Visite nosso site
CARREGANDO...
curso de arquitetura e urbanismo
No items found.

Para quem busca uma profissão de grande relevância para a sociedade, o curso de Arquitetura e Urbanismo certamente é uma opção que merece ser considerada. Afinal, essa é uma área que está diretamente ligada ao bem-estar das pessoas, uma vez que é voltada para a organização de espaços internos e externos que interferem no cotidiano de todos nós.

Não à toa essa graduação está entre as que mais atraem estudantes no Brasil, segundo o Censo da Educação Superior de 2018. Por isso, vale a pena conhecer melhor as principais características desse curso, bem como do mercado de trabalho para quem segue carreira como arquiteto urbanista.

Pensando nisso, preparamos este post com as informações que você precisa para tirar as suas dúvidas sobre essa formação e descobrir se é o que você almeja para o seu futuro profissional. Ficou interessado? Continue a leitura!

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo?

Com duração de 5 anos, essa graduação forma profissionais capazes de planejar ambientes conciliando três fatores essenciais: a funcionalidade, o conforto e a estética. Além disso, também busca conscientizá-los quanto aos impactos que cada projeto arquitetônico pode causar tanto na sociedade quanto no meio ambiente.

Para você ter uma noção mais precisa de como é o curso de Arquitetura e Urbanismo, listamos aqui algumas das disciplinas que compõem a sua grade curricular:

  • Conforto Ambiental;
  • Iluminação Eficiente na Arquitetura;
  • Instalações Prediais Elétricas;
  • Instalações Prediais Hidráulicas;
  • Gerenciamento de Projetos e Obras;
  • História das Artes e Estética;
  • Maquetes e Modelos;
  • Paisagismo;
  • Planejamento Urbano e Regional;
  • Projeto de Arquitetura e Urbanismo;
  • Projeto de Interiores;
  • Tecnologia das Construções.

Um aspecto interessante dessa faculdade é que várias matérias contemplam não só conteúdos teóricos, mas atividades práticas que permitem aprender os conteúdos de um modo mais realista. É o caso de disciplinas como Projeto de Arquitetura e Maquetes e Modelos, nas quais os estudantes têm a oportunidade de desenvolver projetos e maquetes como se estivessem prestando serviço para algum cliente.

Para proporcionar uma formação ainda mais completa, o curso de Arquitetura e Urbanismo inclui, ainda, a realização de estágio supervisionado. Com isso, o estudante consegue adquirir experiência no mercado de trabalho, o que ajuda a formar uma rede de contatos fundamental para construir uma carreira.

Quais são as áreas de atuação para arquitetos?

O estágio supervisionado também é importante para que o futuro arquiteto conheça um pouco sobre as diversas áreas de atuação que o mercado oferece. A seguir, destacamos as principais.

Projetos de Arquitetura

Certamente o campo de atuação mais conhecido, consiste em desenvolver projetos de edificações, tanto do zero quanto de reformas. O arquiteto concebe a ideia do projeto, elabora o desenho e define os materiais a serem utilizados, como tipo de piso, revestimentos de paredes, esquadrias e muitos outros.

Acompanhamento de obras

Nessa área, o profissional fica responsável por acompanhar a execução da obra depois que o projeto já foi finalizado. Assim, deve monitorar a execução dos procedimentos para que sejam feitos da forma correta e dentro do prazo.

Decoração de interiores

Em edificações já prontas, o trabalho do arquiteto também é útil na hora de decorar os ambientes. É possível não só escolher os móveis, mas também desenhá-los de acordo com as preferências de cada cliente, selecionando cores, materiais e posicionamento de cada um no ambiente.

Paisagismo

Esse campo de atuação permite que o profissional projete desde praças e parques até jardins em propriedades privadas. A harmonização entre o meio ambiente e as construções é o grande objetivo da área.

Urbanismo

Cada vez mais relevante para quem faz o curso de Arquitetura e Urbanismo, essa área é voltada para o desenvolvimento sustentável dos espaços urbanos. Projetos de vias de transporte, bairros e até mesmo cidades inteiras fazem parte da atuação do profissional.

Restauração

Esse é o ramo ideal para quem se interessa por Arquitetura antiga. Isso porque arquitetos são requisitados para trabalhar na restauração de edificações históricas, como os prédios tombados pelo patrimônio histórico, a fim de preservar suas características originas.

Qual é o perfil de quem estuda Arquitetura e Urbanismo?

Agora que já sabe como é o curso de Arquitetura e Urbanismo e as áreas de atuação do profissional, resta descobrir se você tem o perfil de quem costuma apostar na área. Abaixo, confira as principais características do público-alvo dessa graduação.

Criatividade

Boa parte das atividades de um arquiteto gira em torno da sua capacidade de criar algo. Seja para imaginar um prédio onde há apenas um terreno, seja para decorar uma casa inteira, esse profissional precisa ter ideias com facilidade. Por isso, a criatividade é um traço que não pode faltar no seu perfil.

Gosto pelas artes

O curso de Arquitetura e Urbanismo inclui o estudo de História da Arte na sua grade curricular, de modo que não é difícil entender por que o gosto pelas artes também costuma ser uma característica de quem investe nessa formação. Ter sensibilidade artística faz toda a diferença na hora de buscar a harmonia estética dos espaços.

Interesse em se atualizar

A área da Arquitetura é bastante dinâmica e está sempre em transformação, como novos estilos sendo apresentados e novas técnicas construtivas sendo criadas. Logo, é fundamental ter interesse em estudar para se manter atualizado em relação às principais inovações do setor.

Boa comunicação

O arquiteto atua em conjunto com outros profissionais, como os engenheiros, operários de obras e outros. Desse modo, estabelecer um bom canal de comunicação entre todos os envolvidos em um projeto é essencial para fazer um trabalho de qualidade.

Afinidade com números

Tanto o curso quanto a atividade profissional em Arquitetura e Urbanismo envolvem cálculos de diversas naturezas. Alguns exemplos são os cálculos que precisam ser feitos durante a elaboração de um projeto, como na hora de definir os tamanhos das janelas de uma edificação, e os orçamentos de obras. Consequentemente, saber lidar com números também é importante.

Por fim, é importante ressaltar que buscar uma formação de qualidade também é fundamental para você se sair bem na carreira como arquiteto. Assim, procure fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo em uma instituição de ensino renomada, com infraestrutura adequada e professores capacitados a preparar você para um futuro de sucesso.

Então, quer se tornar um arquiteto? Acesse agora mesmo a página do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniAcademia e fique por dentro de todos os detalhes sobre essa formação!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.