Visite nosso site
Ensino

Descubra como utilizar a nota do Enem para ingressar no UniAcademia!

Ensino

Descubra como utilizar a nota do Enem para ingressar no UniAcademia!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi desenvolvido, originalmente, para avaliar o desempenho dos alunos no encerramento do ciclo da Educação Básica. Atualmente, é considerado uma das mais importantes formas de ingresso em instituições de Ensino Superior do país.

A nota do Enem pode ser utilizada para entrar em universidades federais gratuitas mediante o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e em particulares por meio de um financiamento do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou de bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos).

Vale lembrar que algumas faculdades privadas também oferecem a possibilidade de uso do resultado obtido no exame em substituição ao vestibular. Por essas razões, o Enem se destaca no cenário nacional como um poderoso instrumento de democratização de acesso a faculdades.

Quer saber mais sobre como funciona a prova, qual é a sua importância e como utilizar a nota do Enem para ingressar no UniAcademia? Então, continue a leitura!

Guia do financiamento estudantil

O que é o Enem e qual é a sua importância?

O Enem foi criado em 1988 com o intuito de mensurar a qualidade da educação e o nível de aprendizado dos jovens recém-saídos do Ensino Médio em todo o território nacional. Boas notas na prova garantiam um melhor posicionamento das escolas e, consequentemente, incentivos do Ministério da Educação.

Devido ao aperfeiçoamento desse instrumento de avaliação, a sua funcionalidade foi modificada. Hoje, o Enem é a mais significativa porta de entrada de estudantes no Ensino Superior, em universidades públicas ou privadas.

Antes da mudança, cada instituição era responsável por formular o seu próprio vestibular, em dias predeterminados e com conteúdos específicos. Com frequência, as datas das provas coincidiam, forçando os alunos a excluírem algumas de suas opções. Além disso, os jovens tinham que se preparar para cada uma das provas, que eram muito distintas em suas estruturas, critérios e matérias.

São três os principais programas que utilizam a nota do Enem e que vêm colaborando para a democratização do acesso ao Ensino Superior: Sisu (para universidades públicas), ProUni e FIES (bolsa e financiamento estudantil, respectivamente, para faculdades particulares), como dito. Muitas instituições privadas também aceitam a nota do Enem em substituição ao seu próprio vestibular.

Como é composta a prova do Enem?

O Enem é organizado anualmente pelo Ministério da Educação e, em geral, ocorre em dois domingos seguidos. A prova é composta por 180 questões objetivas e uma redação.

Na etapa inicial, deve ser produzido um texto dissertativo e devem ser respondidas as 90 perguntas, que abrangem o conteúdo de Ciências Humanas e de Linguagens e Códigos. Já na prova do domingo seguinte, são apresentadas aos candidatos mais 90 questões de múltipla escolha, que contemplam os assuntos referentes às Ciências da Natureza e à Matemática.

É fundamental frisar que o Enem é corrigido de um modo bem particular. O método utilizado recebe o nome de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que significa que as questões que tiverem um grande número de acertos são consideradas fáceis e recebem menor valor, bem como o contrário — as questões com poucos acertos são mais valiosas.

A redação, por sua vez, é avaliada por dois corretores que, como forma de garantir a imparcialidade, desconhecem a nota dada pelo outro. A nota do Enem varia de 0 a 1.000 e é construída a partir de cinco critérios, que valem um máximo de 200 pontos cada um.

Quais as formas de ingresso no UniAcademia?

O Centro Universitário Academia fornece múltiplas maneiras para você ingressar na faculdade e começar aquele curso dos seus sonhos. Veja, a seguir, quais são elas:

  • vestibular: produção de um texto (redação) com tema definido pela própria instituição;
  • Enem: para utilizar o resultado do exame, o candidato deve ter feito a prova nos últimos cinco anos, sem zerar a redação e nem ter obtido nota inferior a 450 pontos;
  • transferência externa: alunos de outra instituição de Ensino Superior que realizem a transferência para o UniAcademia recebem 20% de desconto durante toda a graduação;
  • novo título: quem já tem um diploma de Ensino Superior pode se inscrever em qualquer curso (independentemente da área da primeira formação) e também recebe 20% de desconto na graduação toda;
  • disciplina isolada: estudantes regularmente matriculados em qualquer instituição de Ensino Superior (pública ou privada) ou já graduados podem se matricular em, no máximo, três disciplinas curriculares.

Como usar a nota do Enem para entrar no UniAcademia?

Além da possibilidade de usar o resultado obtido na prova no lugar do vestibular, existem duas ótimas oportunidades de ingressar no Centro Universitário Academia utilizando a nota do Enem: por meio do ProUni ou por meio do FIES.

Ambos os programas foram criados com o objetivo de facilitar o ingresso de alunos de baixa renda em faculdades não gratuitas. Eles exigem a obtenção de uma nota mínima de 450 pontos no Enem. Além disso, o estudante não pode ter zerado a redação, bem como deve fazer a comprovação socioeconômica.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%). Para obterem o benefício, os jovens precisam satisfazer a, pelo menos, uma destas condições: ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral, ser candidato com deficiência ou ser professor, em efetivo exercício, da rede pública de Ensino Básico.

Já o FIES é um subsídio, custeado pelo governo federal, que financia as mensalidades com taxas de juros bem abaixo do valor de mercado. Ele é dividido em duas modalidades: FIES (renda familiar máxima de três salários mínimos) e P-FIES (renda máxima de cinco salários mínimos). Como é um programa de financiamento, o aluno tem de devolver todo o valor, em parcelas, após a conclusão da graduação.

É possível, portanto, perceber a importância do Enem no contexto educacional brasileiro, seja como instrumento de avaliação do Ensino Médio, seja como porta de entrada para o Ensino Superior. O exame, desde a sua origem, é um relevante elemento de melhoria da qualidade e também de democratização da educação do nosso país.

E você? Fez a prova entre os últimos cinco anos e gostaria de mais informações sobre como utilizar a sua nota do Enem para ingressar no UniAcademia? Então, não deixe de entrar em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas e começar agora a faculdade que sempre sonhou!

Guia do financiamento estudantil

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!