Visite nosso site
CARREGANDO...
o que faz um designer de interiores
No items found.

Você sabe o que faz um designer de interiores? De modo geral, esse é o profissional responsável por cuidar da área interna de residências, veículos, comércios, indústrias, ambientes corporativos e muito mais.

Para isso, ele segue normas técnicas relacionadas a fatores como luz, ergonomia, acústica e temperatura, trabalhando com foco na necessidade do cliente e entregando o resultado esperado por meio de projetos específicos.

Ficou interessado em saber mais sobre a profissão? Então, continue a leitura, pois vamos explicar como funciona esse trabalho, quais são os requisitos para a formação em Design de Interiores e as áreas de atuação. Confira!

O que faz um designer de interiores?

O designer de interiores trabalha com projetos do interior dos ambientes. Isso acontece mais frequentemente em espaços corporativos e residenciais, mas também pode ocorrer em indústrias, comércios e veículos, como já adiantamos.

Ele tem uma visão abrangente não apenas relacionada à estética como também a questões de segurança, conforto e saúde. Para isso, precisa pensar em cores, proporções, tamanhos e texturas. Assim, o profissional consegue promover harmonia entre o ambiente e as pessoas, lembrando que o trabalho deve se basear também nos gostos de quem frequenta o espaço.

Basicamente, o trabalho do designer de interiores é dividido em planejamento e execução. É necessário elaborar um projeto que conste as ideias e as soluções das necessidades dos clientes. Geralmente, essa etapa é representada por esquemas e plantas.

Com o projeto, é possível elaborar orçamentos, escolher cores, materiais e tamanhos. Para facilitar a visualização, é comum que os profissionais também utilizem recursos 3D. Assim, os clientes conseguem ter uma visão exata de como ficará o ambiente.

Quais são as áreas de atuação?

O profissional formado em Design de Interiores tem amplas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, refletindo em diferentes opções de emprego nesse ramo. A seguir, veja quais são as principais áreas em que esse designer pode trabalhar.

Paisagismo

O designer de interiores que opta por atuar no paisagismo é responsável pelo planejamento e pela execução de projetos voltados para áreas como jardins, terraços e varandas. Nesse processo, ele realiza adaptações de revestimentos, móveis e decoração ao ambiente natural.

Decoração

Já na área da decoração, o profissional faz o planejamento do ambiente com foco na estética e no aspecto visual, então busca trazer harmonia às peças e aos móveis conforme o que o cliente precisa e deseja.

Design de móveis e mobílias

O designer de interiores também pode construir móveis e mobílias. Portanto, ele é responsável por fazer o projeto, a criação e a elaboração desses objetos tanto para clientes quanto para lojas e indústrias de móveis.

Design sustentável

Como a sustentabilidade tem adentrado diversos espaços, o designer de interiores também pode atuar com essa perspectiva. Nesse caso, ele cria projetos que visem à redução do uso de água e energia, fazendo ainda o reaproveitamento de materiais.

Como funciona o curso de Design de Interiores?

Se você deseja ser um designer de interiores, existem três opções de curso atualmente: nível superior na modalidade bacharelado, nível superior na modalidade tecnólogo e curso técnico.

No primeiro caso, os alunos têm cerca de quatro anos de estudo, enquanto o segundo apresenta apenas dois e o terceiro somente um. Na teoria, todos esses cursos conseguem formar um designer de interiores.

Na prática, para obter o Atestado de Responsabilidade Técnica, documento em que o profissional pode se responsabilizar e assinar um projeto, é necessário ter um certificado de, no mínimo, 1.200 horas de aula — ou seja, aquele oferecido apenas por cursos de nível superior.

Por isso, acreditamos ser necessário a busca por uma graduação nessa área, o que vai permitir ao profissional ter mais credibilidade para atuar na profissão. Durante essa formação, os alunos se deparam com disciplinas teóricas e práticas, como:

  • Processo Criativo: a matéria ensina o estudante a resolver problemas, utilizando técnicas e ferramentas para estimular soluções inovadoras;
  • Projetos Mobiliários: essa disciplina é voltada para o ensino da criação de móveis que sejam esteticamente agradáveis e funcionais;
  • História da Arte e do Design: com cunho bem teórico, os alunos se deparam com conceitos e movimentos artísticos que ocorreram ao longo dos séculos;
  • Teorias do Design: matéria focada em explicar o que é o design, a sua origem e quais são os seus principais elementos;
  • Projetos de Interiores: nesse caso, os estudantes conhecem todas as etapas de um projeto, como briefing, plantas, orçamentos e execução da obra.

Para escolher a modalidade de nível superior correta, é importante avaliar as diferenças entre ambas. No caso do bacharelado, a formação é mais abrangente, na qual a maior parte do curso é voltada ao desenvolvimento de projetos, o que envolve desde aulas de perspectiva até de iluminação.

Vale lembrar ainda que é comum a exigência de estágio obrigatório durante o curso e, ao final dele, a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para, enfim, receber o diploma.

Já o tecnólogo é mais enxuto, pois o objetivo é permitir que o profissional ingresse de maneira mais rápida no mercado de trabalho. Então, os alunos têm como foco a elaboração do projeto, realizando também pesquisas sobre texturas, cores, tendências de comportamentos, entre outros assuntos.

Independentemente da sua escolha, não abra mão de ingressar em uma graduação para se tornar um profissional com credibilidade e autoridade na área. Além disso, não se esqueça que a qualificação constante é peça fundamental em qualquer profissão, permitindo a você ter mais chances de conquistar o emprego dos sonhos.

Desse modo, após a graduação, aposte em pós-graduações que vão somar ao seu currículo e fazer de você um profissional bem-sucedido. Com isso, é possível conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho.

Com este artigo, você descobriu o que faz um designer de interiores, quais são as suas principais áreas de atuação e como se formar na área e ser um profissional de sucesso.

Se quiser continuar acompanhando mais novidades e conteúdos sobre essa e outras áreas, aproveite para curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.