Visite nosso site
CARREGANDO...
como-e-o-curso-de-psicologia
No items found.

Para estudar os processos mentais e comportamentais do ser humano, incluindo a sua relação com o ambiente e a sociedade, existe o trabalho do psicólogo. Antes de chegar a exercer a profissão, no entanto, é necessário se formar na graduação, por isso é importante conhecer um pouco melhor como é o curso de Psicologia.

Isso inclui, portanto, conhecer a matriz curricular, as características do curso, as principais abordagens adotadas pelos profissionais e os campos possíveis de atuação. Tem interesse no assunto? Então continue a leitura deste post, pois vamos apresentar os principais detalhes sobre essa área!

Quais são as principais abordagens do psicólogo?

Assim como em qualquer profissão, o psicólogo pode atuar por meio de diferentes abordagens. No caso da Psicologia, as mais conhecidas são a Psicanálise, a Teoria Cognitivo Comportamental (TCC) e a Psicologia Junguiana. Confira os detalhes de cada uma delas a seguir.

Psicanálise

Criada por Sigmund Freud, a Psicanálise investiga a psique humana, considerando que os processos psíquicos são frutos do inconsciente, então a consciência é apenas uma parte da nossa psique. Além disso, de maneira bem resumida, a teoria psicanalítica acredita que as nossas tendências sexuais têm influência direta nos processos psíquicos do inconsciente.

Teoria Cognitivo Comportamental

Ao contrário da psicanálise, que busca investigar questões ocultas no paciente, frequentemente com raízes no passado, a TCC foca no presente, com o objetivo de mudar crenças e pensamentos em busca de uma alteração emocional acompanhada de um comportamento sólido e permanente.

Psicologia Junguiana

Também conhecida como Psicologia Analítica, a Psicologia Junguiana tem base nos estudos de Carl G. Jung, focando na busca da essência do indivíduo, aquilo que ele realmente é, para que assim seja possível elaborar uma forma de vida de acordo com o próprio ser. Essa terapia une fatores inconscientes aos conscientes, com o objetivo de equilibrar o interno e o externo.

Quais são os campos de trabalho do psicólogo?

Ainda que seja comum associar a figura do psicólogo a um consultório particular, saiba que existem diversas possibilidades de atuação para esse profissional. Veja algumas delas abaixo.

Psicologia clínica

Essa é a atuação mais conhecida do psicólogo. O profissional faz com que o paciente busque o autoconhecimento na sala da terapia, que é um ambiente privado para o indivíduo expor suas angústias, seus receios, as alegrias ou qualquer emoção que estiver sentindo, aprendendo a lidar com ela.

Psicologia hospitalar

Para cuidar da recuperação física e mental de um paciente no hospital, existe o psicólogo hospitalar, que atua com uma equipe multidisciplinar, contando com médicos, enfermeiros, nutricionistas etc.

Orientação profissional

A escolha de uma profissão não costuma ser uma decisão fácil para as pessoas, por isso vale a pena contar com uma ajuda profissional nesse momento. Para isso, existe o psicólogo responsável por orientar os alunos a selecionar a profissão ideal para eles com base em suas características e objetivos de vida.

Psicologia organizacional e do trabalho

Essa modalidade diz respeito ao psicólogo do RH (Recursos Humanos), que tem diversas tarefas: a contratação de novos colaboradores, o desligamento de funcionários, o desenvolvimento do pessoal e a orientação quanto à carreira e/ou atuação na empresa.

Neuropsicologia

A área da neuropsicologia tem como objetivo avaliar, diagnosticar e tratar distúrbios ligados à cognição, que é a capacidade de adquirir um conhecimento. O profissional atende pacientes que têm dificuldades com memória, atenção e aprendizado em geral.

Psicologia educacional

Nesse caso, o profissional busca ajudar as crianças que estão com dificuldade na aprendizagem, auxiliando também os pais na orientação adequada. Além disso, o psicólogo pode planejar programas educacionais.

Comportamento do consumidor

Voltada para ajudar a equipe de marketing e publicidade a angariar e fidelizar mais clientes, essa área da Psicologia estuda o comportamento de um grupo de consumidores específicos, com o propósito de identificar os seus padrões.

Psicologia esportiva

Essa área de atuação tem como objetivo orientar os atletas, preparando-os emocionalmente para treinos e competições, fazendo com que eles fiquem mais motivados e calmos. Assim, o rendimento deles é maximizado, além de haver uma melhor harmonia entre a equipe e os técnicos.

Psicologia jurídica

O psicólogo jurídico pode atuar em diferentes locais: em presídios, para avaliar psicologicamente os detentos, ou em Juizados da Infância e Juventude, cuidando de casos de violência contra menores.

Como é o curso de Psicologia em instituições de ensino superior?

Até o momento, você conseguiu entender um pouco melhor as diferentes abordagens e atuações do psicólogo. Agora, chegou a hora de entender como é o curso de Psicologia nas diversas faculdades, universidades e centros de ensino superior.

Características da graduação

Como o curso pretende formar profissionais capazes de analisar, diagnosticar e cuidar de pacientes com os mais variados distúrbios e doenças da mente, é importante que os alunos tenham paciência e empatia, desenvolvendo essas habilidades com o decorrer da graduação.

O curso tem 5 anos, sendo dividido em 10 semestres. É possível escolher a modalidade do bacharelado, que é voltada para o mercado de trabalho, prestando atendimento à população, ou a licenciatura, cujo foco é a pesquisa acadêmica e docência, podendo também trabalhar como orientador educacional.

Matriz curricular

Durante o curso, os alunos têm disciplinas teóricas — que são a maioria — e práticas, estudando sobre o desenvolvimento humano em diferentes fases da vida, a prevenção e o tratamento de patologias, a análise e o diagnóstico de pacientes, além de conhecer as características das doenças e dos distúrbios mentais. Para isso, as disciplinas mais comuns dessa graduação são:

  • Código de Ética do Psicólogo;
  • Análise do Comportamento;
  • Avaliação Psicológica;
  • Neurociência Básica;
  • Orientação Profissional;
  • Técnicas de Exame Psicológico;
  • Dinâmicas dos Grupos e Relações Humanas.

Estágios na áreas

Para conseguir se formar, é necessário que o estudante faça um estágio supervisionado. Aliás, o mais recomendado é que ele tenha diferentes experiências profissionais durante a graduação para que, após formado, saiba em qual área deseja atuar. É possível estagiar em hospitais, clínicas e até mesmo como orientador vocacional. Como você pode perceber, opções não faltam.

Neste artigo você conseguiu entender como é o curso de Psicologia, inclusive as modalidades de abordagem e possibilidades de áreas para trabalhar. Caso tenha se interessado, o próximo passo é escolher a instituição de ensino para cursar a graduação.

Entre em contato conosco e saiba como é o nosso curso de Psicologia e tire quaisquer dúvidas sobre o assunto!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.