Visite nosso site
Mercado

O que é o sucesso profissional para você? Nós ajudamos a entender!

Mercado

O que é o sucesso profissional para você? Nós ajudamos a entender!

Ainda que muitas pessoas entendam o sucesso profissional como um alto retorno financeiro, essa não é a única definição do termo. Isso porque ele é bem subjetivo, ou seja, para cada pessoa, a expressão vai ter outro significado.

Por exemplo, há aqueles que associam o sucesso profissional a trabalhar pouco, enquanto outros acreditam estar relacionado a trabalhar com o que gosta, e assim por diante. E para você, qual é o significado desse termo?

Saber isso é fundamental para ter um norte em sua carreira e, de fato, entender quem você é e o que busca dentro da profissão. Por isso, elaboramos este artigo para esclarecer essas questões. Acompanhe a leitura e saiba como o autoconhecimento pode ajudar!

Diferentes significados de sucesso profissional e como alcançá-lo

O sucesso profissional está relacionado com a realização de conquistas e desejos. Portanto, para cada um, ele pode ter um significado diferente.

Existem pessoas que veem o sucesso profissional ao trabalhar em uma grande empresa, ser reconhecido na área, fazer o que gosta, comandar o próprio negócio, ter mais tempo para passar com a família ou conseguir conciliar vida profissional e pessoal. Enfim, os significados são os mais diversos possíveis.

No entanto, é inegável que, principalmente no ocidente, essa expressão tem relação com a área financeira. Assim, ter sucesso na profissão é ganhar um salário compatível com a qualidade de vida almejada.

Independentemente de qual seja a concepção sobre o termo, alcançar esse objetivo requer o cumprimento de uma série de desafios. Logo abaixo, listamos algumas dicas para conquistá-lo.

Banner Curso Emprendedorismo

Projeção da carreira

É necessário olhar para si, ver onde está e em qual lugar quer chegar, realizando metas a curto, médio e longo prazo. Logo, você precisa definir a carreira e o cargo que deseja atuar, se pretende trabalhar por conta própria ou dentro de uma empresa já consolidada, entre outros aspectos.

Lembre-se de que é importante rever esse planejamento de forma periódica, pois as suas metas podem mudar. Essa projeção deve ser o seu direcionamento na busca pelo sucesso na carreira.

Networking sólido

Construir uma rede de contatos profissionais com interesses em comum pode ajudar você a encontrar a vaga de emprego tão almejada ou, finalmente, tirar do papel aquele projeto que só precisava de uma parceria.

Portanto, invista na participação em eventos da área, cursos e, até mesmo, pós-graduação. Não se esqueça, ainda, de alimentar a sua rede frequentemente e não utilizá-la apenas quando precisar de ajuda.

Perseverança

O caminho na busca do sucesso profissional é árduo, já que, nem sempre, a sua conquista acontecerá de forma rápida, então é importante ter perseverança nesse trajeto. Muitas pessoas desistem nas primeiras tentativas e isso, certamente, é o que diferencia um profissional de sucesso.

Quem deseja alcançar realizações pessoais deve entender que tudo é um processo e um aprendizado. Portanto, se errou na primeira vez, veja qual foi a falha e faça melhor da próxima vez.

Proatividade

Tanto para quem deseja a promoção dos sonhos quanto para quem quer abrir o próprio negócio, é fundamental ter atitude, ou seja, ser proativo de modo a conseguir se destacar no mercado.

Afinal, você já viu algum profissional de sucesso que fica de braços cruzados esperando ordens para agir? Certamente, não. Por isso, pratique a proatividade para antecipar as situações.

Novos conhecimentos

Se você pensa que basta fazer uma graduação para conseguir se destacar na profissão, saiba que isso raramente acontece. Afinal, um bom profissional precisa se atualizar constantemente. Isso é possível por meio de novos conhecimentos adquiridos em cursos e especializações.

Nesse caso, recomendamos que, na busca pelo sucesso profissional, você faça uma pós-graduação, que pode ser lato ou stricto sensu. Lembrando que o primeiro se refere às especializações e MBA, enquanto o segundo está ligado ao mestrado e doutorado.

Comprometimento

Independentemente da sua função, é importante ser uma pessoa comprometida com o seu trabalho. Isso significa que é necessário ter envolvimento, engajamento e responsabilidade com as tarefas.

Sabemos que, às vezes, o desânimo pode tomar conta e nos fazer ficar mais indispostos com as atividades diárias, mas é fundamental driblar esse problema para buscar entregar o seu melhor todos os dias.

Autoconfiança

Acreditar nas suas habilidades e competências, reconhecer o seu valor e saber o que você pode fazer são características essenciais no mercado de trabalho. Por isso, é necessário ser uma pessoa autoconfiante. Tenha uma postura otimista e, em vez de duvidar de si, mostre a você mesmo que é capaz de superar os obstáculos.

Como o autoconhecimento pode auxiliar

Como dissemos, cada um pode ter a sua visão própria sobre o sucesso profissional. E você, já tem a sua? Caso a resposta seja "não", pode deixar que ajudaremos nessa etapa.

O primeiro passo para construir seu entendimento sobre sucesso na profissão é entender quem você é. Assim, é importante analisar sua própria história, seus interesses e suas prioridades, a fim de descobrir o que é realmente relevante em sua vida.

Você acredita que dinheiro é mais importante que ter mais tempo com a família? Prefere trabalhar para si ou ter um alto cargo em uma grande empresa? Pretende ser feliz com o trabalho ou basta ter um bom retorno financeiro?

Essas são algumas das perguntas que devem ser feitas nesse processo. Lembre-se de que, para algumas pessoas, o emprego é a prioridade número um, enquanto para outras, ele é só uma parte da vida delas.

Podemos definir, portanto, o sucesso profissional como o conjunto de realizações de uma pessoa nos campos subjetivo e objetivo. Nesse sentido, são levados em conta:

  • objetivo: cargo, salário, projetos feitos e títulos;
  • subjetivo: conhecimento obtido, tempo disponível para a vida pessoal, segurança no trabalho e status.

Então, cabe a você praticar o autoconhecimento e definir o que é importante para chegar à resposta do título deste artigo. Nesse processo, a identidade tem um papel fundamental, pois possibilita identificar seus valores, interesses e limites. Assim, conseguirá definir o que é realização pessoal e, consequentemente, o que é sucesso profissional.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas tenham esse conhecimento!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!