Visite nosso site
Ensino

Pós-graduação e networking: entenda os benefícios dessa relação!

Ensino

Pós-graduação e networking: entenda os benefícios dessa relação!

Você já parou para pensar sobre como pós-graduação e networking estão intimamente ligados? É na sala de aula, ao lado de pessoas com nível de experiência e conhecimento semelhantes ao seu, que se torna possível construir uma forte rede de contatos profissionais.

Portanto, além de valorizar o currículo, fazer uma pós-graduação também beneficia você no networking. Afinal, é um ambiente propício a conhecer novos profissionais que queiram fazer parcerias, enviar convites a eventos exclusivos da área ou, até mesmo, indicar o seu perfil para aquela vaga de emprego dos sonhos.

Por isso, é fundamental não desperdiçar essa oportunidade. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a relação entre pós-graduação e networking e como ela pode beneficiar a sua trajetória profissional. Continue a leitura!

Como funciona a pós-graduação e quais são os seus benefícios?

Após completar a graduação, qualquer profissional pode dar início à pós-graduação. Vale destacar que ela está dividida em dois tipos: stricto sensu e lato sensu. O primeiro se refere aos cursos de mestrado, que dura dois anos, e doutorado, com duração de quatro anos. Geralmente, quem ingressa nessas pós deseja seguir a carreira acadêmica.

Já o lato sensu engloba as especializações e o MBA (Master in Business Administration), que são voltados para o mercado de trabalho. A duração do curso pode variar entre um ano e meio a dois.

Independentemente da sua escolha, saiba que cursar uma pós-graduação traz diversos benefícios tanto pessoais quanto profissionais. A seguir, listamos alguns deles. Confira!

Potencialização dos conhecimentos

Durante a graduação, os alunos adquirem uma formação generalista, ou seja, aprendem de tudo um pouco. No entanto, nem sempre isso é suficiente para aqueles que desejam se destacar no mercado, sendo necessário buscar novos conhecimentos e aprimorar os assuntos já aprendidos.

Por isso, a pós-graduação se revela como uma ótima opção para quem procura um conhecimento aprofundado no seu ramo de atuação. Isso proporciona mais destaque ao profissional, bem como maior credibilidade.

Recolocação profissional

Atualmente, quase 12 milhões de pessoas no Brasil estão desempregadas. Se você é uma delas, já deve saber que ficar parado não é a melhor escolha. Desse modo, o melhor a se fazer é aproveitar o tempo livre e se dedicar a enriquecer o seu currículo.

Então, dar início à pós-graduação pode ser a peça-chave que faltava para você conquistar a recolocação profissional. Afinal, durante uma seleção, as empresas vão priorizar os candidatos com maior qualificação profissional e experiência.

Promoção no trabalho

Vamos supor que você trabalha há alguns anos na mesma empresa, mas ainda não conquistou a promoção tão desejada. Então, em vez de esperar isso acontecer, que tal ir atrás dela? A pós-graduação se revela como uma importante aliada nesse objetivo.

Isso porque os gestores estão vendo que você está se capacitando e aprimorando conhecimentos e habilidades, podendo ser bastante útil para a empresa. Por isso, é justo recompensar você com a sonhada promoção.

Como a pós-graduação e o networking se relacionam?

Agora que você já viu algumas vantagens de cursar uma pós-graduação, chegou o momento de ver como ela se relaciona com o networking. Caso você não saiba, esse termo em inglês significa rede de contatos profissionais.

Vale destacar que esses contatos não devem ser acionados apenas quando você precisa. Assim como qualquer outra relação, é necessário alimentá-la frequentemente e não agir única e exclusivamente por interesse próprio.

Aliás, este é outro diferencial do networking: rede de contatos profissionais com interesses em comum, ou seja, ambos se beneficiam mutuamente. Se você ainda não construiu a sua rede, saiba que existem diversas formas de fazer isso.

Entrar em um curso de pós-graduação é uma delas. Isso mesmo! Na sala de aula, você tem grandes chances de conhecer pessoas que se identificam com os seus ideais e fazem parte da sua área de atuação, bem como têm objetivos em comum. Assim, é possível construir uma forte rede de contatos.

Isso acontece porque os profissionais que estão na mesma pós que você, certamente, têm uma bagagem de conhecimento semelhante a sua, certo? Além disso, provavelmente, apresentam experiências profissionais parecidas. Então, vocês já têm vários fatores para compartilhar.

Ademais, ambos estão em busca de aprimoramento profissional e podem se ajudar mutuamente nessa trajetória. Por isso, o ambiente de pós-graduação não deve ser visto estritamente como local de competitividade, mas também de colaboração.

Por que fortalecer o networking?

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não construir a sua rede de contatos e fortalecê-la, saiba que um networking sólido apresenta diversas vantagens para os profissionais. Uma delas é a chance de conquistar uma boa vaga de emprego.

Afinal, ao se mostrar para os outros junto às suas habilidades e qualificações, eles lembrarão de você assim que surgir uma vaga compatível ao seu perfil. Portanto, o networking ajuda — e muito — quem deseja receber indicações.

Outro benefício é a possibilidade de estabelecer parcerias. Se você tem algum planejamento que ainda não tirou do papel porque faltou alguém que também embarcasse nessa aventura, algum profissional da sua rede de contatos pode ter o mesmo objetivo. Além disso, existe a possibilidade de chamarem você para um projeto, o que beneficia ambos.

Já em relação aos eventos exclusivos da sua área, é possível receber um convite especial daquele colega de trabalho que, mesmo anos após ter saído da empresa, você decidiu cultivar o relacionamento.

Dessa forma, fortalecer o networking é fundamental para ter sucesso no mercado de trabalho. Lembre-se de cuidar dessa relação frequentemente, mandando mensagens, interagindo nas redes, marcando um café e assim por diante. Não acione os seus contatos apenas quando precisar, porque isso fará você ser visto apenas como interesseiro e não como um profissional que deseja ajudar e ser ajudado.

Com este artigo, você viu como a pós-graduação e o networking se relacionam, quais são os benefícios de fazer um novo curso e por que fortalecer a sua rede de contatos. A partir de agora, basta colocar esses conhecimentos em prática e agir em busca do sucesso profissional.C

E você, como vem fortalecendo a sua rede de contatos? Conte para nós na caixa de comentários logo abaixo!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!