareça.

Ter dificuldade para conseguir estágio

Talvez o calcanhar de Aquiles de quem estuda de manhã é perder excelentes oportunidades de conseguir um estágio, levando em consideração que boa parte das vagas é para o horário comercial. Essa é uma situação que acaba chateando muitos alunos, fazendo com que considerem o ensino a distância (EAD), a fim de pleitear o cargo que desejam.

Distrair-se com facilidade

De maneira geral, as turmas da manhã tendem a ser mais cheias — e aí é que mora o problema. Dependendo do conteúdo da aula e da didática dos professores, você pode se distrair mais fácil, até pelo fato da manhã ser um período movimentado.

Quais são as vantagens do período da noite?

É claro que nem todo mundo gosta de acordar cedo e prefere realizar sua graduação no período noturno, quando o dia já fluiu. Por isso, dê uma olhada abaixo nos benefícios de quem adora estudar quando a lua dá as caras.

Conciliar o trabalho com o estudo

Você passou naquela entrevista que queria e já começou a fazer um plano de carreira em relação ao cargo pretendido? Pois bem, o período da noite será excelente para se desenvolver no trabalho e impressionar a chefia. Conciliar estudo com o trabalho é uma tarefa complicada, só que à noite isso tende a ser menos difícil, pois você terá a chance de exercer sua profissão tranquilamente durante o horário comercial.

Assistir a aulas mais objetivas

Os professores têm consciência que a maioria dos alunos que estuda à noite vai para a universidade direto do trabalho e que muitos estão exauridos pelo dia desgastante. Sendo assim, as aulas são mais diretas e a forma de passar o conteúdo tende a ter um aspecto objetivo, facilitando o aprendizado de quem não tem muito tempo para enrolações.

Desenvolver um networking de qualidade

Ao contrário do período da manhã, que costuma atrair muitos alunos que acabaram de sair do Ensino Médio e nem entraram ainda no mercado de trabalho, o turno noturno reúne uma comunidade seleta de pessoas mais experientes. Com isso, trabalhar seu poder de comunicação — uma das características fundamentais dos profissionais do futuro — a fim de estabelecer uma boa rede de contatos pode ajudar bastante na sua carreira.

Quais são as desvantagens do período da noite?

Nessa briga incansável da mente de escolher uma faculdade de manhã ou à noite, veja que o período noturno também não é só mil maravilhas. A seguir, confira alguns dos prejuízos de se credenciar ao estudo nos últimos horários do dia.

Demonstrar cansaço físico e mental

Imagine que você tenha um dia complexo, tendo que resolver vários pepinos no trabalho e lidar com o ego dos colegas. Apocalíptico, não? Mas esse é o cenário diário que muitos trabalhadores enfrentam. Tal situação reflete no momento de conciliar o emprego e o estudo, pois é preciso se concentrar melhor, mas o cansaço físico e mental pesam.

Contar com uma mobilidade ruim

Vamos imaginar que você more distante de Juiz de Fora, por exemplo, e tenha escolhido estudar à noite por (n) questões. Bem provável que, ao decorrer do curso, desanime de ir em função do trabalho de se deslocar, da mobilidade de transportes no período noturno ou porque retorna muito tarde, perdendo a chance de comer e dormir bem.

Dispor de menos segurança no retorno

Da mesma forma que a preocupação com o transporte pode influenciar na decisão de ir para o período da noite, a segurança pública é outro assunto que mexe com a cabeça dos alunos. Sair da faculdade tarde faz com que você esteja à mercê da criminalidade e tenha complicações para voltar dependendo de onde mora. Por essa razão é importante avaliar bem esse fator antes de fazer a matrícula.

Portanto, na dúvida entre uma faculdade de manhã ou à noite, pondere suas metas pessoais e profissionais e considere suas condições de vida ao optar pelo horário que trará os resultados que almeja.

Bom, se você curtiu este conteúdo e quer ter outras dicas para ter boas decisões, então aproveite e saiba agora mesmo como escolher a melhor instituição de ensino!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.