Visite nosso site

Como lidar com a ansiedade do vestibular: 5 dicas para momentos de incertezas

Como lidar com a ansiedade do vestibular: 5 dicas para momentos de incertezas

Diferentemente do que muitos imaginam, a dificuldade de estudar para vestibulares não está apenas em decorar fórmulas, aprender períodos da história e escrever uma boa redação. Além de tudo isso, é muito importante saber como lidar com a ansiedade, sofrimento que tem se intensificado no atual momento de incertezas.

A ansiedade é um estado emocional caracterizado pela sensação de sobrecarrega, preocupações e pensamentos ruins. De acordo com a frequência e intensidade dos sintomas, ela pode dar origem a patologias que exigem intervenção especializada, como transtornos depressivos, síndrome do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo.

É comum usar erroneamente a palavra “ansiedade” para descrever momentos isolados de preocupação ou alta expectativa. No período de estudos pré-vestibular, em meio as incertezas da pandemia, é preciso ter atenção aos sintomas dessa condição. A seguir, saiba mais sobre como lidar com a ansiedade durante o período atual.

Como a pandemia agrava o sofrimento com a ansiedade?

Um estudo da Ipsos mostrou que o Brasil é o que mais sofre com ansiedade por conta da pandemia do novo coronavírus. A pesquisa considerou, dentre 16 países, Estados Unidos, Inglaterra e México.

O levantamento também revela que a qualidade do sono foi prejudicada. A insônia se tornou um problema generalizado durante os meses de isolamento social. Outros comportamentos prejudiciais à saúde foram identificados, como transtornos de alimentação, enxaqueca e sedentarismo.

Quais as melhores maneiras de lidar com a ansiedade em momentos de incerteza?

Não é fácil contornar a pressão e a rotina de estudos antes do vestibular, principalmente no momento de pandemia. Por isso, veja cinco dicas para passar por essa fase com uma boa saúde mental e disposição.

1. Organize uma rotina

Quem decide estudar para vestibular ou Enem já sabe que organizar uma rotina de estudos é a regra número um para conseguir a tão sonhada aprovação. Mas nem sempre é fácil seguir os horários com rigorosidade. Portanto, é muito importante identificar o momento de reorganizar a rotina de estudos a fim de manter o foco no objetivo final.

No momento de pandemia, em que poucos minutos de concentração parecem uma eternidade, também é fundamental organizar uma rotina para as atividades do dia, e não apenas aos estudos. Manter um horário certo para conseguir aproveitar pelo menos oito horas de sono vai ajudar bastante.

Além disso, manter uma rotina matinal, antes de começar a estudar, ajuda na sensação de produtividade e aumenta a disposição para enfrentar os outros compromissos do dia.

Uma dica maravilhosa nesse sentido é dedicar as primeiras horas do seu dia a atividades saudáveis que visam o cuidado de si. Se você gosta de ler com frequência, já pensou em separar alguns minutos e pegar em um bom livro pela manhã? Se costuma fazer exercícios, veja a possibilidade de realizá-los antes de estudar.

Dedicar esse tempo vai melhorar o seu humor, e organizar as outras atividades do dia deixará você com orgulho pelo próprio desempenho, impulsionando seus resultados nos estudos, no vestibular e no ingresso à faculdade.

2. Tenha momentos de lazer ao longo da semana

A melhor maneira de lidar com a ansiedade, principalmente quando ela é intensificada por uma sensação de sobrecarga, é encontrar válvulas de escape — maneiras de se desligar do ambiente de ansiedade e levar o foco para os momentos leves da vida.

Era mais fácil encontrar esses períodos de lazer antes da pandemia. Afinal de contas, tínhamos opções em abundância, como ir ao cinema, fazer esportes ao ar livre, ir ao teatro, entre outras atividades.

Durante a pandemia, tais distrações precisaram ser reinventadas, mas as opções continuam a ser várias. Os serviços de streaming, por exemplo, disponibilizam conteúdos para todos os interesses de forma fácil e acessível, como as séries e os filmes da Netflix ou os podcasts do Spotify e de outros serviços de conteúdo de áudio.

Jogos de videogames, alongamento, exercícios na varanda são outras opções para quem se mantém em casa. Diante da reabertura de alguns estabelecimentos, certos estados já permitem a livre circulação de pessoas pelos locais. Se você optar por fazer um passeio, é importe respeitar as normas sanitárias e evitar aglomerações.

Permita a si os momentos regulares de lazer. Assim, fica mais fácil evitar a sensação de esgotamento e dar continuidade à rotina de estudos.

3. Mantenha o contato com família e amigos

A melhor estratégia de enfrentamento contra a ansiedade é o acolhimento de outras pessoas. O conforto de ter com quem falar sinceramente sobre os próprios sentimentos alivia os sintomas da ansiedade e evita casos de crises. Esse suporte é encontrado em familiares e amigos próximos.

Nesse sentido, é importante criar oportunidades de diálogo no seu núcleo familiar, saber escutar e se mostrar disponível para conversas.

De modo a continuar mantendo o contato com amigos fora de casa, é possível usar as ferramentas digitais. Diante da recomendação de evitar aglomerações, os aplicativos de videochamadas e os jogos online, por exemplo, são ótimas estratégias de interação nesse momento.

4. Reconheça os próprios limites

O cansaço, o mau humor e o estresse são algumas sensações inimigas da concentração. A melhor coisa a se fazer nesses casos é reconhecer o problema e tentar resolvê-lo fora dos estudos. Dessa forma, você vai conseguir estudar de fato, em vez de apenas lutar para manter a concentração.

Durante a pandemia, a sensação de esgotamento ou o estresse pode aparecer mesmo com uma rotina equilibrada, e a melhor alternativa nesse caso é reorganizar os horários para não perder o ritmo dos estudos.

5. Busque ajuda especializada

Quando os sintomas de ansiedade começam a interferir na qualidade de vida, a opção mais indicada é procurar ajuda médica. Em meio à reabertura dos estabelecimentos, algumas clínicas de atendimento psicológico estão voltando a funcionar, conforme todas as normas sanitárias recomendadas pelas agências de saúde.

Para quem se mantém em casa, uma ótima maneira de buscar apoio de alguém preparado a orientar sobre transtornos emocionais é ligar gratuitamente para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que funciona 24 horas por dia.

Esperamos que nossas dicas de como lidar com a ansiedade tenham sido úteis. Lembre-se de que os momentos de relaxar, a prática de exercícios físicos e um sono regular ajudam a manter uma rotina de estudos bem equilibrada. Embora o período seja de fragilidade coletiva, é possível buscar formas de se fortalecer, para não prejudicar o seu rendimento durante a prova.

Aproveite para assinar a newsletter do UniAcademia e receba por e-mail mais dicas, informações e novidades sobre vestibulares e organização dos estudos.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!