Visite nosso site
Ensino

Vantagens do ProUni e Fies: conheça e entenda esses dois programas

Ensino

Vantagens do ProUni e Fies: conheça e entenda esses dois programas

A época do vestibular é cheia de decisões e descobertas. Entres cursos e instituições de ensino, surgem siglas e termos novos, porém muito importantes para a vida acadêmica. É o caso do ProUni e do Fies. Os dois são programas federais que buscam ajudar o aluno em sua caminhada rumo ao diploma do Ensino Superior.

Mas você sabe o que é e quais as vantagens do Fies e do ProUni? Não se preocupe! Nós vamos explicar esses dois programas e como eles podem ser importantes para o seu futuro pessoal e profissional. Basta continuar com a leitura!

Programa Universidade para Todos: o ProUni

O Programa Universidade para Todos ( ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudos integrais (100%) ou parciais (50%) em faculdades e universidades privadas brasileiras.

Quem pode participar do ProUni

Para se candidatar ao ProUni, o estudante precisa participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter nota maior do que 450 pontos sem zerar a prova de redação.

Entre outros pré-requisitos para concorrer a uma bolsa do ProUni, o aluno precisa comprovar renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Também é obrigatório que ele tenha estudado em escola pública — municipal, estadual ou federal — ou tenha sido bolsista integral em instituições particulares.

Como se trata de um processo seletivo, quanto maior for a nota no Enem e mais pré-requisitos forem preenchidos, maiores serão as chances do candidato ser beneficiado com uma bolsa de estudos integral ou parcial do ProUni.

Fundo de Financiamento Estudantil: o Fies

Também criado e administrado pelo Governo Federal e pelo MEC, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que permite aos estudantes do Ensino Superior receberem ajuda financeira durante o curso para concluir a sua graduação.

O Fies é um financiamento em que o Governo paga a universidade e, após a formatura, o aluno quita a sua dívida ao Ministério da Educação. O valor custeado varia de 50% (parcial) a 100% (integral) da mensalidade, e o estudante só paga os juros referentes a sua dívida a cada três meses.

Quem pode participar do Fies

Para aproveitar as vantagens do Fies, é preciso prestar o Enem e conquistar uma nota superior a 450 sem zerar a redação, comprovar renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa e já estar matriculado em uma instituição de ensino particular.

Quais são as vantagens do ProUni e Fies

Sem dúvida alguma, uma das principais vantagens do ProUni e Fies é o acesso ao Ensino Superior. Esses programas permitem a jovens e adultos de baixa renda conseguirem realizar o sonho da graduação. Dessa forma, é possível que muitas pessoas tenham a oportunidade de conquistar o diploma superior e promover o desenvolvimento e a mobilidade social de suas famílias.

As vantagens do ProUni

A principal vantagem do ProUni é que se trata de uma bolsa de estudos, ou seja, o valor da mensalidade não será cobrado do estudante após a conclusão do curso, diferente de um financiamento no qual o dinheiro é emprestado para a realização da graduação.

Além disso, o ProUni exige que os seus beneficiários tenham boas notas tanto para entrar no programa quanto para continuar nele. Portanto, os bolsistas costumam ter ótimos rendimentos e um futuro bem interessante pela frente.

As vantagens do Fies

Uma das vantagens do Fies é poder pagar pelo curso de graduação apenas após formado. Assim, o valor da faculdade só será cobrado quando se é um profissional qualificado, portanto, com melhores oportunidades no mercado de trabalho e maior perspectiva de uma boa condição financeira.

O financiamento pelo Fies ainda permite àquele aluno com a renda mais apertada poder se dedicar exclusivamente aos estudos, sem a necessidade de uma jornada de trabalho junto à faculdade. Afinal, muitos precisam trabalhar para pagar o curso de graduação, o que deixa a rotina cansativa e o rendimento em sala de aula baixo, resultando em um alto índice de evasão.

Como funciona a inscrição dos dois programas

Para se beneficiar das vantagens do ProUni e das vantagens do Fies é necessário realizar a inscrição nos programas. Ambas as inscrições são gratuitas, mas diferem em alguns aspectos. Veja a seguir o que fazer.

Como se inscrever no ProUni

A inscrição é feita de forma online no site oficial do ProUni, respeitando o período de inscrições determinado pelo edital. O candidato pode selecionar duas opções de curso entre as vagas disponíveis. Para se inscrever é necessário ter feito a prova mais recente do Enem e ter obtido os critérios mínimos já citados neste texto.

Os candidatos para as bolsas de 100% devem comprovar renda familiar de, no máximo, um salário mínimo e meio. Contudo, para as bolsas de 50%, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos. Após a aprovação do candidato no programa, é preciso realizar a matrícula presencialmente no campus da faculdade.

Como se inscrever no Fies

O financiamento estudantil pode ser solicitado em qualquer período do ano, ou seja, não existe um período determinado para se inscrever. Além disso, as inscrições são feitas de forma online no Sistema Informatizado do Fies (SisFIES).

O aluno já deve estar matriculado em uma faculdade particular e precisa ter prestado o Enem a partir de 2010, além de comprovar renda familiar máxima de cinco salários mínimos. Após a aprovação do financiamento, o estudante assina um contrato com um agente financeiro do Fies.

Como decidir entre ProUni e Fies

Ambos os programas oferecem a oportunidade de conquistar um diploma de Ensino Superior. Para decidir entre eles, é necessário ponderar as vantagens de cada um e compreender qual se encaixa melhor no seu perfil socioeconômico.

Vale ressaltar que um programa se trata de uma bolsa de estudos enquanto o outro é um financiamento estudantil. Além disso, é preciso se preparar para o ProUni, pois o programa é bastante concorrido e o aluno interessado em participar deve estudar para o Enem e garantir uma nota alta.

Para além da escolha do programa, é necessário acertar na escolha da instituição de ensino. Tanto o ProUni quanto o Fies são melhores aproveitados se o estudante conta com uma faculdade de qualidade e bem-conceituada no mercado.

Mais do que acreditar em um ensino humanizado, o Centro Universitário Academia (UniAcademia) também confia na democratização do acesso à educação. É por isso que oferecemos tanto as bolsas do ProUni quanto o financiamento pelo Fies.

Fundado em 1972, o UniAcademia oferece atualmente 21 cursos de graduação — entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Com corpo docente qualificado, conta com 3 unidades e toda infraestrutura para preparar você para o mercado de trabalho e para a vida. São quase cinco décadas de tradição e formação acadêmica de qualidade e competência reconhecida na cidade e no país.

Por fim, está claro quais são as vantagens do Fies e ProUni, como funciona cada um desses programas federais e de que maneira eles podem ser importantes para o seu futuro profissional e pessoal, especialmente se unidos com uma instituição de ensino de qualidade.

Conheça agora mesmo a instituição de ensino ideal para você: o UniAcademia.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!