Visite nosso site
Ensino

Método Pomodoro: quais os benefícios e como utilizar na prática?

Ensino

Método Pomodoro: quais os benefícios e como utilizar na prática?

O método Pomodoro é uma técnica que auxilia muitos estudantes na gestão do tempo dedicado ao aprendizado. Com apenas alguns dias de prática, é possível ter excelentes resultados no aumento do foco e da produtividade.

Além de tudo, essa metodologia ajuda quem tem dificuldade em terminar tarefas e atividades. A ferramenta é bastante simples e eficaz, oferecendo diversos benefícios para manter o desempenho nos estudos.

Acompanhe a seguir e entenda qual a origem do método Pomodoro e como aplicá-lo na prática!

O que é o método Pomodoro?

A técnica Pomodoro foi criada no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo. Na época, ele buscava uma maneira de aumentar sua produtividade nos primeiros anos da faculdade. Para isso, Francesco utilizou um timer de cozinha para organizar e ter mais controle do tempo que passava se dedicando às tarefas acadêmicas.

Curiosamente, o cronômetro de Francesco tinha o mesmo formato de um tomate (em italiano, pomodoro) e girava durante 25 minutos, fazendo um barulho ao final desse período. Nesse tempo, ele se concentrava nas atividades sem sofrer interrupções, mantendo-se totalmente focado no que estava fazendo.

Ao perceber os ótimos resultados com a técnica, o italiano resolveu divulgar o método Pomodoro para o mundo em 1992. Atualmente, existem diversos sites e aplicativos que funcionam de forma semelhante a um timer, como o Tomato Time, o Pomodoro Time e o Focus Keeper.

Basicamente, a metodologia Pomodoro realiza a divisão do fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, permitindo a melhora na agilidade do cérebro e o estímulo do foco. Com isso, é possível aperfeiçoar a gestão do tempo, tornando o momento de aprendizagem muito mais eficiente.

Quais são os benefícios do método Pomodoro?

O método Pomodoro oferece diversos benefícios, sobretudo para os estudos. Redução da ansiedade, aumento do foco e da concentração nas tarefas, entre outros, são algumas das vantagens que os alunos têm ao aplicar a técnica na rotina de atividades acadêmicas.

Após alguns dias utilizando a metodologia, é possível notar avanços na capacidade de aprender e descobrir quanto tempo você leva para realizar cada tipo de tarefa. Além disso, fica mais simples compreender quais são os principais motivos de distração e de interrupções no seu trabalho.

Veja, a seguir, mais alguns benefícios que o método Pomodoro oferece para a rotina de estudos!

Redução da ansiedade

Por conta da facilidade em se manter focado no momento presente, a ferramenta pode ser extremamente eficiente para reduzir a ansiedade, sobretudo quando o estudante está se preparando para uma avaliação importante, como o vestibular. A estratégia funciona justamente porque você se concentra completamente nas atividades, sem ser distraído por outras coisas.

Aumento do foco

O aumento do foco é outro benefício que o método Pomodoro oferece, uma vez que você consegue descobrir e mapear quais são os principais motivos de interrupções durante as tarefas. Inclusive, as pausas, a cada período de concentração, auxiliam o cérebro a compreender que o tempo é reservado e exclusivo para o processo de aprendizagem.

Mais motivação

Igualmente, ao colocar a técnica em prática, fica mais simples ter motivação para estudar, principalmente quando o aluno percebe que ganha em relação à produtividade. É natural que a mente se sinta motivada para realizar as atividades, por entender que o tempo direcionado aos conteúdos acaba em alguns minutos e que, logo após, vem a recompensa, que é o intervalo para descanso.

Determinação para o alcance dos objetivos

Planejar o tempo em blocos gera uma maior determinação para alcançar seus objetivos, além de ser um fator que melhora o processo de aprendizagem. Sem isso, dificilmente o estudante consegue ser produtivo e dar seguimento às atividades acadêmicas. A finalização das tarefas, dentro do tempo estipulado, ainda é uma importante ferramenta para criar a noção de metas cumpridas.

Como utilizar o método Pomodoro na prática?

Basicamente, para adotar a técnica no dia a dia, você vai precisar de um timer ou cronômetro para realizar o monitoramento do tempo. Veja, a seguir, mais dicas sobre como utilizar o método Pomodoro na prática!

Faça um planejamento

O primeiro passo é planejar quais são as tarefas que você precisa executar no dia e dividi-las em blocos de 25 minutos, lembrando-se do intervalo de 5 minutos para descansar. A cada atividade feita, você pode dar uma volta para oxigenar o cérebro e, após isso, continuar o que precisa ser feito de forma saudável e produtiva.

Anote as tarefas do dia

A vida de um estudante pode ser bastante atribulada, concorda? A infinidade de exercícios e avaliações pode deixar o indivíduo realmente ansioso e com dificuldades de concentração. Para evitar essa situação, a melhor dica é anotar todas as tarefas que precisam ser executadas a cada dia e semana, até mesmo para não perder nenhum prazo.

Divida as tarefas em blocos

Vá dividindo cada atividade a ser feita em blocos de 25 minutos ou mais. Com o tempo, você vai percebendo qual o período ideal para realizar cada uma delas. Por exemplo, em conteúdos que demandam mais atenção, vale a pena aumentar o ciclo de foco e descanso.

Ajuste o alarme

É muito importante ajustar o alarme e cronometrar o tempo exato de dedicação e descanso. Apenas com isso, o método Pomodoro tem chances de dar certo. Durante os 25 minutos, portanto, você precisa trabalhar integralmente na atividade proposta.

Faça as tarefas em 25 minutos e descanse por 5 minutos

Como já citamos, os 25 minutos são exclusivos para a absorção dos conhecimentos. Os 5 minutos de intervalo são utilizados de forma livre, mas é interessante reservar esse período para dar uma volta, beber água ou fazer um lanche rápido.

Repita os ciclos

A cada quatro intervalos, você pode realizar pausas maiores, de cerca de 15 a 20 minutos, por exemplo. É interessante repetir os ciclos justamente para sinalizar o sistema de recompensa ao cérebro. Tudo isso pode favorecer significativamente a sua rotina, tendo muito mais motivação para aprender.

Não há dúvidas de que o método Pomodoro é excelente para aumentar o foco e a concentração nas atividades acadêmicas. Seguindo a estratégia, o estudante tem mais chances de conquistar um bom desempenho e de superar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e curta a página do UniAcademia no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!