Visite nosso site
Ensino

12 dicas para estudar em casa de forma mais produtiva e focada

Ensino

12 dicas para estudar em casa de forma mais produtiva e focada

Estudar em casa é uma tarefa muito importante para quem deseja concluir uma graduação com excelência. No entanto, é comum encontrar dificuldades para garantir o ânimo e a concentração necessários para um bom aproveitamento acadêmico.

O ambiente doméstico costuma apresentar uma série de distrações, e os estudantes, mesmo sem perceber, praticam hábitos que são verdadeiros sabotadores dos estudos. Pode não parecer, mas um espaço desorganizado ou a falta de planejamento podem prejudicar o seu foco e interferir, inclusive, em sua própria motivação.

Para um aprendizado efetivo, é fundamental criar estratégias para manter a atenção e evitar os maus hábitos. Além disso, esforço, dedicação, autonomia e responsabilidade são ingredientes indispensáveis para assegurar um desempenho positivo durante toda a sua formação. Mas como ter um estudo produtivo dentro de casa?

A seguir, elencaremos algumas situações bastante comuns que atrapalham nessa hora. Além disso, abordaremos 12 dicas que podem ajudá-lo a estudar de modo focado e proveitoso. Acompanhe o conteúdo!

Hábitos que atrapalham o rendimento nos estudos

Estudar em casa é um grande desafio em razão das distrações do espaço doméstico e, principalmente, de algumas atitudes que adotamos sem nem mesmo perceber e que são prejudiciais para o nosso desempenho acadêmico. Veja abaixo as mais comuns!

Manter-se próximo de possíveis distrações

A proximidade com distrações externas (tais como celulares, redes sociais, televisão, músicas altas etc.) está no topo dos deslizes cometidos pelos estudantes na hora de estudar em casa. Ainda que os aparelhos estejam desligados, eles continuam sendo fonte de ansiedade, o que prejudica bastante a concentração.

Além de tirar o foco das leituras ou dos exercícios, dar uma conferida a cada 5 minutos na timeline e nas notificações recebidas nas redes sociais faz com que o tempo para concluir cada tarefa seja muito mais longo. Isso sem falar em como o hábito afeta a aprendizagem, tornando-a defasada! Sendo assim, o ideal é manter as fontes de distração afastadas e só voltar a elas quando a meta do dia estiver cumprida.

Ter um local de estudos desorganizado ou inapropriado

Estudar em lugares inadequados ou em locais sujos e bagunçados são dois erros também bastante frequentes.

A primeira situação refere-se aos estudantes que estudam na sala ou em algum outro ambiente em que os familiares passam sempre e a conversa costuma rolar solta. Há também aqueles que optam por estudar deitados no sofá ou na cama, causando danos à coluna. O correto é ficar em um ambiente reservado, com uma boa iluminação e silencioso, sentado em uma cadeira confortável (e apropriada).

No segundo caso, ainda que o local seja adequado, é necessário que a mesa de estudos esteja organizada, limpa, com todos os materiais didáticos de que você pode precisar disponíveis e ao alcance do seu olhar.

Deixar de descansar

Estudar cansado, com sono ou estressado é quase a mesma coisa que não estudar. Sabe por quê? Porque o seu cérebro se torna incapaz de guardar as informações e raciocinar plenamente. Da mesma maneira, ficar horas a fio em frente aos livros, sem pausas, não vai ajudá-lo a ter um rendimento melhor.

O seu corpo precisa de momentos de lazer e descanso para ativar a memória e fixar o conhecimento. Sendo assim, procure definir horários de diversão e relaxamento em sua rotina e nunca deixe de dormir o suficiente para repor as energias. Além disso, realize pequenas pausas enquanto estuda, seja para lavar o rosto, fazer um alongamento ou uma caminhada curtinha.

Não criar um cronograma de estudos

Planejamento é tudo! Não definir horários e metas faz com que você fique perdido em relação ao que precisa ser feito. Um cronograma de estudos torna os seus objetivos mais claros, assim como o percurso a ser feito para atingi-los. Ele vai ajudá-lo a compreender melhor as suas prioridades, diminuindo a propensão às distrações.

12 dicas para garantir um estudo produtivo em casa

Agora que você já sabe quais são os principais sabotadores dos estudos no ambiente doméstico, confira algumas dicas para resolver esses problemas de uma vez por todas! Vamos lá?

1. Estabeleça horários fixos

A primeira dica para estudar em casa é definir horários fixos de estudo, de modo a manter uma rotina programada e criar um hábito. É comum que as pessoas não definam uma hora específica para estudar, dando espaço à procrastinação e, em alguns casos, à exclusão dessa atividade durante o dia.

A melhor solução para evitar esse problema é escolher um horário que será respeitado todos os dias. Portanto, descubra em qual período seu rendimento é melhor — manhã, tarde ou noite. Se necessário, faça testes até encontrar o momento mais produtivo. Além disso, defina quanto tempo será dedicado a essa atividade.

Dividir o tempo total de estudos em dois ou mais períodos também é uma solução inteligente, garantindo um desempenho melhor de concentração em cada um deles. O essencial é saber quais são os horários reservados a essa atividade e ter disciplina para cumprir o que foi planejado, algo fundamental para o seu futuro profissional.

2. Escolha um local de estudos adequado

Não é porque você está na sua casa que qualquer local serve para estudar. É essencial procurar o espaço adequado para esse momento, de modo a manter a concentração e melhorar o seu desempenho. Procure um ambiente calmo, silencioso e sem movimentação de outras pessoas, a fim de evitar interrupções desnecessárias.

Além disso, tenha um local com uma mesa e cadeiras adequadas, boa iluminação e espaço para estudar tranquilamente. Lembre-se de que você deve passar diversas horas diariamente no estudo, por isso, é imprescindível estar em um lugar confortável, que seja do seu agrado e que garanta as condições necessárias para o seu progresso.

3. Elimine distrações

As distrações são grandes vilãs de quem estuda em casa. É muito fácil deixar se levar por estímulos que atrapalham o estudo, como televisão, computador e notificações do celular. Por isso, é importante eliminar essas possibilidades da sua rotina, deixando os aparelhos desligados ou longe do alcance.

Além disso, é normal se distrair com as movimentações da casa, com outras atividades do cotidiano ou, até mesmo, com barulhos na rua. É importante evitar essas interrupções e a perda da concentração, para conseguir estudar de forma contínua e eficiente, trazendo bons resultados.

4. Crie um cronograma de estudos

Outra dica relevante é criar um cronograma que direcionará a sua estratégia. Quando a pessoa não sabe o que estudar, é normal ela perder a motivação nos estudos e deixar essa atividade de lado.

Por isso, aprenda a dividir os conteúdos de forma organizada, garantindo um bom planejamento. No momento de montar o seu cronograma, lembre-se de dar prioridade àquelas disciplinas que trazem mais dificuldade.

Também vale a pena definir momentos de revisão de conteúdo e de prática por meio de exercícios, o que contribui para melhorar a absorção dos conteúdos e para encontrar assuntos que não foram dominados.

5. Faça anotações

Outra estratégia interessante para o seu estudo em casa ser produtivo é fazer anotações sobre as disciplinas e matérias que são vistas diariamente. Ao anotar, você estará automaticamente reforçando o que está lendo, ajudando a fixar o conteúdo e a compreender melhor os assuntos.

As anotações também são importantes para revisar o conteúdo. Isso pode ser feito ao fim do dia, semanalmente ou em períodos próximos de provas importantes. Essa é uma forma de ter um material resumido sobre os pontos principais de cada disciplina, facilitando uma visão rápida sobre os pontos necessários.

6. Conte com o auxílio da tecnologia

A tecnologia também oferece recursos que podem qualificar o seu estudo e trazer bons aprendizados de uma forma dinâmica e mais atraente. É possível utilizar aplicativos, canais do YouTube e outras ferramentas para tirar dúvidas, acessar conteúdos com explicações detalhadas e aperfeiçoar algumas técnicas de estudo.

Tome cuidado para não se distrair com outros elementos ao utilizar essas ferramentas, pois é muito fácil deixar de estudar para mexer nas redes sociais, assistir a vídeos de outros conteúdos, entre outras distrações. Portanto, é necessário ter autocontrole, a fim de aproveitar os benefícios que a tecnologia oferece.

7. Tenha momentos de descanso e lazer

Os momentos de descanso e lazer também são importantes para manter a motivação nos estudos, afinal, ninguém consegue ficar horas estudando sem relaxar um pouco. As pausas ajudam a recarregar as baterias e evitam a sobrecarga, garantindo uma mente mais tranquila para absorver os conteúdos.

Portanto, saiba parar quando for necessário. Procure fazer alguma atividade de que você goste, como assistir a uma série, praticar um esporte ou simplesmente descansar. Essas pausas contribuem para manter a sua saúde física e mental, garantindo um estudo mais focado e produtivo.

8. Priorize matérias de maior dificuldade

Sempre há aquelas matérias pelas quais nutrimos maior afinidade e aquelas em que muitas dúvidas costumam surgir. Por exemplo, um estudante com perfil mais analítico pode encontrar obstáculos em disciplinas que exigem conhecimento em áreas humanas, e vice-versa. Desse modo, é estratégico reservar um tempo maior para aquelas matérias em que há maior dificuldade.

Aproveite para otimizar o tempo em matérias que você já domina, seja por meio de resumos ou exercícios, deixando um período generoso para a leitura e a absorção de conteúdos nas disciplinas mais difíceis para você.

9. Faça resumos

Sem dúvidas, os resumos são uma ótima ferramenta para garantir a absorção máxima e a fixação do conteúdo. Eles também permitem revisitar os tópicos mais importantes sempre que for necessário, por exemplo, para a realização de provas.

Para elaborar um bom resumo, tenha em mente que é melhor desenvolvê-lo enquanto lê o texto original, e não ao final do estudo. Isso porque é natural que muitos tópicos importantes sejam esquecidos e que não haja um desenvolvimento natural do assunto. Por fim, utilize todos os recursos possíveis para deixá-lo visualmente organizado e eficiente para revisão.

10. Resolva exercícios

Resolver exercícios é outra maneira de verificar se, na prática, o conteúdo foi realmente absorvido. Muitos alunos deixam essa etapa para o final dos estudos. Mas saiba que você também pode inverter essa ordem para otimizar o seu tempo.

Essa técnica é conhecida como estudo reverso e busca apontar quais são os assuntos que demandam maior ou menor aprofundamento. Por exemplo, se você errou muitas questões em determinada matéria, isso pode exigir um maior tempo de dedicação, enquanto a percepção de um saldo positivo pode indicar menor demanda de tempo para a matéria. Mas atenção: a técnica não se aplica se os acertos não acontecem pelo conhecimento no tema, e sim pelo famoso "chute".

11. Desenvolva mapas mentais

Vale destacar ainda essa dica maravilhosa para estudar em casa de forma mais produtiva: elaborar mapas mentais. Esses resumos elaborados por associações, com muitas cores, frases-chave, setas, entre outros destaques, permitem fazer conexões e fixar o conteúdo a partir de elementos visuais. Em resumo, esses aspectos estimulam diferentes áreas do cérebro, o que permite memorizar de maneira fácil e intuitiva os conteúdos.

Para aproveitar ao máximo essa ferramenta, separe os mapas por temas, utilizando uma folha em branco e toda a sua criatividade. Vale usar canetinhas, adesivos e até mesmo buscar inspirações na internet.

12. Anote suas dúvidas

Por fim, não deixe de separar um caderno para anotar as suas dúvidas sempre que elas surgirem. Pode ser durante a leitura do conteúdo, no desenvolvimento de resumos e até mesmo durante a resolução de exercícios. O importante é não deixar passar detalhes que podem ser importantes para o seu aprendizado. A fim de não esquecer essas falhas de compreensão, deixe registrado o tópico para tirar as dúvidas com os professores ou buscar de maneira autônoma as respostas na rotina de estudos em casa.

Sem dúvidas, estudar em casa é fundamental para ter sucesso nos estudos e, futuramente, no mercado de trabalho. Por outro lado, esse é um ambiente que costuma oferecer muitas distrações que interferem em uma rotina produtiva de estudos.

Nesse sentido, é preciso entender quais são os hábitos indesejáveis e conhecer a si mesmo para criar obstáculos aos vícios mais comuns. Neste conteúdo, abordamos os principais erros que podem interferir no seu rendimento e os recursos capazes de otimizar a rotina. Seguindo as dicas elencadas, será muito mais fácil melhorar o seu desempenho acadêmico.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!