Visite nosso site
CARREGANDO...
vocação profissional
No items found.

Seguir o coração ou escolher uma profissão que garanta estabilidade financeira? Quando o assunto é vocação profissional, encontrar o caminho certo parece complicado demais, especialmente para jovens recém-formados no Ensino Médio. As incertezas e ansiedades são muitas, assim como as variadas alternativas de cursos de graduação.

Sabemos que essa decisão costuma ser difícil, pois deixa muitos jovens apreensivos. Por isso, preparamos um conteúdo especial para ajudar você a descobrir sua vocação profissional. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post até o final!

Entenda o que é vocação profissional

É importante salientar que a descoberta da vocação profissional não é instantânea, tampouco ocorre do dia para a noite. Na verdade, ela é desenvolvida de forma contínua. Além disso, depende de vários fatores e se baseia em diferentes decisões tomadas ao longo da nossa vida.

Parece complexo? Em palavras simples, queremos dizer é que a crença de que nascemos com um dom especial para uma carreira específica não é correta. Você não precisa, por exemplo, ser um desenhista nato para ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo. Se houver realmente o interesse, a habilidade de desenhar poderá ser aprimorada durante a graduação e os anos de experiência no mercado de trabalho.

Além disso, a ideia de precisarmos trabalhar na mesma profissão até a aposentadoria é muito ultrapassada. Decerto, existem pessoas que conseguem fazer isso e permanecem satisfeitas com as suas decisões pelo resto da vida. No entanto, muita coisa pode mudar ao longo de sua jornada profissional, enquanto você adquire, ou descobre, habilidades que serão úteis para seguir outra carreira.

Você, provavelmente, ainda vai ouvir falar de alguém que trabalhou por anos na mesma profissão e que, por qualquer motivo, mudou de ideia, redescobriu-se e hoje está vislumbrando outros caminhos. E tudo bem, isso é perfeitamente normal.

Veja 6 estratégias para encontrar a vocação profissional

Agora que você já entendeu o que é a vocação profissional, é hora de falarmos sobre algumas ações capazes de auxiliar esse processo de descoberta. Olha só!

1. Pratique o autoconhecimento

Você só vai descobrir o que quer fazer se começar a investir no autoconhecimento. Isso porque quem se conhece a fundo consegue identificar habilidades, qualidades e limitações, bem como controlar melhor as suas emoções. Saiba que esse é um exercício essencial para quem deseja realizar escolhas seguras, independentemente de quais forem.

Para começar, o que acha de responder algumas perguntas simples sobre si mesmo? Listamos, a seguir, algumas sugestões!

  • Quais atividades me dão mais prazer?
  • Quais são os meus talentos e as minhas qualidades?
  • Em que tipo de ambiente profissional eu sonho trabalhar?
  • Quais situações me deixam com medo?
  • Eu confio no meu potencial?
  • O que eu mais gosto sobre mim?
  • Quais são as minhas fraquezas?
  • Como eu reajo em determinadas situações?
  • O que eu gostaria de mudar sobre mim?

Aqui vai outra dica: responda essas questões em uma folha de papel. Ao escrever, você organiza melhor os seus pensamentos, estabelece prioridades e consegue ter clareza acerca do que realmente quer para a sua vida de modo geral.

2. Considere seus gostos e suas preferências

É comum ouvir uma série de palpites enquanto estamos em busca da vocação profissional, especialmente de pais e mães. Em alguns casos, isso é positivo, pois alguém pode indicar um caminho diferente, mas compatível com o seu perfil. Em outras situações, é possível que você se sinta na obrigação de realizar uma escolha apressada.

Por esse motivo, é preciso considerar sempre seus gostos e suas preferências, independentemente do que outras pessoas veem como o certo. Lembre-se: sua escolha deve ser baseada no que você acredita que lhe trará felicidade, tudo bem? E se o arrependimento bater lá na frente, permita-se mudar de ideia e encontrar novos rumos.

3. Conheça o mercado de trabalho

A descoberta pela vocação profissional também envolve muita pesquisa. Portanto, é essencial buscar informações sobre faculdades, cursos e carreiras que atraem você, seja nas redes sociais, seja no YouTube, seja pessoalmente, conversando com coordenadores, professores e estudantes. O mercado de trabalho é outro fator a ser avaliado de perto.

Enquanto estiver pesquisando o mercado, considere questões como:

  • os salários das profissões;
  • as tendências dessas profissões para o futuro;
  • os cargos e suas promoções;
  • os cursos de especialização e pós-graduação disponíveis;
  • a concorrência e a competitividade.

4. Converse com profissionais de diferentes áreas

Quer ter uma amostra concreta de como funciona uma profissão, na prática? Então, converse com um profissional que atua nela. Essa é uma boa maneira para analisar se aquela carreira se encaixa em suas expectativas.

Dessa forma, participe de feiras estudantis, visite faculdades e busque fóruns ou comunidades no LinkedIn voltadas ao setor que você pretende trabalhar. Também pergunte sobre os principais desafios da profissão, como funciona o mercado de trabalho e quais são as vantagens daquela carreira, por exemplo.

5. Faça testes vocacionais

Na web, é possível encontrar uma série de testes vocacionais gratuitos que ajudam a encontrar a profissão ideal. Normalmente, são questionários simples e rápidos que identificam características e habilidades, relacionando-as com carreiras que se encaixam ao seu perfil. Legal, não é mesmo?

6. Busque ajuda especializada

Por fim, se ainda sentir dificuldade para encontrar a vocação profissional, recomendamos que busque ajuda especializada. Saiba que existem psicólogos e orientadores capacitados para trabalhar especificamente com essa questão, ajudando jovens e profissionais experientes a encontrarem seus caminhos por meio da orientação vocacional.

Por meio de testes completos, dinâmicas e entrevistas, esses profissionais podem ajudar a achar as alternativas mais acertadas para você.

Essas foram as seis estratégias para encontrar a sua vocação profissional! Como dissemos, esse processo ocorre ao longo da vida, não é rápido e se baseia em várias escolhas que fazemos durante esse trajeto. Lembre-se de que nenhuma decisão precisa ser definitiva. Afinal, é possível adquirir novas habilidades e se interessar por uma carreira totalmente diferente da que escolheu no passado, por exemplo.

Gostou deste post e quer conferir mais conteúdos especiais? Então, siga o UniAcademia nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.