Visite nosso site
Mercado

Qual a idade certa para entrar na faculdade? Veja se existe uma ideal!

Mercado

Qual a idade certa para entrar na faculdade? Veja se existe uma ideal!

A busca por qualificação profissional envolve quase sempre a experiência de passar pela graduação. Quem toma essa decisão importante costuma ter várias dúvidas sobre o melhor momento para enfrentar tal desafio, principalmente quem já passou dos 17 ou 18 anos. É comum se perguntar, afinal, qual a idade certa para entrar na faculdade.

Por inúmeros fatores, não são todos que entram em um curso superior após o Ensino Médio. É claro que existem aqueles profissionais bem-sucedidos que se orgulham de nunca terem passado perto de uma faculdade, mas, hoje em dia, podemos dizer que este é um grupo seleto, do qual boa parte da população não faz parte.

O diploma de curso superior continua sendo crucial para a maioria calcar uma carreira de sucesso. Sabendo disso, explicamos aqui todos os detalhes sobre a idade ideal para entrar na faculdade. Acompanhe e tire suas conclusões!

Test Vocacional

Entenda qual a idade certa para entrar na faculdade

Fazer um curso superior na juventude é o caminho mais tradicional, já que após o Ensino Médio a graduação parece ser a etapa mais natural. Porém, seja pela falta de tempo, seja pela necessidade de trabalhar ou outras prioridades, nem todos seguem esse fluxo.

Pessoas têm vidas diferentes, e inúmeros fatores influenciam o ingresso em um curso superior. Nesse caso, não existe certo e errado, ou melhor e pior. Os anos de graduação compõem uma experiência extremamente rica, por isso nunca é tarde para aproveitá-la.

Portanto, não existe uma idade “certa” para entrar na faculdade. A seguir, veja as vantagens e dificuldades de enfrentar esse desafio de acordo com a idade.

Aos 17 ou 18 anos: recém-saídos do ensino médio

Jovens terminam o Ensino Médio geralmente com essa idade, momento em que a preocupação de estar em um curso superior começa a ser real. A pressão da família e da sociedade sobre os rumos profissionais é grande.

A necessidade de definir a vida tão cedo resulta, às vezes, em anos de experiência em um curso que não podem ser certificados. Outro problema comum ao ingressar na vida universitária tão cedo é o risco de encarar os compromissos com diversão e descaso.

As grandes vantagens são, sem dúvida, a facilidade para dar procedimento a conteúdos vistos no ensino médio, a energia para aprender e deslumbrar toda uma carreira pela frente e a possibilidade de mudar bastante a rotina para se dedicar aos estudos. Mudar de cidade para fazer um curso, por exemplo, é comum nesta idade.

Aos 20 anos: maduros para a carreira profissional

Muitas razões podem levar os jovens a entrar na faculdade na fase dos 20 anos. Não conseguir passar no curso desejado rapidamente, necessidade ou vontade de trabalhar logo depois do Ensino Médio e intercâmbios são apenas alguns exemplos.

A diferença para o ingresso na faculdade aos 17 ou 18 anos não é tão grande, mas o que pode acontecer é que a cabeça de uma pessoa com 20 anos já é mais madura. O intervalo entre o ensino médio e a entrada na faculdade, nesse caso, tende a mostrar um pouco qual é o real desafio de construir uma carreira profissional de sucesso.

As tentativas exaustivas de conseguir uma vaga concorrida e a experiência no mercado de trabalho, por exemplo, ajudan o jovem a ser mais focado ao entrar na faculdade.

Test Vocacional

Aos 30 anos: entre estudos e obrigações diárias

A partir dos 30 anos, as pessoas se questionam mais se devem mesmo ingressar na faculdade, já que essa nova empreitada significaria a necessidade de abrir mão de algumas coisas. Nesse caso, família e emprego tendem a tornar o tempo livre mais restrito. Logo, a conciliação dos estudos com as obrigações diárias tende a resultar em uma rotina com mais estresse e cansaço.

Além da análise do tempo disponível, entrar na faculdade aos 30 anos geralmente exige uma análise de custo, uma vez que geralmente as pessoas nesta fase não têm o apoio financeiro dos pais, como têm os jovens de 18 e 20 anos.

Por outro lado, a experiência adquirida no mercado de trabalho pode ser um fator determinante para o desenvolvimento de habilidades específicas durante o curso, principalmente quando os dois campos estão relacionados. Além disso, a necessidade de gerir o tempo com mais cuidado aumenta o foco nos estudos!

Depois dos 40 anos: em busca de renovação profissional

A disposição para voltar às salas de aula tende a diminuir com o passar dos anos. Também é preciso enfrentar o preconceito de que faculdade é lugar só para jovens, como se houvesse uma idade limite para aprender.

Além de ultrapassar a dificuldade de convivência com os mais novos, quem entra na faculdade nesta fase precisar lidar com as obrigações diárias. Dividir o tempo entre trabalho, lazer e estudos é um desafio que exige muito planejamento e motivação.

Entretanto, apesar das dificuldades, entrar na faculdade aos 40 ou 50 anos é uma chance de renovação profissional. Finalmente, fazer um curso superior é uma grande conquista para a vida, além de ser a melhor maneira de impulsionar a carreira, trocar de emprego ou segmento.

Veja o que considerar na escolha da instituição de ensino

Sabendo da importância de fazer um curso superior, vale a pena entender como buscar uma instituição ensino de qualidade. Veja, abaixo, o que você não pode se esquecer nessa escolha:

  • qualidade dos cursos: consulte a nota do Ministério da Educação (MEC) para os cursos de determinada instituição;
  • infraestrutura: bibliotecas, auditórios, laboratórios, ferramentas tecnológicas, ambiente virtual, entre outros componentes da infraestrutura fazem a diferença na experiência do aluno ao longo da graduação. Por isso, compare as instituições e priorize uma infraestrutura completa;
  • parcerias e oportunidades: veja se a instituição tem parceiras para o oferecimento de estágios, projetos de pesquisa e extensão, empresas júnior e convênio com outras instituições.

No Centro Universitário Academia (UniAcademia), os cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) são reconhecimentos pela excelência acadêmica e apresentam vários incetivos de ingresso, além de planos de estágio que permitem que os estudantes coloquem em prática o que aprendem em sala de aula. O UniAcademia conta com quase cinco décadas de tradição e experiência na formação de novos profissionais!

Como vimos, independentemente da idade, a graduação é uma experiência cheia de descobertas. Cada fase da vida apresenta suas vantagens e dificuldades para enfrentar esse desafio. Sabe aquela história de que a idade certa para entrar na faculdade é logo após o ensino médio? Não está certa! Sempre é tempo de voltar aos estudos e crescer profissionalmente.

Já conhecia o UniAcademia? Para conferir mais detalhes dos nossos programas de graduação e pós-graduação, entre em contato conosco!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!