Visite nosso site
CARREGANDO...
o que fazer depois do ensino médio
No items found.

Depois de muito estudo, é hora de se despedir da escola. O momento é de começar uma nova fase, enfrentar novos desafios e lidar com as dúvidas do que fazer em seguida. Se assim como outros estudantes você ainda está em dúvida sobre o que fazer depois do ensino médio, conheça os caminhos mais comuns e comece a se planejar.

Na maioria dos casos, saiba que é normal se sentir afetado pela pressão da sociedade e da família. Nem sempre é fácil lidar com a tensão imposta pela família para tomar essa grande decisão. Diante dessa situação, a melhor saída é manter a calma e ver as possibilidades que você tem em mãos.

Para ajudar nesse momento, vamos esclarecer algumas alternativas que costumam ser as mais buscadas pelos estudantes. Continue e tire suas dúvidas!

O que fazer depois do ensino médio?

Entrar em um curso de graduação, procurar um emprego, estudar para conquistar a aprovação em um concurso ou fazer um intercâmbio: são essas as opções mais comuns para quem pensa no que fazer depois do ensino médio. Entenda um pouco mais sobre cada uma dessas opções logo abaixo.

Começar uma graduação

Podemos dizer que a entrada na faculdade ainda é o "curso natural" das coisas. É quando uma pessoa se encaminha para a próxima etapa da sua vida como estudante, depois de cumprir as primeiras etapas. Mas não vá pensando que basta entrar na faculdade e comemorar a conquista. Existem grandes desafios pela frente.

A fase dos 17 ou 18 anos, idades que os alunos costumam acabar o ensino médio, é permeada por dúvidas e pressões para decisões que impactam o rumo do resto da vida. Porém, também existe a sensação de liberdade da juventude. É preciso desenvolver um bom grau de maturidade para que tudo isso não prejudique os compromissos e prazos que a faculdade exige de um aluno.

Mas as vantagens de começar uma graduação cedo superam qualquer desafio. Entrando na faculdade aos 17 ou 18 anos, é possível já obter o diploma de graduação por volta dos 22 ou 23, dependendo de quanto tempo dura o curso escolhido e da necessidade de o aluno fazer de novo alguma disciplina.

Ingressar no mercado de trabalho

Essa é uma decisão que pode envolver um consenso por parte da família, quando o estudante precisa logo de um emprego para contribuir com as despesas da casa. Há quem escolha essa opção por ter realizado o ensino médio ao mesmo tempo que o curso de nível técnico, voltado para preparar profissionais para o mercado de trabalho.

Contudo, as vantagens não são muitas. Empregos que demandam apenas o ensino médio geralmente oferecem o salário-mínimo, poucos benefícios e carga horária comercial, ou seja, o dia inteiro no trabalho.

Em momentos de crise, a empregabilidade é cheia de desafios. A pouca experiência com ambientes corporativos e a baixa formação educacional são barreiras que precisam ser superadas por quem decide arrumar um emprego nessas condições.

Estudar para concurso

Existe uma infinidade de concursos públicos para estudantes apenas com o ensino médio como formação educacional. É uma opção vista por muitos como a chance de ingressar no serviço público para garantir estabilidade financeira.

Contudo, os concursos de nível médio não oferecem altos salários (valores normalmente pouco acima do salário-mínimo), os cargos podem ser temporários ou com baixas perspectivas de crescimento dentro das empresas. Além disso, os cargos de ensino médio costumam ser concorridos por conta da baixa exigência na formação educacional.

Fazer intercâmbio

Se você ainda não sabe o que fazer depois do ensino médio, saiba que existe a opção de fazer um intercâmbio para se aprofundar em um idioma estrangeiro e até conquistar oportunidade de estudos em outros países.

Embora seja uma opção interessante para escolher uma faculdade com mais maturidade e segurança, há quem prefira fazer um intercâmbio só depois de formado. O contato com outras culturas e idiomas pode ser mais enriquecedor com um diploma de graduação. Você pode, por exemplo, buscar cursos de especialização e oportunidades de trabalho lá fora.

Por que vale a pena continuar os estudos?

Se você chegou até aqui, já conhece as principais alternativas dos estudantes quando terminam o ensino médio. Portanto, também já é capaz de ir pensando na possibilidade que mais tem a ver com a situação. Como vimos, a opção com menos riscos e maior possibilidade de crescimento profissional é a entrada na graduação.

A seguir, vamos explicar mais sobre por que vale a pena dar continuidade aos estudos entrando em uma faculdade. Confira!

Abrir as portas do mercado de trabalho

Estudo recente do IBGE mostra que brasileiros com diploma de graduação ganham mais que o dobro de trabalhadores com o ensino médio. A imensa diferença salarial se deve à busca das empresas por contratar profissionais técnicos, que dominam suas funções e se preocupam em investir na própria carreira.

Concursos com melhores cargos, salários e benefícios

Quanto mais elevada a formação educacional, maior é a sua chance de aprovação em vagas com melhores salários e benefícios. Se você se interessa em fazer um concurso em algum momento da vida, é bom saber disso desde cedo. Muitos concursos só aceitam a inscrição de candidatos com diploma de graduação em alguma instituição reconhecida pelo MEC.

Crescimento pessoal e profissional

Aquela história de que a faculdade amplia sua visão de mundo é verdade. No ambiente acadêmico, você tem contato com pessoas da mesma área de atuação, conhece outras culturas e pontos de vista, pode melhorar seu networking (rede de contatos), conquistar oportunidades de estágio e começar a ter reconhecimento no mercado de trabalho.

Possibilidade de fazer uma pós-graduação ou MBA

A faculdade é a segunda etapa da vida estudantil de um profissional. A finalização dela permite que você tenha a opção de seguir para a terceira etapa, se quiser dar continuidade aos estudos: a pós-graduação ou o MBA. Você se torna um especialista na sua área de atuação e um profissional ainda mais requisitado no mercado de trabalho, o que acha?

Para quem tem dúvidas sobre o que fazer depois do ensino médio, este artigo esclareceu quais são as possibilidades e por que é importante dar continuidade aos estudos. Que tal recapitular algumas coisas? Vimos que as opções mais comuns para seguir adiante depois do ensino médio são:

  • começar uma graduação;
  • ingressar no mercado de trabalho;
  • estudar para um concurso;
  • fazer um intercâmbio.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Aproveite para seguir a UniAcademia em nosso Instagram. Assim, você acompanha nossas dicas e novidades exclusivas sobre cursos, áreas de trabalho e organização dos estudos.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.