Visite nosso site
CARREGANDO...
faculdades em juiz de fora
No items found.

Após a etapa de escolha do curso de nível superior, chegou a hora de escolher o local do ensino. Nem sempre é fácil fazer essa decisão, já que alguns aspectos devem ser levados em conta, como a avaliação do Ministério da Educação (MEC), a infraestrutura e o corpo docente da instituição.

Com o objetivo de ajudar você a fazer a escolha mais vantajosa, selecionamos neste post algumas dicas para que seja possível decidir a melhor entre as faculdades em Juiz de Fora, atualmente disponíveis. Acompanhe a leitura e esclareça todas as suas dúvidas!

Quais são os critérios para escolher uma faculdade em Juiz de Fora?

Em pesquisa sobre o Censo da Educação Superior de 2016, divulgada pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi constatado que existem 34.366 cursos de graduação em 2.407 instituições de educação superior (IES). No total, concluiu-se que o país tem 8.052.254 estudantes matriculados.

Se você deseja ser um deles, é importante escolher com muito cuidado alguma das 2.407 instituições. Afinal, cada uma delas apresenta desvantagens e vantagens que devem ser colocadas na balança antes de fazer a decisão. Para isso, é necessário considerar as seguintes questões.

Avaliação do MEC

O Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior disponibilizado pelo MEC é uma das principais ferramentas que devem ser conferidas para quem está em dúvida em relação às opções de faculdades em Juiz de Fora.Por meio dessa plataforma, é possível pesquisar as notas da instituição e do curso que deseja ingressar. Com isso, o futuro estudante tem uma noção da qualidade de ensino no local.

De acordo com o MEC, as avaliações têm a numeração de 1 a 5, sendo 1 e 2 consideradas notas insuficientes. Em relação às principais formas de avaliação, destacam-se:

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC) — fornece indicativos para a qualidade dos cursos de graduação;
  • Índice Geral de Cursos (IGC) — serve para mostrar a qualidade geral de todos os cursos de nível superior da instituição. No ano de 2017, por exemplo, foi divulgado que apenas 1,6% das instituições de ensino superior alcançaram a nota máxima;
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) — informa o quanto os alunos aprenderam sobre o conteúdo programático do curso.

Vale lembrar, ainda, que o Cadastro e-MEC permite a visualização e consulta das modalidades de graduação autorizadas pelo Ministério da Educação. É muito importante fazer essa verificação, pois os cursos não autorizados impedem que o aluno receba o diploma de ensino superior.

Infraestrutura da instituição

Imagina fazer a matrícula em um curso superior de alguma instituição, mas faltar carteira na sala ou não ter equipamentos audiovisuais para que o professor possa dar aula? Esse fato atrapalha diretamente o aproveitamento do conteúdo dado. Por isso, em busca da instituição superior ideal em Juiz de Fora, é importante conferir com antecedência a infraestrutura do local.

Isso compreende verificar as condições físicas dos prédios, o estado dos equipamentos em sala, a ventilação e a iluminação, as condições de limpeza, a existência de bibliotecas, entre outros aspectos. Caso o curso escolhido necessite de infraestrutura especial, como as áreas da saúde, da gastronomia e da comunicação, esse quesito deve ser avaliado com mais cuidado. Afinal, nesses casos, as aulas práticas fazem parte da matriz curricular.

Professores

Como o corpo docente é o principal intermediário entre o aluno e o saber, ele precisa ser altamente capacitado para ministrar a disciplina. De modo que os estudantes possam ver a trajetória acadêmica e profissional dos professores, muitas instituições disponibilizam em seus próprios sites um resumo de cada um deles.

Dessa forma, torna-se possível ver o grau de instrução (especialistas, mestres ou doutores), as obras já publicadas, as pesquisas acadêmicas realizadas ou em andamento, os congressos e eventos em geral que participaram, prêmios e muito mais. Assim, o aluno pode conhecer melhor o professor, mesmo não tendo o primeiro contato com ele ainda.

Matriz curricular

Na hora de selecionar um curso e uma das faculdades em Juiz de Fora, não deixe de fazer uma análise aprofundada sobre a matriz curricular, ou seja, as disciplinas que serão dadas ao longo de toda a graduação.

Nesse sentido, é importante verificar quais são as optativas e as obrigatórias, avaliando também se existe muita diferença entre a oferta de uma instituição e as outras. Isso é importante para entender se o local consegue oferecer o mínimo necessário para um curso de graduação.

Histórico da instituição

Como se sabe, a credibilidade de uma instituição de ensino superior aumenta com o tempo, caso o trabalho realizado seja bem-feito. Dessa forma, o histórico do local não deve ser negligenciado. Pesquise se a faculdade, a universidade ou o centro universitário já ganhou prêmios, se é reconhecido no mercado de trabalho e se é considerado um exemplo de excelência no ensino.

Esses aspectos são fundamentais para que o formando adquira estágios e, no futuro, o consiga empregos com boas remunerações e em posições de destaque. Na maioria dos casos, apenas o nome da instituição se torna um critério de desempate nos processos seletivos.

Opinião dos alunos e formados

Antes de decidir pela instituição, conversar com pessoas que estudam no local é uma ótima opção. Afinal, elas estão inseridas diariamente naquele contexto e são capazes de apontar os prós e os contras.

Caso não conheça nenhum estudante na faculdade que você pensa em matricular-se, não deixe de entrar em grupos do Facebook ou pesquisar na internet. Com isso, certamente muitas dúvidas serão solucionadas.

Além disso, também converse com as pessoas que se graduaram. Assim, você consegue descobrir se elas ingressaram rapidamente no mercado de trabalho após a formação, se estão em posições importantes nas empresas e se recebem remunerações acima da média.

Modalidades de ensino

Atualmente, os alunos têm a chance de escolher entre o ensino presencial e a distância. Ambos apresentam vantagens e desvantagens, então é importante analisar cada opção com cautela.

A educação a distância (EAD), por exemplo, permite aos alunos uma maior flexibilidade e autonomia, porque eles podem escolher o horário que preferirem para assistir às aulas. Além disso, os cursos dessa modalidade costumam ser mais baratos em relação com os presenciais. Sem falar dos outros tipos de economia por não precisarem de transporte ou alimentação.

Já os cursos presenciais têm como principal benefício a interação em tempo real entre os professores e alunos. Assim, é possível tirar dúvidas ao vivo e absorver o conhecimento de maneira mais dinâmica.

Formas de pagamento

Outro ponto importante a ser analisado é a forma de pagamento oferecida pelas faculdades em Juiz de Fora. Nesse sentido, vale lembrar que algumas oferecem incentivos como bolsas, descontos, parcerias e convênios com empresas.

Além disso, você também pode contar com programas do governo que beneficiam o setor da educação, como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). No primeiro caso, o aluno recebe uma bolsa, que pode ser parcial ou integral, conforme critérios selecionados pelo programa.

Já o Fies funciona como um financiamento com juros mais baixos. Portanto o estudante deve, eventualmente, quitar o pagamento após a conclusão do curso. Ambas opções auxiliam aqueles que não têm como custear integralmente a graduação, por isso é válido analisar quais instituições contam com esses programas.

Localização

Se você tiver optado por fazer um curso presencial, não se esqueça de verificar a localização da instituição de ensino superior. Afinal, caso ela seja próxima da sua casa ou do seu trabalho, por exemplo, você não só gastará menos dinheiro com passagem, como também perderá menos tempo no trajeto.

Além disso, é importante verificar se existem pontos de ônibus próximos ao local e se ele é bem movimentado. Essas informações são importantes para a sua segurança e também para a sua mobilidade no dia a dia.

Modalidades de graduação

Além das modalidades de ensino, existem também as modalidades de graduação. Nesse caso, estamos falando das graduações de nível bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

A primeira é mais comum, sendo ofertada para aqueles que têm foco no mercado de trabalho e desejam ser habilitados na profissão escolhida. Enquanto isso, a segunda é voltada para pessoas com o desejo de seguir a carreira acadêmica, especialmente nos ensinos fundamentais e médios. Já para ministrar aulas no ensino superior, é necessário ingressar em uma pós-graduação.

Por último, a graduação tecnológica é uma modalidade mais rápida, durando cerca de dois anos, ao contrário das anteriores que têm duração por volta dos quatro anos. Nessa opção, a carga teórica é reduzida, pois a grade curricular é focada nas necessidades do mercado e em atividades práticas.

Qual é a melhor instituição de ensino superior em Juiz de Fora?

Agora que você conheceu todos os pontos necessários para avaliar a qualidade de uma instituição de ensino superior, chegou a hora de apresentar o UniAcademia (Centro Universitário Academia). O local, com foco no ensino humanizado e na educação transformadora, mostra-se como a melhor das opções de faculdades em Juiz de Fora.

Unindo tradição e credibilidade, a instituição tem diversas opções de graduação aos que desejam ingressar no ensino superior. Além disso, ainda apresenta projetos de extensão, programa para estágios e incentivos para facilitar o acesso e a permanência dos alunos nas faculdades em Juiz de Fora.

Ficou interessado em conhecer o UniAcademia? Então, entre em contato conosco e agende a sua visita! O nosso compromisso é fazer da sua jornada na graduação a melhor experiência acadêmica possível.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.