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Entenda os desafios da empregabilidade em momentos de crise

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Entenda os desafios da empregabilidade em momentos de crise

Manter a relevância para as empresas é uma das dinâmicas do atual mercado de trabalho. A busca por novas capacitações passou a ser uma das principais preocupações de profissionais de todos os nichos. É a partir dessa realidade que o conceito de empregabilidade se tornou crucial para empregados e empregadores.

Hoje, a contratação de profissionais acontece em um cenário muito mais instável e competitivo quando comparado ao cenário de 20 ou 30 anos atrás. A ideia de estudar para passar anos atuando no mesmo cargo em uma só empresa ficou ultrapassada. O mercado atual exige profissionais que saibam lidar com mudanças frequentes.

Em momentos de crise, a exigência por adaptação fica ainda mais imediata. Para ajudar você a entender mais detalhes dessa discussão, vamos apresentar a seguir o que é empregabilidade e como desenvolvê-la em momentos de crise.

O conceito de empregabilidade

Quando se busca o significado de “empregabilidade” no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP), se encontra “qualidade do que é empregável”, ou seja, o conjunto de características que torna uma pessoa empregável para as exigências de determinado cargo ou determinada empresa.

Na prática, empregabilidade tem um significado mais amplo. Trata-se da capacidade de um profissional se manter em um emprego e se adaptar às mudanças de um mercado de trabalho instável e competitivo.

Como permanecer em um mesmo cargo por anos é cada vez mais difícil, vale a pena entender quais são as características daqueles que alcançam tal tarefa e, consequentemente, se destacam da concorrência.

Existem alguns campos que, quando bem desenvolvidos, tornam o profissional um elemento indispensável para uma empresa. São eles: competência profissional, conhecimento e relacionamento.

  • competência profissional: está relacionada ao gosto e à vocação que uma pessoa tem para a área de trabalho e atuação do cargo. Proatividade, motivação e honestidade aos princípios da área são alguns valores fundamentais envolvidos nesse campo;
  • conhecimento: é a capacidade de se manter em dia com as novas tendências da área e as atualizações que o exercício do cargo atravessa, a partir de caminhos para o aprimoramento profissional;
  • relacionamento: refere-se à rede de networking que o profissional deve desenvolver ao longo de sua carreira. Uma rede de contatos, quando construída de maneira orgânica (de acordo com o entusiasmo, disposição e motivação do profissional para novas experiências), é um forte aliado da empregabilidade.

São esses os campos que diferenciam um profissional do outro e criam condições para que ele consiga oferecer boas respostas às atuais demandas de um mercado de trabalho cada vez mais globalizado.

A empregabilidade em momentos de crise

Suscetíveis crises econômicas colocam o país em um cenário cada vez mais desafiador para a empregabilidade. O fato da instabilidade, que já é uma característica natural do mercado de trabalho mundial, torna-se cada vez mais iminente, na medida em que as empresas contratam cada vez menos e exigem profissionais bem qualificados.

A paralisia econômica gerada pela crise do corona vírus prejudicou alguns setores e exigiu que inúmeras empresas alterassem seus modelos de negócio. Nesse cenário, dinâmicas de trabalho cada vez mais digitais estão se transformando em tendências para os próximos anos, tanto pela progressiva automatização de tarefas burocráticas quanto pela possibilidade de reduzir custos de operações.

O profissional que busca entender como o seu setor é impactado por essa transformação digital sai na frente da concorrência. Novas habilidades são requeridas pelas empresas e devem ser aprendidas o quanto antes como forma de melhorar a empregabilidade.

As maneiras certas de desenvolver a empregabilidade

Vimos que os desafios da empregabilidade, principalmente em momentos de crise, exigem dos profissionais o desenvolvimento de novas habilidades. A boa notícia é que isso pode ser muito mais simples do que parece. Separamos as maneiras mais comuns a seguir.

Rede de contatos

A palavra de ordem na hora de melhorar o seu networking é equilíbrio! É importante expandir a rede, buscar novos contatos, mas também não se deve esquecer de cultivar o relacionamento com os antigos.

Frequente feiras de eventos da sua área e de áreas similares. Convide colegas de trabalho e amigos que atuam na mesma área, e se envolva com outros profissionais. Além disso, saiba como atualizar o seu perfil no LinkedIn, essa é uma poderosa ferramenta de networking.

Capacitação profissional

Atualmente, não é difícil encontrar cursos gratuitos na internet que prometem a especialização em determinadas áreas. Esse pode, sim, ser um investimento que vale a pena. Mas, aliado a isso, é importante investir em uma capacitação profissional (ou reciclagem profissional) mais consistentes, que são muito valiosas em processos de seleção.

Por exemplo, já pensou em fazer uma segunda graduação? É uma alternativa válida para muitos profissionais que querem mudar de segmento. Cursos de pós-graduação e MBA também melhoram o currículo, otimizam a autoridade do profissional e aumentam as chances na disputa por uma vaga.

Idiomas estrangeiros

Em um mercado de trabalho globalizado, a comunicação em, pelo menos, dois idiomas é uma exigência em vários processos de seleção em grandes empresas. Hoje, o inglês é o idioma mais falado no mundo e mais requisitado por empregadores, seguido do espanhol e francês.

Aprender um novo idioma dá a você a chance de expandir os seus horizontes culturais, conhecer diferentes estilos de vida e trocar experiências com pessoas de outros lugares do mundo.

Comunicação oral e escrita

Além do conhecimento de idiomas estrangeiros, a boa comunicação na língua portuguesa é um critério muito valorizado pelas empresas. Afinal, se você pretende arranjar um emprego no Brasil, a tendência é que você utilize a nossa língua boa parte do tempo.

Pessoas que se expressam com clareza e entusiasmo cativam seus ouvintes e ganham uma boa reputação, principalmente no meio corporativo. A comunicação oral pode ser aperfeiçoada por meio de exercícios que você encontra na internet, mas também vale a pena consultar um fonoaudiólogo para corrigir problemas.

Criar o hábito de ler e apostar em cursos de aperfeiçoamento na comunicação escrita também aumentam o valor do profissional no mercado.

Independentemente do cargo que você ocupe, é importante saber que o investimento na empregabilidade é parte crucial de uma carreira de sucesso. Seja para explorar um novo segmento, seja para mudar de emprego, aposte no seu desenvolvimento, atualize o seu perfil profissional e não tenha medo de grandes mudanças!

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