Visite nosso site
Ensino

Qual a diferença entre as faculdades pública e particular?

Ensino

Qual a diferença entre as faculdades pública e particular?

A escolha de uma Instituição de Ensino Superior é muito importante para o futuro profissional. Por isso, deve ser feita após uma boa análise e um estudo acurado sobre as melhores opções. Estudar em uma faculdade particular ou pública é uma das dúvidas que surgem, por exemplo, porque cada uma apresenta características específicas.

Os diferentes modelos de faculdade trazem peculiaridades distintas, sendo importante analisar qual delas oferece o que você está procurando. Existem boas alternativas tanto em instituições públicas quanto em particulares, porém, é fundamental escolher uma que tenha boa reputação no mercado e qualidade no ensino.

Neste post, vamos entender a diferença entre as faculdades públicas e particulares e analisar os benefícios que a instituição privada oferece. Continue a leitura!

Entenda a diferença entre a faculdade pública e a particular

Para fazer uma escolha acertada, é importante entender qual é a diferença entre uma faculdade pública e uma particular. São dois modelos com peculiaridades e características distintas. Então, vamos conhecer mais sobre elas!

Faculdade pública

A faculdade pública é uma instituição de ensino que pertence ao governo. Portanto, ela cumpre um dos direitos fundamentais previstos na Constituição: o acesso à educação. As instituições públicas podem ser federais, estaduais ou municipais.

A obrigação de garantir a educação para todos os cidadãos é do Estado, o que vale para o Ensino Básico e o Superior. Desse modo, as instituições de ensino público precisam existir para que todos tenham acesso gratuito a uma formação de excelência.

Por oferecer a educação sem custos, a instituição pública costuma ter uma forte concorrência pelas vagas, o que dificulta o acesso e não permite que todos possam usufruir desse benefício. Além disso, não é qualquer localidade que conta com uma dessas instituições, o que também prejudica estudantes que moram em regiões afastadas.

Faculdade particular

Enquanto isso, a faculdade particular é uma instituição de ensino que fica nas mãos da iniciativa privada. Desse modo, ela gera um custo para quem a mantém, o que traz para o estudante a necessidade de pagar a mensalidade dos cursos.

Ainda que não seja controlada pelo governo, a instituição privada é fiscalizada e deve cumprir os requisitos necessários para oferecer um ensino de qualidade. Os cursos recebem certificação do Ministério da Educação para serem considerados como válidos para o mercado de trabalho.

Por não dependerem de concessões, o número de faculdades particulares é bem maior do que o de públicas. Desse modo, elas estão disponíveis em muitas cidades do território nacional, facilitando a entrada dos estudantes.

Veja os aspectos que servem de comparativo entre faculdade particular e pública

Além de entender como ambas as faculdades funcionam, é importante conhecer as características específicas de cada uma. Pensando nisso, separamos, logo abaixo, alguns aspectos que você precisa levar em conta na hora de tomar a sua decisão.

Custo

Como você percebeu, a faculdade particular cobra mensalidade e a pública, por sua vez, não. Portanto, dependendo da sua renda, isso pode ser um fator decisivo na sua escolha, ainda mais que existem cursos que têm um valor mais alto que outros.

De qualquer forma, existem instituições privadas que oferecem bolsa e, inclusive, têm algum tipo de parceria com o governo, por meio do ProUni ou do FIES. Então, caso você opte por uma faculdade particular, é importante ver isso.

Qualidade

É possível encontrar instituições de boa qualidade tanto na faculdade particular quanto na pública. Portanto, o tipo de faculdade não define a qualidade dela. Ainda assim, é fundamental pesquisar sobre a universidade no portal e-MEC para descobrir se a instituição está devidamente regulamentada.

Além disso, vale verificar a nota do curso em que você deseja entrar. A nota máxima é 5, então, se o curso da universidade que você procura está com uma nota bem inferior, é importante repensar a sua escolha, independentemente de ser uma faculdade particular ou pública.

Equilíbrio com a vida profissional

Caso você já trabalhe, saiba que, dificilmente, será possível conciliar os estudos com a vida profissional na universidade pública. Isso porque muitos cursos são integrais, ou seja, duram o dia todo.

No entanto, se forem ofertados em apenas uma parte do dia, você não tem controle sobre o horário. Por exemplo, pode ser na parte da manhã, da tarde, da noite etc. Já na faculdade particular, é comum que os horários sejam mais flexíveis, lembrando que existe o EaD, que facilita ainda mais o acesso ao Ensino Superior para aqueles que precisam trabalhar.

Formas de ingresso

Atualmente, para entrar na faculdade pública, a maioria das instituições utiliza o SiSu, processo seletivo do qual as pessoas que fizeram o Enem podem participar. Esse é um processo bastante concorrido, lembrando que, para ir bem na prova, é necessário que você domine algumas disciplinas, como Redação, Português, Matemática, entre outras.

No caso das faculdades particulares, o acesso pode variar. Algumas ofertam vestibulares próprios, no qual você precisa atingir uma nota mínima para passar. Outras também utilizam o ProUni, de modo que as pessoas podem conseguir uma bolsa parcial ou integral, mas precisam ter feito o Enem.

Oportunidades do mercado

O mercado de trabalho leva muito a sério a vida acadêmica dos profissionais. Portanto, se você cursar a graduação em uma instituição que não é renomada e reconhecida, isso pode pesar na sua contratação na empresa em que você está tentando conquistar a vaga.

Portanto, antes de escolher a instituição, é fundamental verificar como o mercado a enxerga. Dessa forma, você vai conseguir identificar se a faculdade é capaz de alavancar a sua carreira ou de afundá-la.

Conheça os benefícios de escolher uma faculdade particular

Agora que entendemos algumas diferenças entre os dois modelos, vamos conhecer os benefícios de escolher uma faculdade particular!

Infraestrutura

Um dos pontos positivos das faculdades particulares é o fato de contarem com uma boa infraestrutura. Os alunos têm à disposição laboratórios de qualidade, computadores modernos, bibliotecas atualizadas, entre outros aspectos. Tudo isso contribui para melhorar a experiência acadêmica e qualificar o ensino.

De modo geral, as faculdades privadas têm a preocupação com o aperfeiçoamento de seus espaços, por isso, contam com recursos e equipamentos que ajudam a aprimorar o desempenho dos estudantes.

Matriz curricular atualizada com o mercado

Com mais liberdade para tomar decisões, a matriz curricular consegue ficar mais atualizada com as demandas do mercado. Desse modo, o currículo é planejado para preparar adequadamente o estudante e garantir uma qualificação profissional que será valorizada pelas empresas, trazendo inúmeros benefícios.

Acesso mais fácil

Em comparação com as universidades públicas, as instituições particulares contam com um número maior de vagas e com menos concorrência. Entretanto, isso não significa menos qualidade ou um ensino defasado, pois as formações oferecidas são de excelência e as unidades contam com profissionais de respeito no mercado.

Além disso, as faculdades privadas alcançam mais regiões do que as instituições públicas. Como não são limitadas às concessões governamentais, elas existem em mais municípios, facilitando o estudo.

Empregabilidade

Outro aspecto positivo das faculdades privadas é que elas apresentam uma metodologia menos teórica e mais focada na prática. A intenção é fazer uma ligação direta com as principais exigências do mercado de trabalho.

Desse modo, a faculdade investe em meios para oferecer experiências relevantes na graduação, desde estágios até congressos. Isso permite que os estudantes consigam ingressar no mercado de trabalho de maneira mais fácil.

Cronograma fixo

O risco de greves ou de paralisações é uma preocupação de quem estuda em uma instituição pública, já que esses períodos podem prejudicar a formação. O mesmo não ocorre com os estudantes de faculdades privadas, o que possibilita que os alunos se formem no período previsto.

Dessa maneira, evita-se que o cronograma seja alterado, o que pode comprometer o planejamento para entrar no mercado de trabalho e a busca por mais especializações, por exemplo.

Possibilidade de financiamento e acesso a bolsas estudantis

Uma alternativa para auxiliar no pagamento das mensalidades é o financiamento estudantil. Uma das opções é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que permite o parcelamento dos valores a partir de taxas de juros menores e acessíveis.

Cada financiamento tem diferentes critérios de seleção e de concessão de descontos. Portanto, o estudante deve encontrar a melhor opção para o seu caso e pesquisar qual delas se encaixa no planejamento financeiro.

As faculdades particulares também costumam disponibilizar bolsas de estudo, com o intuito de diminuir os custos da graduação e facilitar o acesso para mais graduandos. Existem várias modalidades diferentes, sendo que algumas delas são parciais e outras são integrais. Desse modo, é importante pesquisar se a instituição e a graduação escolhidas oferecem bolsa e verificar se alguma delas é adequada para a sua situação.

Neste post, vimos a diferença entre instituições públicas e privadas, algo importante no momento de escolher a graduação. Como ressaltamos, a faculdade particular reúne algumas características interessantes para o estudante, sendo uma boa opção para os estudos. Para aproveitar essa oportunidade, contudo, é fundamental procurar uma instituição que tenha boa reputação no mercado e que ofereça uma educação de excelência.

Você está com dificuldade de encontrar uma faculdade particular de qualidade? Então, conheça o UniAcademia, que foi fundado em 1.972 e oferece graduações em diferentes áreas de conhecimento. O foco da instituição é fornecer uma formação humana aos estudantes, unindo tradição e credibilidade.

Se você quiser saber mais sobre nós e acerca da diversidade de cursos oferecidos, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!