Visite nosso site
CARREGANDO...
como se automotivar
No items found.

O período de pandemia e a necessidade de estudar online são aspectos que dificultam a rotina dos estudantes, os quais precisam lidar com problemas externos e manter a produtividade. Nesse contexto, é muito importante saber como se automotivar nos estudos, sem deixar as dificuldades prejudicarem seu desempenho.

Fazer uma atividade sem motivação se torna algo muito difícil, além do rendimento e aproveitamento dessa tarefa não serem satisfatórios. Por isso, é essencial buscar maneiras de se automotivar, de modo que os compromissos e objetivos sejam alcançados com mais tranquilidade, contribuindo para a sua produtividade diariamente.

Neste artigo, vamos mostrar a importância da automotivação e como ela ajuda no contexto da pandemia. Além disso, daremos algumas dicas para quem deseja se automotivar nos estudos. Confira nossas sugestões!

Qual é a importância da automotivação para os estudos?

A automotivação é a capacidade de se motivar mesmo quando os elementos externos não são favoráveis. Essa é uma habilidade muito importante para a execução de tarefas do cotidiano, sejam elas profissionais, sejam elas pessoais. Dessa forma, evita-se que as pessoas percam o ânimo para estudar ou cumprir seus objetivos, o que muitas vezes leva a desistência.

Uma pessoa automotivada consegue melhorar a sua produtividade, fazer as coisas com mais prazer e alcançar um desempenho superior. Isso acontecer porque ela não foca nos problemas ou nas questões externas que podem prejudicar suas atividades, mantendo a concentração no que precisa realizar.

Sendo assim, essa é uma característica essencial para os estudos, pois permite que o aluno se esforce mesmo quando o cenário não parece animador. Desse modo, é possível seguir os cronogramas estabelecidos e superar os desafios, alcançando bons resultados sem desanimar em cada empecilho.

Quais são os desafios do ensino remoto?

O ensino remoto, bastante comum durante o período de pandemia, traz diversos desafios aos estudantes, que precisam se adaptar a diferentes métodos. O isolamento social e os problemas trazidos pelo novo coronavírus à sociedade afetam a motivação de quem precisa manter o foco nos estudos.

A falta de contato humano que as atividades online oferecem também não faz parte da rotina dos estudantes. Por isso, é preciso habilidade para manter a concentração e não prejudicar o desempenho, pois isso pode atrapalhar seu sonho de fazer uma faculdade.

Outro desafio é a necessidade de autogerenciar o tempo, algo fundamental para quem estuda sozinho em casa, pois o estudante precisa de habilidade para não desperdiçar o seu dia em atividades que não contribuem com o aprendizado. Por isso, é importante estabelecer metas e seguir o planejamento, principalmente se você deseja prestar vestibular ou Enem.

Nesse contexto desafiador, é fundamental saber como se automotivar e manter o foco nos estudos, deixando que as dificuldades do momento afetem o mínimo possível o seu desempenho. Desse modo, é possível aprender e estar preparado para as provas e para os vestibulares a serem realizados.

Como se automotivar nesse cenário?

Pensando em facilitar esse preparo, é importante saber o que pode ser feito para se automotivar. Confira algumas dicas que fazem toda a diferença!

1. Estabeleça um ritmo de estudos

Estabelecer um ritmo de estudos é um passo importante para se automotivar. Muitas vezes, as pessoas deixam para estudar apenas quando sentem vontade, o que pode não acontecer com tanta frequência. Por isso, não é inteligente depender apenas dos momentos favoráveis, pois isso prejudica seu planejamento.

A fim de evitar esse problema, busque estabelecer quais serão os seus horários de estudo, que podem ser variados de acordo com seus compromissos. Você vai estudar à noite ou pela manhã? Ao definir essa questão, saberá que precisa cumprir o cronograma para ter sucesso, ajudando a manter o foco e a concentração no objetivo proposto.

2. Diversifique os métodos de aprendizagem

Muitos alunos desanimam nos estudos porque utilizam apenas um método, o que torna a atividade cansativa e enfadonha. Para evitar essa dificuldade, é interessante diversificar os métodos de aprendizagem, buscando novas maneiras de compreender o conteúdo e trazendo mais dinamismo a esse momento.

Se determinado método chama mais a sua atenção, como assistir um vídeo, você pode utilizá-lo em determinados assuntos. O importante é encontrar diversas metodologias que funcionem de acordo com o conteúdo a ser estudado. Dessa maneira, é possível otimizar o estudo e permanecer motivado para continuar aprendendo.

3. Defina metas e objetivos alcançáveis

Outro ponto importantíssimo para se manter motivado é definir metas e objetivos alcançáveis. Isso deve ser feito em estratégias de curto, médio e longo prazo, sendo que cada uma delas contribuirá para alcançar o seu objetivo principal.

Quando o estudante define metas muito ambiciosas, é normal desanimar quando ele não consegue cumpri-las dia após dia. Sendo assim, o ideal é estabelecer objetivos alcançáveis e que funcionem como um fator motivacional a cada vez que forem cumpridos, trazendo mais ânimo e disposição.

Portanto, se ao estabelecer suas metas você perceber que estão muito complicadas, não hesite em reorganizar os objetivos e encontrar um equilíbrio. Procure sempre algo desafiador, mas que também possa ser cumprido frequentemente.

4. Tenha momentos de lazer

Manter o foco é essencial para se dar bem nos estudos, entretanto, isso não significa que essa deve ser a sua única atividade diária. Em uma rotina cheia de compromissos, é imprescindível separar momentos de lazer, pois eles ajudam a recarregar suas energias e dão o descanso necessário à mente.

Procure atividades que trazem prazer, como assistir a um filme, fazer exercícios, passear ou simplesmente descansar. Esses momentos permitem esquecer um pouco dos problemas e voltar com mais ânimo para outras sessões de estudo. Você pode intercalar pequenas pausas ou separar momentos maiores para descansar e aproveitar.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas sobre como se automotivar nos estudos e manter um bom desempenho. Esse é um aspecto essencial aos alunos que desejam se preparar para o vestibular sem serem afetados pelo período de turbulência coletiva que estamos passando. Muitas pessoas têm buscado desenvolver recursos para lidar com as limitações impostas pela pandemia, portanto, é válido investir na sua motivação.

Gostou das nossas dicas sobre o assunto? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a desenvolverem a automotivação nos estudos!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.