Visite nosso site
Ensino

Curso de Arquitetura e Urbanismo: tudo o que você precisa saber!

Ensino

Curso de Arquitetura e Urbanismo: tudo o que você precisa saber!

Para quem busca uma profissão de relevância para a sociedade, o curso de Arquitetura e Urbanismo certamente é uma opção que merece ser considerada. Afinal, essa é uma área que visa cuidar do bem-estar das pessoas no que se refere à organização de espaços internos e externos que interferem no cotidiano de todos nós.

Não à toa, Arquitetura e Urbanismo está entre as graduações mais buscadas pelos estudantes brasileiros, segundo o Censo da Educação Superior de 2018. Se você faz parte desse grupo, vale a pena conhecer melhor as características desse curso e o mercado de trabalho para quem segue carreira como arquiteto urbanista.

Preparamos este post com as informações que você precisa para tirar as suas dúvidas sobre essa formação. No final, ficará mais fácil saber se é o que você almeja para o seu futuro profissional. Continue a leitura!

Guia para escolher o curso

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo?

Com duração de 5 anos, o curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais capazes de planejar ambientes, conciliando três fatores essenciais: funcionalidade, conforto e estética. Além disso, o curso busca conscientizá-los quanto aos impactos que cada projeto arquitetônico pode causar na sociedade e no meio ambiente.

Para você ter uma noção mais precisa de como é o curso de Arquitetura e Urbanismo, listamos algumas disciplinas que compõem a grade curricular.

  • Conforto Ambiental;
  • Iluminação Eficiente na Arquitetura;
  • Instalações Prediais Elétricas;
  • Instalações Prediais Hidráulicas;
  • Gerenciamento de Projetos e Obras;
  • História das Artes e Estética;
  • Maquetes e Modelos;
  • Paisagismo;
  • Planejamento Urbano e Regional;
  • Projeto de Arquitetura e Urbanismo;
  • Projeto de Interiores;
  • Tecnologia das Construções.

Como você pode ver, a grade curricular contempla não só assuntos teóricos, mas também atividades que dão aos alunos a chance de aprender na prática o que estudam na sala de aula. É o caso de disciplinas como "Projeto de Arquitetura e Maquetes e Modelos". Nelas, os estudantes podem desenvolver projetos e maquetes como se estivessem prestando um serviço real para clientes.

Para proporcionar uma formação ainda mais completa, o curso de Arquitetura e Urbanismo inclui a disciplina de estágio supervisionado. Nesse momento, o aluno consegue dar os seus primeiros passos com uma experiência no mercado de trabalho e começar a trabalhar o networking, ou seja, a construção de uma rede de contatos que pode ser útil no seu futuro.

Quais são as áreas de atuação para arquitetos?

O estágio supervisionado também é importante para que o futuro arquiteto conheça um pouco mais sobre as diversas áreas de atuação que o mercado oferece. A seguir, destacamos as principais.

Projetos de Arquitetura

Certamente o campo de atuação mais conhecido, consiste em desenvolver projetos de edificações, tanto do zero quanto de reformas. O arquiteto concebe a ideia do projeto, elabora o desenho e define os materiais a serem utilizados, como tipo de piso, revestimentos de paredes, esquadrias e muitos outros.

Acompanhamento de obras

Nessa área, o profissional fica responsável por acompanhar a execução da obra depois que o projeto já foi finalizado. Assim, deve monitorar a execução dos procedimentos para que sejam feitos da forma correta e dentro do prazo.

Decoração de interiores

Em edificações já prontas, o trabalho do arquiteto também é útil na hora de decorar os ambientes. É possível não só escolher os móveis, mas também desenhá-los de acordo com as preferências de cada cliente, selecionando cores, materiais e posicionamento de cada um no ambiente.

Paisagismo

Esse campo de atuação permite que o profissional projete desde praças e parques até jardins em propriedades privadas. A harmonização entre o meio ambiente e as construções é o grande objetivo da área.

Urbanismo

Cada vez mais relevante para quem faz o curso de Arquitetura e Urbanismo, essa área é voltada para o desenvolvimento sustentável dos espaços urbanos. Projetos de vias de transporte, bairros e até mesmo cidades inteiras fazem parte da atuação do profissional.

Restauração

Esse é o ramo ideal para quem se interessa por Arquitetura antiga. Isso porque os arquitetos são requisitados para trabalhar na restauração de edificações históricas, como os prédios tombados pelo patrimônio histórico, a fim de preservar suas características originas.

Qual é o perfil de quem estuda Arquitetura e Urbanismo?

Agora que você sabe como é o curso de Arquitetura e Urbanismo e as áreas de atuação do profissional, resta descobrir se tem o perfil de quem costuma apostar na área. Confira algumas características e habilidades que podem ajudar na formação de um arquiteto.

Criatividade

Boa parte das atividades de um arquiteto gira em torno da sua capacidade de criar algo. Seja para imaginar um prédio onde há apenas um terreno, seja para decorar uma casa inteira, esse profissional precisa ter ideias com facilidade. Por isso, criatividade e inovação são traços que não podem faltar no seu perfil.

Gosto pelas artes

O curso de Arquitetura e Urbanismo inclui o estudo de História da Arte na sua grade curricular, de modo que não é difícil entender por que o gosto pelas artes também costuma ser uma característica de quem investe nessa formação. Ter sensibilidade artística faz toda a diferença na hora de buscar a harmonia estética dos espaços.

Interesse em se atualizar

A área da Arquitetura é bastante dinâmica e está sempre em transformação, como novos estilos sendo apresentados e novas técnicas construtivas sendo criadas. Logo, é fundamental ter interesse em estudar para se manter atualizado em relação às principais inovações do setor.

Boa comunicação

O arquiteto atua em conjunto com outros profissionais, como os engenheiros, operários de obras e outros. Desse modo, estabelecer um bom canal de comunicação entre todos os envolvidos em um projeto é essencial para fazer um trabalho de qualidade.

Afinidade com números

Tanto o curso quanto a atividade profissional em Arquitetura e Urbanismo envolvem cálculos de diversas naturezas. Alguns exemplos são os cálculos que precisam ser feitos durante a elaboração de um projeto, como na hora de definir os tamanhos das janelas de uma edificação e os orçamentos de obras. Consequentemente, saber lidar com números também é importante.

Como é o mercado de trabalho para quem faz Arquitetura?

Antes de escolher uma profissão, a recomendação é consultar o mercado de trabalho da área para saber se estão sendo oferecidas boas oportunidades para os recém-formados. Saiba que conhecer mais sobre a área pode ajudar a diminuir a ansiedade pré-vestibular, principalmente se você sentir incertezas quanto ao futuro.

No caso de quem faz Arquitetura e Urbanismo, é preciso enfrentar um mercado competitivo, com empresas em busca de profissionais atualizados e que investem no marketing pessoal. Além de vagas em construtoras e órgãos públicos, o profissional recém-formado pode prestar consultoria e abrir seu próprio escritório de arquitetura.

O salário de um arquiteto varia muito de acordo com as áreas de atuação e cargos dentro das empresas. De acordo com o Site Nacional de Empregos (SINE), o salário médio inicial de um arquiteto Trainee em empresas de pequeno porte é de R$ 2.740. Para o cargo Master em grandes empresas, o salário médio é de R$ 11.306,48.

Arquitetura ou Engenharia Civil: qual curso devo fazer?

As semelhanças entre Arquitetura e Engenharia Civil confundem os estudantes que já pesquisaram um pouco sobre os dois cursos. É verdade que engenheiros e arquitetos podem trabalhar juntos nas fases de planejamento e execução de uma obra, mas saiba que eles têm formações distintas e desempenham funções diferentes.

O arquiteto tem uma formação mais para as ciências humanas comparado ao engenheiro. No curso de Arquitetura, o aluno passa por disciplinas para entender a parte estética, histórica e funcional dos espaços, uma abordagem que não é presente em Engenharia.

O que considerar na busca por uma instituição de ensino?

Se você chegou até aqui, já conhece as principais informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo. Agora, o que acha de começar a procurar uma instituição de ensino perto de você? Para começar com o pé direito, saiba exatamente o que é preciso considerar na hora de avaliar uma instituição. Confira e aproveite as dicas!

Localização

A localização da instituição tem impacto direto na sua rotina enquanto aluno. Já pensou passar horas nas estradas para ir e voltar das aulas? O trânsito faz você perder tempo e as suas horas de sono podem ficar comprometidas se a faculdade for muito distante da sua residência. Isso sem falar do nível de estresse, concorda?

Então, veja se a instituição oferece mais de um campus. Talvez você encontre um perto de você. O UniAcademia, por exemplo, conta com quatro campus em Juiz de Fora (MG), o que facilita o deslocamento dos alunos.

Infraestrutura

É na faculdade que você passará boa parte do tempo nos próximos anos. Então, faça uma escolha bem pensada, considerando as questões da infraestrutura. Conforto e qualidade dos espaços de convivência, ar-condicionado nas salas de aula e bibliotecas completas e equipadas são alguns exemplos para ficar de olho antes de tomar uma decisão.

Parcerias e convênios com empresas

A parceira e convênio com empresas permite que a instituição de ensino prepare os alunos para os atuais desafios do mercado de trabalho, em suas diversas áreas de atuação. As parcerias se mostram importantes, principalmente, quando o aluno busca empresas para realizar estágios obrigatórios, com a finalidade de cumprir a carga horária necessária para terminar o curso de graduação.

Bolsas e incentivos de ingresso

Também é importante avaliar se a instituição é acessível do ponto de vista financeiro. Verifique se são oferecidas bolsas e outras formas de incentivo ao ingresso do aluno e à continuidade dos estudos, como desconto nas mensalidades e programas de financiamento. São opções que motivam alunos que estão em situações de maior vulnerabilidade social a manter os estudos e não interromper a graduação.

Como vimos, buscar uma formação de qualidade também é fundamental para você se sair bem na carreira como arquiteto. Portanto, procure fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo em uma instituição de ensino renomada, com infraestrutura adequada e professores capacitados, que podem contribuir para sua formação profissional.

Arquitetura e Urbanismo é mesmo a sua escolha perfeita? Então, acesse a página do curso no UniAcademia e fique por dentro de todos os detalhes sobre essa formação.

Guia para escolher o curso

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!