Visite nosso site
Mercado

Saiba como ingressar no mercado de trabalho em Juiz de Fora

Mercado

Saiba como ingressar no mercado de trabalho em Juiz de Fora

Posicionada em um ponto privilegiado e estratégico, entre relevantes capitais do Sudeste, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, Juiz de Fora é uma das cidades mais importantes da Zona da Mata e do estado de Minas Gerais.

A cidade se destaca como um polo estudantil, uma vez que conta com 12 instituições de ensino superior, sendo duas públicas e dez privadas. Possui também forte vocação nas áreas de lazer, eventos, cultura e turismo. O setor econômico, em especial o de serviços, é bastante desenvolvido.

Oportunidades para o desenvolvimento profissional, mercado de trabalho aquecido, boa infraestrutura urbana e qualidade de vida são as principais marcas da, carinhosamente chamada, “Princesa de Minas”. Muitas pessoas encontram nela condições ideais para estudar, trabalhar e viver bem.

E, para se dar bem no mercado de trabalho de Juiz de Fora, é preciso considerar as áreas que apresentam futuro mais promissor e seguir as tendências do mercado profissional.

Confira a seguir quais áreas se destacam no mercado de trabalho em Juiz de Fora e saiba como se preparar para alcançar sucesso na sua carreira!

Quais são as principais áreas do mercado de trabalho em Juiz de Fora?

Algumas profissões são mais tradicionais, outras foram ganhando maior notabilidade nos últimos anos. O importante é que essas áreas seguem em destaque em Juiz de Fora como aquelas com mais capacidade de alocação de força de trabalho.

O que há em comum entre elas? Todas apresentam uma ampla e diversa gama de opções para atuação profissional e uma adaptabilidade às novas características do mercado atual.  

Sem dúvida, a economia da cidade, assim como a do país e do mundo, foi impactada pela pandemia de Covid-19, mas essa pode ser uma grande oportunidade para você se reinventar e aperfeiçoar o seu currículo, buscando novas qualificações acadêmicas, técnicas e práticas.

Por isso, é importante estudar o mercado de trabalho de Juiz de Fora para entender quais caminhos você pode seguir. Considerar áreas, tendências e a maneira como elas se relacionam com suas escolhas profissionais é um passo importante para conquistar uma carreira de sucesso.

Comunicação e Marketing

O jornalista é um profissional capacitado para atuar em distintos meios, dos mais tradicionais ao mais inovadores, tais como: rádio, televisão, revistas, jornais impressos, assessoria de imprensa, fotojornalismo, internet (Web), comunicação empresarial e multiplataformas.

Por mais que sofra transformações, esse trabalho nunca vai sair de "moda”, afinal, o acesso às informações (nos âmbitos político, cultural, social, econômico etc.) é um direito dos cidadãos.

Em Juiz de Fora, a vida noturna, cultural e turística movimenta o setor de comunicação. Fortemente vinculado à área da Publicidade e Propaganda e ao Marketing, o jornalista também encontra espaços em agências de publicidade.

Mais um caminho aberto para esse especialista é seguir uma carreira de freelancer ou autônomo, bem como abrir o próprio negócio na produção de conteúdo digital, redação publicitária, monitoramento de redes sociais, entre outros. Vale lembrar que, desde a pandemia, o campo tecnológico e digital teve um crescimento sem precedentes.

Arquitetura e Design de Interiores

Além de criatividade e bom gosto, o design de interiores e o arquiteto devem apresentar uma visão abrangente e inovadora frente ao mercado de trabalho, assim como qualificação técnica, inclusive, dominando conhecimentos das áreas de arquitetura e engenharia.

Esses profissionais são necessários para projetar e integrar ambientes internos, de forma a aliar estética, conforto e funcionalidade. Seja para fins de moradia ou para empresas e lojas, a intenção é tornar os espaços mais inteligentes, integrados, práticos e acolhedores.

O mercado de trabalho é dependente do ramo da construção civil e, em Juiz de Fora, tal setor tem se mostrado forte e consistente. Por ser uma cidade universitária, a área de produção de eventos também acolhe, com frequência, os designers de interiores e arquitetos.

Gastronomia

A gastronomia tem muito mais reconhecimento atualmente. Profissionais formados nessa área encontram muitas oportunidades de emprego e crescimento na carreira, especialmente no mercado de trabalho em Juiz de Fora.

Que o estado de Minas Gerais tem uma fortíssima vocação gastronômica, não é preciso nem dizer! E, em Juiz de Fora, como uma boa cidade mineira, não é diferente. Bares e restaurantes contam com clientela assídua e, mais recentemente, os negócios de delivery e até de alta gastronomia estão em alta.

Como você pode ver, as áreas de atuação são diversas, ao contrário do que muitos pensam. Além do tão citado chef ou subchefe de cozinha de um restaurante, é possível trabalhar como personal chef, consultor gastronômico ou mesmo nas esferas de gestão, segurança alimentar e docência.

Psicologia

Se tem um assunto que temos ouvido falar com muita frequência nesses últimos anos é a necessidade de cuidarmos de nossa saúde mental e emocional. Nesse caso, o profissional habilitado para lidar com questões comportamentais ou relativas aos processos mentais das pessoas é o psicólogo.

Psicologia clínica, hospitalar, educacional, esportiva, jurídica, social, organizacional, orientação vocacional, neuropsicologia, psicanálise, comportamento do consumidor e docência são algumas das possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Desde a pandemia, muitas consultas individuais foram transferidas do ambiente do consultório para o virtual, o que mostra a extrema flexibilidade, assim como a importância desses profissionais.

Saúde e Bem-estar

Fisioterapeutas podem atender diferentes pessoas e faixas etárias, como crianças, idosos, gestantes, atletas etc. As especialidades são igualmente variadas, e entre elas se destacam a fisioterapia desportiva, do trabalho, neurológica, dermatofuncional, oncológica, aquática e respiratória.

Por estarem situadas no campo da saúde e serem fundamentais no que tange às ações de reabilitação, a demanda por profissionais de Fisioterapia, Nutrição e Educação Física é contínua, tanto para atendimentos em clínica quanto para atendimentos domiciliares ou em hospitais. Os salários, em geral, variam conforme a qualificação e a experiência.

Tecnologia

Não só no mercado de trabalho de Juiz de Fora, como no mundo, a demanda por profissionais de TI é cada vez maior. Por isso, cursos como Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Desenvolvimento de Aplicativos são uma boa escolha para quem quer atuar nessa área.

Como ingressar no mercado de trabalho em Juiz de Fora?

Independentemente da área escolhida, saiba que é importante se planejar para ingressar no mercado de trabalho de Juiz de Fora. Reunimos as melhores dicas para ajudar você nesse processo. Confira!

Invista na sua formação

Apostar em uma boa formação é uma das melhores formas de se destacar no mercado de trabalho em Juiz de Fora ou em qualquer outro lugar. Por exemplo, cursos de extensão oferecem aperfeiçoamento e têm curta duração. São interessantes para ter um diferencial no currículo por um valor mais acessível.

A pós-graduação também é uma boa opção para ter acesso a mais e melhores oportunidades profissionais. Nesse tipo de curso, você tem a chance de se aprofundar nos conhecimentos e aprimorar habilidades valorizadas pelo mercado profissional.

Desenvolva seus pontos fortes

Desenvolver seus pontos fortes significa focar naquilo que você faz bem, fortalecendo competências que não estão totalmente consolidadas. Isso é importante para que você evolua profissionalmente de modo constante.

O autoconhecimento é o ponto de partida para isso. Faça uma autorreflexão sobre sua vida, seus interesses e o que conquistou até aqui. Vale a pena até anotar. Pense na sua vida profissional, nos empregos que já teve e no que mais gosta de fazer. Conversar com amigos e familiares também pode contribuir para o processo.

Pesquise sobre as oportunidades da região

A internet facilita bastante essa etapa. Você pode buscar oportunidades no mercado de trabalho de Juiz de Fora em sites de vagas ou no LinkedIn. Aliás, é altamente recomendado que você crie um perfil nessa rede social e mantenha-o sempre atualizado para ter acesso a boas oportunidades profissionais de qualquer lugar do mundo.

Outra dica interessante é entregar currículo presencialmente em Juiz de Fora. Estruture um bom documento, coloque-o dentro de um envelope e entregue nas empresas locais em que você gostaria de trabalhar. Lembre-se de ser cordial e breve em seu contato.

Como destacar o currículo no mercado de trabalho de Juiz de Fora?

Falando em currículo, saiba que elaborar um documento claro e eficiente é a chave para ser visto por empresas e recrutadores, seja lá qual for a vaga que você deseja. Listamos abaixo dicas simples para elaborar o seu:

  • coloque informações pessoais no cabeçalho, como nome, e-mail, telefone etc.;
  • escreva o seu objetivo profissional em apenas uma linha;
  • lembre-se de escrever sobre suas formações e experiências profissionais de maneira objetiva;
  • inclua os cursos livres, de idiomas ou de especialização;
  • atividades complementares, como voluntariado ou viagem para o exterior, também podem ser inseridas;
  • revise o currículo com atenção. Ler em voz alta ou mostrar para alguém pode ajudar a diminuir erros;
  • mantenha o documento atualizado constantemente, especialmente no LinkedIn e em sites de vagas.

Por fim, evite fotos, a não ser que sejam uma exigência da empresa. Utilizar recursos gráficos para enfeitar o currículo também não é recomendado. Seja simples e opte por fontes e cores sóbrias para facilitar a leitura do documento.

Foram destacadas aqui várias áreas que encontram grande abertura e absorção de profissionais já formados no mercado de trabalho em Juiz de Fora. Mesmo com os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19, há muitas chances de encontrar vagas e se desenvolver profissionalmente.

Para tanto, é necessário ter em mente que o mercado de trabalho de Juiz de Fora, e de qualquer outra região, exige não só o aperfeiçoamento acadêmico e técnico, mas também o desenvolvimento de competências individuais como responsabilidade, comunicação, resiliência, criatividade, pensamento crítico e inteligência emocional.

E então, tem mais alguma dúvida sobre como se destacar no mercado de trabalho em Juiz de Fora? Deixe um comentário para nós!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!