Visite nosso site
Ensino

Conheça os principais cursos da área de Ciências Exatas

Ensino

Conheça os principais cursos da área de Ciências Exatas

O primeiro passo para decidir qual curso de graduação fazer é reconhecer a sua vocação profissional e escolher a área do conhecimento com a qual deseja trabalhar. Entre elas estão as Ciências Exatas, as Biológicas e as Humanas. A primeira, em especial, é voltada para aqueles que gostam de números e têm interesse em solucionar problemas que os envolvem.

Já a segunda tem como foco o estudo da vida em diferentes escalas, enquanto a terceira está relacionada ao homem e à sua relação com a sociedade. Os três ramos se distinguem entre si, gerando profissões com saberes ainda mais específicos.

Neste artigo, vamos falar de maneira mais aprofundada sobre as Ciências Exatas, mostrando quais são os principais cursos da área e qual perfil é necessário para atuar nesse campo do saber. Acompanhe a leitura!

Como saber se o seu perfil é compatível com as Ciências Exatas?

Como visto, as Ciências Exatas se constituem pelo conjunto de conhecimentos relacionados, direta ou indiretamente, aos cálculos e ao raciocínio lógico. Em geral, no Ensino Médio, o aluno tem contato com essas áreas por meio de problemas que envolvem fórmulas, medições e expressões matemáticas para traduzir eventos concretos em números.

Isso permite ter uma boa noção sobre o que o acadêmico pode encontrar na faculdade dentro desse ramo do conhecimento. Por essa razão, o perfil desejável é aquele que já tem afinidade com matérias como física, química ou matemática.

Isso porque é mais provável que esse aluno apresente habilidades profissionais importantes para se desenvolver dentro das carreiras em Exatas. Por exemplo, afinidade com números, pensamento analítico, capacidade de observação, entre outros.

Quais são os principais cursos nessa área?

Se o seu perfil é compatível com as Ciências Exatas, não deixe de conferir abaixo os principais cursos na área!

Sistemas de Informação

Ligado à Computação, o curso de Sistemas de Informação é voltado para o desenvolvimento de sistemas operacionais e o gerenciamento dos fluxos de dados de uma rede de computadores, dentro e fora da organização.

Desse modo, ao longo da graduação, o aluno aprende a criar, adaptar e instalar programas que visam facilitar a consulta de dados, permitindo também a administração da rede de computadores.

O estudante torna-se apto a otimizar processos com a ajuda dos softwares e fornecer maior segurança ao armazenamento dos dados. Já no mercado de trabalho, o profissional pode atuar no setor público ou privado, como em empresas de telecomunicação e de Tecnologia da Informação (TI).

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Focando no desenvolvimento, na análise, na projeção, na implementação e na atualização dos sistemas de informação em diferentes setores de atividades, também é possível optar pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A partir dessa graduação, o aluno consegue criar sistemas informatizados, contando com o conhecimento em programação de diferentes tipos e linguagens operacionais. Ainda que seja semelhante ao curso de Sistemas de Informação, ele apresenta um foco maior na resolução prática dos problemas.

Ao final do curso, o graduado pode se inserir no mercado de trabalho por meio do setor público ou privado, já que a informatização dos sistemas em grande parte das empresas tornou esse profissional imprescindível.

Engenharia Elétrica

As Engenharias são alguns dos ramos mais populares das Ciências Exatas. Nesse caso, existem opções para os mais diversos gostos. Uma delas é a Engenharia Elétrica, que é voltada para o planejamento, a montagem e a manutenção dos sistemas de energia elétrica. Dessa forma, durante o curso, o estudante aprende a gerar, transmitir e distribuir essa energia.

Com isso, adquire competência para atuar na projeção e construção de usinas, fiscalização e perícia de obras, gerenciamento da manutenção de redes de alta tensão, entre outros. No mercado de trabalho, o profissional também consegue vagas de emprego em indústrias, prestadoras de serviços, setor público, concessionárias de energia e consultorias.

Engenharia Civil

Como uma das modalidades mais tradicionais nas Ciências Exatas, a Engenharia Civil é focada na elaboração, construção e fiscalização de projetos e obras, tais como casas, prédios, estradas, viadutos e barragens.

Para trabalhar nesse ramo, o curso de graduação proporciona o conhecimento necessário para que o estudante saiba qualificar e analisar condicionantes do terreno, gerenciar a equipe de obra, garantir a sua segurança e especificar as redes de instalações.

O engenheiro civil conta com amplas possibilidades de atuação, como as áreas de transporte, hidráulica, saneamento, gestão de projetos, materiais para construção civil, tecnologia e estruturas e mecânicas do solo.

Engenharia Mecânica

Se você procura uma área exata com trabalho prático, a Engenharia Mecânica pode ser uma ótima opção. Ao longo da graduação, o aluno descobre como trabalhar em sistemas mecânicos dos mais diferentes tipos, como veículos, equipamentos e motores. Desse modo, o profissional deve atuar na projeção, fabricação, operação e manutenção de sistemas mecânicos.

Vale lembrar que essa é uma profissão bastante dinâmica. No mercado de trabalho, é possível trabalhar em diferentes tipos de indústrias, como automobilística, naval e aeronáutica. Existe ainda a possibilidade de atuar em organizações do setor de energia, centros de pesquisa e consultorias de projetos industriais.

Matemática

O curso de Matemática é voltado para o uso da lógica na formulação de teorias e testes de hipóteses, além do desenvolvimento de aplicações de cálculos para a pesquisa e a criação de fórmulas e bancos de dados, sempre com o objetivo de interpretar e solucionar problemas.

Nessa graduação, o estudante pode escolher entre o nível bacharelado e licenciatura, que apresentam propostas diferentes de atuação.

No primeiro caso, o profissional pode atuar em diversas vertentes, como computação, mercado financeiro, engenharia e telecomunicações. Já no segundo, o aluno conta com matérias específicas relacionadas à Educação e se torna apto a ministrar aulas em instituições de ensino no nível fundamental e médio, bem como a trabalhar na redação de livros didáticos.

Estatística

Com foco na análise, organização e interpretação de dados, a Estatística é um ramo recomendado para quem deseja lidar profundamente com a matemática, lembrando que esse curso é voltado para a produção de dados socioeconômicos.

Desse modo, é possível identificar a situação econômica de determinadas regiões do país e saber qual é a porcentagem da população que necessita de mais auxílio, por exemplo. Nesse sentido, o profissional lida bastante com cálculo e probabilidade.

No mercado de trabalho, é possível atuar em empresas privadas ou públicas que desejam avaliar dados da forma adequada.

Economia

O curso de Economia engloba um conhecimento amplo que toca, inclusive, em outras áreas do saber. Afinal, trata-se do estudo sobre os fenômenos econômicos, tais como a produção de riquezas em um país, o consumo, a distribuição de bens e serviços, entre outros fatores que estão relacionados às Ciências Humanas.

Não é por acaso que a grade curricular também prevê para o aluno matérias como História e Política. Tendo em vista a importância desse profissional para a sociedade, o mercado dispõe de inúmeras oportunidades.

É possível trabalhar tanto no setor privado quanto no público, desenvolvendo projetos, realizando análises e projeções, fazendo o planejamento e participando de soluções cujo impacto é fundamental para a sustentabilidade das instituições.

Ciências da Computação

Por fim, vale trazer essa área que está em alta e seguirá forte nos próximos anos. Mais voltada às questões de inovação e tecnologia, as Ciências da Computação são responsáveis pelo desenvolvimento de softwares.

Em princípio, o estudo pode parecer limitado para a atuação no mercado de trabalho. No entanto, o aluno que escolhe essa formação se torna capacitado para desenvolver programas de computador que vão desde aplicativos para celulares até sistemas financeiros de instituições bancárias, inteligência artificial, jogos de videogame, entre outros.

Como escolher o curso ideal para o seu perfil?

Como visto, são inúmeras as opções de curso para atuar no mercado de trabalho. Nesse sentido, você pode se questionar como escolher a ideal de acordo com o seu perfil. O primeiro passo a ser dado, sem dúvidas, é identificar a afinidade com os números e o gosto pelos cálculos, além de contar com habilidades compatíveis com a área, como a curiosidade e a determinação.

Em segundo lugar, é preciso ter em vista que o conhecimento sobre as diferentes alternativas de curso no ramo de Exatas é fundamental, além da avaliação do perfil dos profissionais de cada área.

Desse modo, é possível entender melhor as especificidades de cada graduação em Exatas, compreender a rotina de trabalho nas diferentes carreiras e identificar se as suas habilidades são condizentes com as expectativas do curso.

Uma vez definida a formação, não se esqueça de prezar a escolha de uma instituição de ensino de excelência. Para tanto, conte com unidades com experiência no mercado, que ofereçam boa infraestrutura e um corpo docente qualificado.

Definir o futuro profissional não é uma tarefa fácil. Mesmo dentro da área de Exatas, como visto, há inúmeras possibilidades que podem ser exploradas pelo estudante. Por outro lado, para ser um profissional de destaque no mercado de trabalho, não basta escolher uma graduação compatível com o seu perfil e as suas características pessoais.

Para além das habilidades, o profissional de Exatas deve estar atualizado quanto às inovações tecnológicas, especialmente em segmentos que lidam diretamente com isso, como Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Afinal, o mercado vê com bons olhos o profissional que se mantém atual e busca se desenvolver constantemente. Por último, escolher uma boa instituição faz toda a diferença. Na UniAcademia, por exemplo, além de terem acesso a cursos reconhecidos pelo MEC, os alunos contam com ferramentas inovadoras em seu processo de aprendizagem.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de compartilhar a sua experiência conosco por meio da caixa de comentários!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!