Visite nosso site
CARREGANDO...
pós-graduação em psicologia
No items found.

Para conseguir se destacar no mercado de trabalho, é necessário continuar se capacitando por meio do estudo formal. Nesse caso, para os psicólogos, uma ótima opção é ingressar em uma pós-graduação em psicologia.

Existem diferentes opções nas instituições de ensino superior, o que ajudará você a se tornar um profissional mais especializado, competente e com maiores chances de ter sucesso na carreira.

Por isso, neste artigo, separamos 7 possibilidades de pós nessa área para que você escolha aquela que mais se encaixa em seu perfil e objetivos futuros. Para saber mais, continue a leitura!

1. Psicologia social

A pós-graduação em psicologia social é voltada para aqueles que desejam trabalhar em centros comunitários, auxiliando as pessoas a se inserirem socialmente. Nesse caso, os profissionais costumam trabalhar com pacientes que sofrem abusos, têm dependência química, transtornos de saúde mental ou estão desempregados há muito tempo.

Com isso, o trabalho do psicólogo social é ajudar esses indivíduos a terem independência e autonomia. Além disso, ele também pode atuar no planejamento e execução de projetos comunitários, organizando atividades sociais, educativas e recreativas.

Então, para conseguir atuar na profissão, a pós nessa área oferece aos alunos uma formação crítica e aprofundamento do conhecimento, permitindo que eles, após a formação, consigam ter informações sobre a cultura e nível socioeconômico do ambiente onde trabalharão.

2. Psicologia hospitalar

Como o próprio nome já diz, a pós-graduação em psicologia hospitalar auxilia os estudantes a conseguirem amparar e acolher pacientes de hospital, independentemente do grau ou tipo da doença, possibilitando a eles o conforto, bem-estar e saúde no local.

Desse modo, o profissional ajuda o paciente a enfrentar o processo de adoecimento, que causa fragilidade em quem está passando por isso. Portanto, o psicólogo deve estar apto a ter escuta ativa, analisar as dificuldades enfrentadas pelo paciente e orientá-lo.

Além disso, esse profissional também pode atuar junto à família, que também está fragilizada e necessita de cuidado.

3. Psicanálise

Uma das áreas mais desejadas pelos estudantes de psicologia é a psicanálise. Então, após a graduação, é necessário fazer uma pós na área para, enfim, se tornar psicanalista. Ao longo do curso, os alunos se deparam com os estudos do pai da psicanálise, Sigmund Freud, além de outros estudiosos como Jacques Lacan e Carl Jung.

Nesse sentido, a pós visa oferecer aos alunos as características da teoria psicanalítica, os tratamentos e as estruturas clínicas. Além disso, fornece os conceitos da psicanálise e a sua história, considerando os avanços que ocorreram ao longo dos séculos.

Durante as aulas, os estudantes aprendem as técnicas utilizadas pelos estudiosos a fim de tratar os desequilíbrios psíquicos, como a análise de sonhos e associação livre.

4. Psicologia clínica

A psicologia clínica é o ramo mais conhecido, já que se refere ao trabalho do psicólogo nas consultas com os pacientes. A pós-graduação nessa área tem como objetivo aperfeiçoar o conhecimento da psicologia clínica, que trata aqueles que apresentam algum mal-estar de nível psicológico.

Portanto, a pós tem como objetivo fornecer aos estudantes a capacidade de escutar ativamente os pacientes, ouvindo as suas histórias e auxiliando a oferecer a eles um alívio emocional.

Ao longo desse processo, o paciente consegue se conhecer melhor, ganhando autonomia para lidar com os seus próprios anseios e emoções de um modo mais saudável.

5. Psicologia organizacional e do trabalho

Essa é uma das áreas mais promissoras da psicologia, pois as empresas perceberam que devem priorizar a saúde mental dos seus colaboradores, fornecendo qualidade de vida e satisfação a eles. Afinal, esses dois itens influenciam diretamente na produtividade no ambiente de trabalho, o que, é claro, impacta nos lucros da organização.

Por isso, os gestores começaram a se preocupar com o bem-estar dos colaboradores, o que acarretou a necessidade de contar com um psicólogo dentro das empresas. Portanto, o foco desse profissional é atuar na gestão de pessoas, além de poder trabalhar no recrutamento e seleção, junto ao departamento de Recursos Humanos.

Outro papel desse psicólogo é trabalhar na administração de conflitos internos, proporcionando também a identificação de habilidades dos colaboradores e, ainda, prevenindo enfermidades ocupacionais provocadas pelo estresse.

6. Neuropsicologia

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos psicólogos sobre os distúrbios neurológicos, existe a pós-graduação em neuropsicologia. Nesse sentido, o profissional estuda as relações existentes entre o cérebro e o comportamento.

Com a pós-graduação nessa área, o psicólogo se torna apto a entender os mecanismos de função cerebral a partir de aspectos como neurotransmissores, anatomia, funções cognitivas, entre outros.

Por meio desse trabalho, o psicólogo pode identificar as disfunções do paciente, com o uso de testes neuropsicológicos e entrevistas, realizando assim o diagnóstico. A partir disso, ele é capaz de iniciar um plano de trabalho com o objetivo de promover a reabilitação do paciente.

7. Psicologia infantil

Outra opção de pós-graduação é a psicologia infantil, permitindo que os alunos consigam adquirir formação criativa e crítica para lidar com crianças, lembrando que a abordagem para elas é bem diferente em relação aos adultos.

Ao longo do curso, os estudantes aprendem sobre desenvolvimento infantil, saúde mental da criança, transtornos mentais que afetam essa faixa etária e muito mais. Para isso, eles lidam com diferentes abordagens dentro da psicologia.

Vale destacar, ainda, que esse curso trabalha com os fundamentos da psicologia infantil e o nosso mundo contemporâneo, o que permite a elaboração da relação deles com as nossas novas necessidades educacionais.

Dessa forma, existem diferentes possibilidades de pós para escolher dentro da psicologia. Ao se especializar, o seu currículo fica mais enriquecido e você se torna um profissional mais capacitado para atuar na área em que deseja.

No entanto, não se esqueça que, para usufruir corretamente dos benefícios proporcionados pela pós-graduação em psicologia, é importante saber escolher a instituição de ensino superior. Portanto, o ideal é pesquisar bastante sobre as opções, avaliando quesitos como credibilidade, tradição, estrutura física e corpo docente.

Então, ficou interessado em continuar os estudos e iniciar uma pós-graduação? Nesse caso, entre em contato conosco para conhecer as nossas opções de curso e tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.