Visite nosso site
Ensino

Vocação profissional: 6 estratégias para encontrar a sua!

Ensino

Vocação profissional: 6 estratégias para encontrar a sua!

Seguir o coração ou escolher uma profissão que garanta estabilidade financeira? Quando o assunto envolve vocação profissional, encontrar o caminho certo parece complicado demais, especialmente para jovens recém-formados no Ensino Médio. As incertezas e as ansiedades são muitas, assim como as variadas alternativas de cursos de graduação.

Sabemos que essa decisão costuma ser difícil, pois deixa muitos indivíduos apreensivos. Por isso, preparamos um conteúdo especial para ajudar você a descobrir a sua vocação profissional. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post até o final!

Entenda o que é vocação profissional

É importante salientar que a descoberta da vocação profissional não é instantânea, tampouco ocorre do dia para a noite. Na verdade, ela é desenvolvida de forma contínua. Além disso, depende de vários fatores e se baseia em diferentes decisões tomadas ao longo da nossa vida.

Parece complexo? Em palavras simples, queremos dizer é que a crença de que nascemos com um dom especial para uma carreira específica não é correta. Você não precisa, por exemplo, ser um desenhista nato para ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo. Se houver realmente o interesse, a habilidade de desenhar poderá ser aprimorada durante a graduação e nos anos de experiência no mercado de trabalho.

Além disso, a ideia de precisarmos trabalhar na mesma profissão até a aposentadoria é muito ultrapassada. Ainda existem pessoas que conseguem fazer isso e permanecem satisfeitas com as suas decisões pelo resto da vida. No entanto, muita coisa pode mudar ao longo de sua jornada profissional, enquanto você adquire ou descobre habilidades que serão úteis para seguir outra carreira.

Você, provavelmente, ainda vai ouvir falar de alguém que trabalhou por anos na mesma profissão e que, por qualquer motivo, mudou de ideia, se redescobriu e, hoje, está vislumbrando outros caminhos — e tudo bem, isso é perfeitamente normal.

Veja 6 estratégias para encontrar a vocação profissional

Agora que você já entendeu o que é a vocação profissional, é hora de falarmos sobre algumas ações capazes de auxiliar nesse processo de descoberta. Confira a seguir!

1. Pratique o autoconhecimento

Você só vai descobrir o que quer fazer se começar a investir no autoconhecimento. Isso porque quem se conhece a fundo consegue identificar habilidades, qualidades e limitações, bem como controlar melhor as suas emoções. Saiba que esse é um exercício essencial para quem deseja realizar escolhas seguras, independentemente de quais forem.

Para começar, o que acha de responder a algumas perguntas simples sobre si mesmo? Listamos, a seguir, algumas sugestões:

  • Quais atividades me dão mais prazer?
  • Quais são os meus talentos e as minhas qualidades?
  • Em que tipo de ambiente profissional eu sonho trabalhar?
  • Quais situações me deixam com medo?
  • Eu confio no meu potencial?
  • Do que eu mais gosto sobre mim?
  • Quais são as minhas fraquezas?
  • Como eu reajo em determinadas situações?
  • O que eu gostaria de mudar sobre mim?

Aqui vai outra dica: responda a essas questões em uma folha de papel. Ao escrever, você organiza melhor os seus pensamentos, estabelece prioridades e consegue ter clareza acerca do que realmente quer para a sua vida de modo geral.

2. Considere os seus gostos e as suas preferências

É comum ouvir uma série de palpites enquanto estamos em busca da vocação profissional, especialmente de pais e mães. Em alguns casos, isso é positivo, pois alguém pode indicar um caminho diferente, mas compatível com o seu perfil. Em outras situações, é possível que você se sinta na obrigação de fazer uma escolha apressada.

Por esse motivo, é preciso considerar sempre os seus gostos e as suas preferências, independentemente do que outras pessoas veem como o certo. Lembre-se: a sua decisão deve ser baseada no que você acredita que trará felicidade, tudo bem? Se o arrependimento bater lá na frente, simplesmente permita-se mudar de ideia e encontrar novos rumos.

3. Conheça o mercado de trabalho

A descoberta da vocação profissional também envolve muita pesquisa. Portanto, é essencial buscar informações sobre faculdades, cursos e carreiras que atraem você, seja nas redes sociais, seja no YouTube, seja pessoalmente, conversando com coordenadores, professores e estudantes. O mercado de trabalho é outro fator a ser avaliado de perto.

Enquanto estiver o pesquisando, considere algumas questões, como:

  • os salários das profissões;
  • as tendências dessas profissões para o futuro;
  • os cargos e as suas promoções;
  • os cursos de especialização e pós-graduação disponíveis;
  • a concorrência e a competitividade.

4. Converse com profissionais de diferentes áreas

Quer ter uma amostra concreta de como funciona uma profissão na prática? Então, converse com um profissional que atua nela. Essa é uma boa maneira para analisar se aquela carreira se encaixa em suas expectativas.

Dessa forma, participe de feiras estudantis, visite faculdades e busque fóruns ou comunidades no LinkedIn voltados ao setor em que você pretende trabalhar. Também pergunte sobre os principais desafios da profissão, acerca de como funciona o mercado de trabalho e quais são as vantagens daquela carreira, por exemplo.

5. Procure testes on-line

Na web, é possível encontrar uma série de testes gratuitos que ajudam a encontrar a profissão ideal. Normalmente, são questionários simples e rápidos que identificam características e habilidades, relacionando-as com carreiras que se encaixam ao seu perfil. Legal, não é mesmo?

No entanto, lembre-se de que esses testes não se igualam aos testes vocacionais. Afinal, esses últimos são avaliações profissionais e muito mais elaboradas. Os testes on-line são interessantes apenas para mostrar novas possibilidades, mas nem sempre serão totalmente compatíveis com você, já que são avaliações genéricas.

6. Busque ajuda especializada

Por fim, se ainda sentir dificuldade para encontrar a vocação profissional, recomendamos que você busque ajuda especializada. Saiba que existem psicólogos e orientadores capacitados para trabalhar especificamente com essa questão, ajudando jovens e profissionais experientes a encontrarem os seus caminhos por meio da orientação vocacional.

Por meio de testes completos, dinâmicas e entrevistas, eles podem ajudá-lo a achar as alternativas mais acertadas para você.

Saiba mais sobre o teste vocacional

Para descobrir a sua vocação profissional, um aliado que pode ser interessante é o teste vocacional. Certamente, você já ouviu falar dele, não é mesmo? Essa é uma metodologia que consegue identificar as habilidades de uma pessoa, além dos traços de personalidade e dos seus interesses.

Sendo assim, o foco do teste vocacional é possibilitar que você possa descobrir quais são as suas principais características e, com isso, consiga escolher uma carreira com base nelas. No entanto, o resultado do teste não vai definir a sua vida, já que a escolha continua sendo sua. No máximo, ele vai ajudá-lo a se nortear no universo profissional.

Como o teste vocacional funciona?

Ele conta com várias perguntas, que geralmente são pré-definidas, sendo baseadas no seu comportamento no dia a dia, nas preferências pessoais, na sua forma de ver o mundo etc. Basicamente, você passa por uma avaliação de inteligência, de personalidade e de aptidão profissional.

Além disso, existem diferenças entre os testes. Enquanto alguns apenas envolvem os questionários, outros também contam com sessões com psicólogos, o que pode incluir exercícios e diferentes dinâmicas. Sendo assim, essa avaliação funciona como uma orientação profissional, na qual a pessoa consegue passar por um processo de autoconhecimento para analisar as suas possibilidades de carreiras.

Portanto, o teste precisa ser encarado como um instrumento de reflexão, em que as profissões que mais combinam com você, por causa de aptidões e preferências, são sugeridas.

Quem pode aplicar?

Como o teste vocacional lida diretamente com as pessoas, geralmente, ele é feito com psicólogos, que são os profissionais mais capacitados para lidar com essas situações. Além disso, eles são os únicos autorizados a aplicarem esse teste, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia.

Com esses profissionais, é possível passar por uma avaliação em que haja embasamento teórico e científico, o que é fundamental para um resultado coerente com quem você é.

Quais são as vantagens?

Como um instrumento de autoconhecimento, o teste vocacional é muito importante na descoberta da vocação profissional. Afinal, por meio dele, é possível encontrar o (tão desejado) equilíbrio entre os seus desejos e as suas qualidades e as exigências do mundo profissional.

Desse modo, o teste o ajuda a encontrar uma profissão que se aproxime do seu ideal de vida, levando em conta as suas características pessoais e as habilidades. Mas, para que isso aconteça, é fundamental que você responda às perguntas com sinceridade e se comprometa verdadeiramente com esse processo.

Além disso, mesmo após o resultado do teste vocacional, é importante pesquisar a fundo sobre as possíveis profissões, incluindo rendas, cargos, atribuições e a situação do mercado de trabalho. Tudo isso vai ajudá-lo a tomar uma decisão que realmente combine com o que você espera de um futuro profissional.

Neste artigo, falamos sobre as seis estratégias para encontrar a sua vocação profissional, além de nos aprofundarmos nos testes vocacionais. Como dissemos, esse processo ocorre ao longo da vida, não é rápido e se baseia em várias escolhas que fazemos durante esse trajeto. No entanto, lembre-se de que nenhuma decisão precisa ser definitiva. Afinal, é possível adquirir novas habilidades e se interessar por uma carreira totalmente diferente da que escolheu no passado, por exemplo.

Gostou deste post e quer conferir mais conteúdos especiais? Então, assine a nossa newsletter para receber os nossos materiais diretamente na sua caixa de entrada do e-mail!


Decida sua carreira

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!