curso-reconhecido-mec

Chegou o momento do vestibular, mas antes mesmo de escolher a sua faculdade e o seu curso, é importante saber algumas informações essenciais. Conhecer a matriz curricular, o corpo docente e a infraestrutura da instituição é imprescindível, mas já passou pela sua cabeça a importância de saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Neste post vamos te ajudar e te dar algumas dicas para descobrir como identificar se a graduação que você escolheu é reconhecida pelo Ministério da Educação e se o seu diploma será válido em todo o país. Até porque ninguém quer investir tempo e dinheiro à toa, né?

Vamos começar? Boa leitura.

O que é o reconhecimento pelo MEC e qual é a sua importância?

Entre tantas atribuições, o Ministério da Educação (MEC) também fiscaliza e controla a qualidade do Ensino Superior brasileiro. Uma das maneiras do órgão fazer isso é através do reconhecimento dos cursos e instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas. Não é uma tarefa das mais fáceis já que a oferta de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. É por isso que o reconhecimento pelo MEC é um fator essencial na hora de escolher a IES e o curso de graduação.

Como acontece o reconhecimento pelo MEC?

Para ser reconhecido pelo MEC, o curso precisa preencher algumas exigências e normas estabelecidas pelo ministério. Elas não são simples e nem limitadas e precisam atender requisitos que vão desde o espaço físico, o número de livros na biblioteca até o currículo e titulação dos professores.

Mas antes mesmo de um curso ser reconhecido, a IES onde ele é ofertado precisa ser autorizada pelo MEC. Esse é o jeito da pasta garantir que o mínimo de qualidade seja ofertado aos estudantes brasileiros e que a educação superior seja fiscalizada com rigor. Quando autorizada, a instituição pode oferecer o curso e após 2 ou 3 anos pedir o reconhecimento do mesmo.

É nessa etapa que o MEC visita a IES, conhece toda a infraestrutura, os professores, as disciplinas e vê de perto a evolução daquele curso, da grade curricular, dos laboratórios e dos alunos. Se um curso não é reconhecido ele também não é autorizado a emitir diploma. O reconhecimento do MEC é a certeza de que o seu investimento foi válido, real e a sua graduação será aceita em todo o país.

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Agora que você já sabe a importância do reconhecido de um curso pelo MEC, chegou a hora de contarmos como descobrir se a graduação de sua escolha atende a esse requisito. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

•    Visite o site do e-MEC: http://emec.mec.gov.br;

•    Clique em “Consulta Avançada”;

•    No campo “Busca por” selecione a opção que melhor atenda a sua necessidade como “Instituição de Ensino Superior” ou “Curso de Graduação”;

•    Se você já souber a IES que pretende estudar, basta colocá-la no campo “Nome ou Sigla da Instituição”;

•    Depois basta inserir o estado e o município;

•    No campo “Situação” escolha a opção “Ativa”;

•    Agora basta digitar o código de verificação e clicar em “Pesquisar”.

Ao final da busca, o e-MEC dará todas as informações sobre o curso e a IES, assim como notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e outras avaliações feitas pelo Ministério da Educação.

Os sites das instituições de ensino também informam sobre a autorização e reconhecimento da faculdade e de seus cursos, mas o e-MEC ainda é a fonte mais segura para garantir que a sua escolha será acertada e sem dores de cabeça no futuro.

Se você não quer errar na hora de decidir o seu curso superior então você já sabe para onde ir. Fundado em 1972, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) oferece  17 cursos de graduação - entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. Com corpo docente qualificado, o CES/JF conta com 3 unidades e toda infraestrutura para te preparar para o mercado de trabalho e para a vida. São quase cinco décadas de tradição e formação acadêmica de qualidade e competência reconhecida na cidade e no país.

A sua profissão dos sonhos pode virar realidade. Por isso, não perca tempo e trace a sua caminhada e os seus objetivos. Faça já a sua inscrição para o Vestibular 2019/2. CLIQUE AQUI e não perca tempo.