Visite nosso site
CARREGANDO...
como se preparar para a faculdade
No items found.

O sonho de uma graduação é comum em diversos jovens, que precisam estudar com afinco para garantir boas oportunidades. Saber como se preparar para a faculdade desde o início do Ensino Médio é fundamental para conseguir bons resultados e vantagens contra a concorrências.

Muitos estudantes deixam para se preparar apenas no final do ciclo escolar, o que não é uma boa prática. O ideal é começar a sua preparação desde o início, pois assim, quando chegar na fase decisiva você já estará em um nível elevado e conhecerá melhor as oportunidades disponíveis.

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas de como se preparar para a faculdade desde o início do Ensino Médio, além das consequências de deixar tudo para a última hora. Confira nossas sugestões!

Como se preparar para a faculdade desde o começo?

Algumas atitudes são importantes para que a preparação já comece firmes desde o começo do Ensino Médio. Confira algumas sugestões!

Estude um pouco todos os dias

Durante o Ensino Médio você terá contato com diversos conteúdos, sendo que é muito importante estudar um pouco todos os dias, desde o começo. Isso evita a sobrecarga no período final da sua formação, pois os principais temas já estão sendo abordados, sendo necessário apenas uma revisão no futuro.

Preste atenção nas aulas, tome nota do que o professor diz e, após a aula, revise tudo e faça exercícios. Desse modo, a compreensão e fixação desses conteúdos será otimizada, trazendo bons resultados.

Tenha um cronograma de estudos

Outro aspecto relevante é organizar o seu estudo, para tal, procure elaborar um cronograma de estudos. Nesse documento, defina quais disciplinas merecem mais atenção, ou seja, aquelas que você tem mais dificuldade, e reserve mais tempo para elas.

Uma estratégia interessante é separar um tempo para a revisão do que foi aprendido na sala de aula. Também é fundamental reservar espaço para a resolução de exercícios e para praticar a redação, uma parte muito importante da maioria dos vestibulares no Brasil.

Não perca o foco

Como o vestibular ainda está longe, é muito fácil perder o foco e relaxar nos estudos, dando prioridade para outras atividades, lazer e descanso. Isso acontece porque os estudantes acreditam que podem dar conta de todo o conteúdo na parte final do Ensino Médio, geralmente no último ano.

Não espere para estudar somente quando tiver vontade e motivação, pois esses aspectos não são controláveis e vão embora quando se encontra a primeira dificuldade. As pessoas que obtêm sucesso são aquelas estabelecem planos e mantém a disciplina.

Por isso, é importante manter a disciplina no estudo e manter uma preparação de excelência. Tente eliminar distrações que prejudiquem a qualidade dos seus estudos, como televisão, celular ou outros elementos que tirem a sua concentração durante esse período.

Analise as provas

Se você já tem uma ideia de quais processos seletivos pretende participar, procure estudar o estilo das provas. Essa prática traz informações importantes para a preparação, como os conteúdos que são mais abordados, o estilo das questões e a tendência das redações.

Outro aspecto importante é se preparar para o Enem, já que ele oferece oportunidades em diversas instituições em uma única prova. Esse exame tem algumas características distintas, como a interdisciplinaridade e a valorização da interpretação de texto, portanto, vale a pena conhecer suas particularidades para alcançar uma boa nota.

Faça simulações de provas

As simulações de provas também são um aprendizado vital na preparação para os vestibulares. No meio dessa experiência, o estudante percebe quais são as principais dificuldades, como o tempo para responder às questões, as disciplinas que exigem mais atenção e as melhores estratégias de resolução.

Essa é uma boa forma de conseguir informações importantes para qualificar a sua preparação. Procure fazer simulações realistas, o que pode ser feito com provas dos anos anteriores e com a ajuda de colegas ou familiares. Desse modo, você terá mais tranquilidade e experiência para se sair bem no futuro, dominando as técnicas necessárias.

Busque conhecer as universidades

Outra dica importante é conhecer as universidades que oferecem o curso que você deseja. Se possível, visite os locais de seu interesse, veja a qualidade das instalações, os equipamentos, laboratórios, a biblioteca, entre outros ambientes essenciais para o estudo. Dessa forma, você terá uma boa ideia sobre a parte estrutural do local.

Você também pode conversar com os alunos e conhecer a reputação da faculdade no mercado de trabalho, pois isso será fundamental para o seu futuro profissional. Além disso, verifique as notas da instituição no MEC (Ministério da Educação), pois esse é um indicativo importante sobre a qualidade do ensino oferecido.

Quais são consequências de deixar a preparação para o fim?

Ao deixar a preparação apenas para o fim do ciclo escolar, os estudantes perdem algumas oportunidades. Confira as principais consequências dessa escolha!

Acúmulo de conteúdos

Ao não estudar desde o começo do período escolar, os conteúdos ficarão acumulados, sendo muitas disciplinas para ver em pouco tempo. Dessa forma, fica muito difícil dar conta de todas as matérias necessárias para ter um bom desempenho nos vestibulares.

Sobrecarga emocional

A falta de preparo também pode trazer sobrecarga emocional para o período dos vestibulares. Esse é um momento decisivo para o futuro, por isso, o excesso de pressão nesse momento pode trazer desmotivação e medo de fracassar, o que prejudica o desempenho.

Queda nos resultados

A principal consequência da preparação tardia é a queda nos resultados. Isso é normal para quem precisa estudar muitas disciplinas em pouco tempo, o que dificulta a compreensão dos conteúdos, prejudicando o desempenho nas principais provas.

Neste artigo, mostramos como se preparar para a faculdade desde o início do Ensino Médio é importante para os resultados e trouxemos algumas dicas para potencializar os estudos durante esse período. Lembre-se de que a concorrência por uma vaga na sua instituição de preferência pode ser alta, portanto, vale a pena se esforçar para garantir bons resultados nos vestibulares.

Gostou das nossas sugestões? Então, aproveite e compartilhe o artigo nas suas redes sociais, ajudando mais estudantes a se preparem para esse momento tão importante!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.