Visite nosso site
CARREGANDO...
mercado de trabalho em juiz de fora
No items found.

Posicionada em um ponto privilegiado e estratégico, entre relevantes capitais do Sudeste como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, Juiz de Fora é uma das cidades mais importantes da Zona da Mata e do estado de Minas Gerais.  

A cidade também se destaca como um polo estudantil, uma vez que conta com 12 instituições de ensino superior, sendo duas públicas e dez privadas. Possui também forte vocação nas áreas de lazer, eventos, cultura e turismo e o setor econômico, em especial o de serviços, bastante desenvolvido.

Oportunidades para o desenvolvimento profissional, mercado de trabalho aquecido, boa infraestrutura urbana e qualidade de vida são as principais marcas da, carinhosamente chamada, “Princesa de Minas”. Devido a essas razões, muitas pessoas encontram nela as condições ideais para estudar, trabalhar e viver bem.  

Sem dúvida, a economia da cidade, assim como a do país e do mundo, foi vigorosamente impactada pela pandemia de Covid-19, no entanto, essa pode ser uma grande oportunidade para você se reinventar e aperfeiçoar o seu currículo, buscando novas qualificações acadêmicas, técnicas e práticas.  

Para enfrentar um mercado de trabalho que promete se tornar ainda mais competitivo, é preciso considerar as áreas que apresentam futuro mais promissor no cenário pós-pandemia, estando atento às novas tendências do mercado de trabalho.  

Confira abaixo quais se destacam em Juiz de Fora e saiba como se preparar para alcançar sucesso em sua carreira profissional!  

Principais áreas do mercado de trabalho em Juiz de Fora

Algumas profissões são mais tradicionais, outras foram ganhando maior notabilidade nos últimos anos, o importante é que essas áreas seguem em destaque no cenário econômico de Juiz de Fora como aqueles com mais capacidade de alocação de força de trabalho.

O que há em comum entre elas? Todas apresentam uma ampla e diversa gama de opções para atuação profissional e uma adaptabilidade às novas características do mercado de trabalho.  

Comunicação e Marketing

O jornalista é um profissional capacitado para atuar em distintos meios, dos mais tradicionais ao mais inovadores, tais como: rádio, televisão, revistas, jornais impressos, assessoria de imprensa, fotojornalismo, internet (Web), comunicação empresarial e multiplataformas.

Por mais que sofra transformações, esse ofício nunca vai sair de "moda”, afinal, o acesso às informações (nos âmbitos político, cultural, social, econômico etc.) é um direito dos cidadãos. Em Juiz de Fora, a vida noturna, cultural e turística movimenta o setor de comunicação. Fortemente vinculado à área da Publicidade e Propaganda e o Marketing, o jornalista também encontra espaços em agências de publicidade.  

Mais um caminho aberto para esse especialista é seguir uma carreira de freelancer ou autônomo, bem como abrir o próprio negócio na produção de conteúdo digital, redação publicitária, monitoramento de redes sociais, entre outros. Vale lembrar que, com a pandemia, o campo tecnológico e digital teve um crescimento sem precedentes.  

Arquitetura e Design de Interiores

Além de criatividade e bom gosto, o design de interiores e o arquiteto deve apresentar uma visão abrangente e inovadora frente ao mercado de trabalho e qualificação técnica (inclusive, dominando conhecimentos das áreas de arquitetura e engenharia).  

Esses profissionais são necessários para projetar e integrar ambientes internos, de forma a aliar estética, conforto e funcionalidade. Seja para fins de moradia ou para empresas e lojas, a intenção é tornar os espaços mais inteligentes, integrados, práticos e acolhedores.  

O mercado de trabalho é dependente do ramo da construção civil e, em Juiz de Fora, tal setor tem se mostrado forte e consistente. Por ser uma cidade universitária, a área de produção de eventos também acolhe, com frequência, os designers de interiores e arquitetos.

Gastronomia

A gastronomia tem recebido, atualmente, mais reconhecimento e espaço no mercado. Assim, os profissionais formados nessa área têm encontrado muitas oportunidades de emprego e crescimento na carreira.  

As áreas de atuação são diversas, ao contrário do que muitos pensam. Além do tão citado chef ou subchefe de cozinha de um restaurante, é possível trabalhar como personal chef, consultor gastronômico, ou mesmo nas esferas de gestão, segurança alimentar e docência.  

Que o estado de Minas Gerais tem uma fortíssima vocação gastronômica, não é preciso nem dizer! E em Juiz de Fora, como uma boa cidade mineira, não é diferente. Bares e restaurantes contam com clientela assídua e, mais recentemente, os negócios de delivery e até de alta gastronomia estão em alta.  

Psicologia

Se tem um assunto que temos ouvido falar com muita frequência nesses tempos de isolamento social é sobre a necessidade de cuidarmos de nossa saúde mental e emocional, não é mesmo? O profissional habilitado para lidar com questões comportamentais ou relativa aos processos mentais dos indivíduos é o psicólogo.

Psicologia clínica, hospitalar, educacional, esportiva, jurídica, social, organizacional, orientação vocacional, neuropsicologia, psicanálise, comportamento do consumidor e docência são algumas das possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

No período da pandemia, muitas consultas individuais foram transferidas do ambiente do consultório para o virtual, o que mostra a extrema flexibilidade, bem como a importância desses profissionais.  

Saúde e Bem-estar

Os fisioterapeutas podem atender diferentes públicos e faixas etárias, como crianças, idosos, gestantes, atletas etc. As especialidades são igualmente variadas, dentre as quais se destacam a fisioterapia desportiva, do trabalho, neurológica, dermatofuncional, oncológica, aquática e respiratória. Essa última, em especial, tem ganhado notoriedade em razão dos efeitos do novo coronavírus no organismo humano.

Por estar situada no campo da saúde e serem fundamentais no que tange às ações de reabilitação, a demanda por profissionais de Fisioterapia, Nutrição e Educação Física é contínua, tanto para atendimentos em clínica, domiciliares ou em hospitais. Os salários, em geral, variam conforme a qualificação e a experiência.

Tecnologia

Não só em Juiz de Fora, como no mundo, a demanda por profissionais de TI é cada vez maior. Por isso, cursos como Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Desenvolvimento de Aplicativos são uma boa escolha para quem quer atuar nessa área.

Foram destacadas aqui várias áreas que encontram grande abertura e absorção de profissionais já formados no mercado de trabalho em Juiz de Fora. Mesmo com os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19, há muitas chances de encontrar vagas e se desenvolver profissionalmente.  

Para tanto, é necessário ter em mente que o setor trabalhista exige, atualmente, não só o aperfeiçoamento acadêmico e técnico, mas também o desenvolvimento de competências individuais como responsabilidade, comunicação, resiliência, criatividade, pensamento crítico e inteligência emocional.

Este post foi útil para você? Então, descubra agora como a experiência profissional é um fator importante no mercado de trabalho em Juiz de Fora. É só clicar aqui e conferir!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.