Visite nosso site
Ensino

8 dicas para garantir um ambiente de estudo adequado e produtivo

Ensino

8 dicas para garantir um ambiente de estudo adequado e produtivo

Para garantir uma boa performance nos estudos, além da disciplina e força de vontade, é fundamental ter um ambiente adequado e evitar ao máximo as distrações ou outros fatores que prejudicam a produtividade. Até porque, a escolha do local influencia diretamente a aprendizagem, podendo ser prejudicial ao seu desempenho.

Assim, o estudante pode criar um espaço específico em casa para conseguir estudar e desenvolver o conhecimento tranquilamente. É importante manter sempre a organização e a limpeza em dia a fim de manter o local agradável. Com isso, é possível ter mais foco e concentração para realizar as tarefas acadêmicas.

Acompanhe a seguir 8 dicas para criar um ambiente de estudo adequado em casa!

1. Retire ou desligue objetos que possam dispersar a atenção

Evite ao máximo ter contato com outros dispositivos enquanto está estudando ou fazendo qualquer outra atividade. O contato com o virtual acaba tirando o foco e valiosos minutos do seu momento reservado para o aprendizado. O indicado é retirar do ambiente todos os objetos que possam dispersar a sua atenção.

De qualquer maneira, você vai ter que dar algumas pausas ao longo dos estudos. Você pode tirar esse momento para checar rapidamente o e-mail, as redes sociais ou para responder alguma mensagem. Mas é importante fazer isso por apenas alguns minutos, ou você pode acabar tendo a concentração dispersada facilmente.

2. Tenha cuidado com a ergonomia

Sentir-se bem e confortável no ambiente é fundamental. Portanto, você deve pensar na questão da ergonomia do espaço, ou seja, no quanto ele é adaptável e se ajusta às suas necessidades. É importante, por exemplo, ter uma cadeira confortável, uma iluminação adequada, uma mesa com todos os materiais de estudo, entre outros.

Além de tudo, organize algumas pausas para dar pequenas caminhadas ou para alongar o corpo. Muitas horas sentado pode prejudicar a sua coluna, por isso, cuide também do corpo e da sua disposição física, pois fortalecer a saúde é essencial para manter a produtividade sempre em alta.

3. Priorize a organização e a limpeza

Ambientes bagunçados, escuros, sujos e abafados não são nada agradáveis, não é mesmo? Portanto, você deve priorizar a organização e limpar o seu espaço com uma certa frequência. A sujeira e a desorganização afetam a concentração e são verdadeiras inimigas dos estudantes.

Assim, a indicação é realizar ao menos uma limpeza semanal e tirar o lixo sempre que possível. Evite também acumular e deixar as atividades para depois, pois isso também pode afetar todo o seu cronograma de estudo. Tenha em mente que um espaço agradável influencia diretamente no seu bem-estar, ânimo e disposição.

4. Garanta uma boa iluminação

Caso seja possível, aproveite ao máximo a luz natural do ambiente e deixe o ar circular livremente. A luz solar traz vigor e pode tornar o local muito mais convidativo e aconchegante. Pense também em uma iluminação artificial para os momentos em que precisar realizar atividades pela noite, como luzes de led e luminárias.

O importante é que o ambiente se mantenha sempre iluminado e claro para que você possa realizar as leituras e tarefas acadêmicas. Assim, você terá mais vontade de ficar no local e não sentirá desconfortos ao se dedicar por longos períodos durante o dia.

5. Tenha todo o material necessário com fácil acesso

Tenha tudo o que for necessário para os estudos no seu ambiente. É importante ter fácil acesso aos materiais por conta da praticidade, mas também para evitar distrações. Assim, reserve estojo, caderno, dispositivos móveis, carregador, uma garrafa de água, entre outros objetos essenciais para o processo de aprendizagem.

Com isso, você não precisará sair do espaço e pode manter a motivação por muito mais tempo. Ainda, é fundamental avisar aos familiares e às pessoas que dividem a casa com você que ser interrompido no momento dos estudos pode prejudicar o seu desenvolvimento.

6. Escolha um ambiente calmo e silencioso

O cômodo do ambiente de estudo deve ser calmo e silencioso, para não ter nenhuma possibilidade de distração. Caso seja necessário, deixe um lembrete na porta do lugar para que ninguém entre e atrapalhe a sua concentração. O silêncio é fundamental para o foco, por isso, evite telas por perto.

O tempo gasto com as distrações e a desconcentração são valiosos e, nos estudos, cada minuto é importante. Você também pode colocar uma música ambiente, caso isso ajude na sua concentração, mas o adequado é deixar o som em um volume mais baixo, sem que o seu raciocínio seja impactado.

7. Crie uma rotina de estudos

Estabeleça uma rotina e tente cumpri-la rigorosamente. Apenas com disciplina e dedicação, será possível atingir todos os seus objetivos e metas de estudos. Além de tudo, a rotina mantém você mais produtivo, o que consequentemente melhora o seu rendimento e aproveitamento.

A recomendação é definir um cronograma, com todos os seus horários e compromissos detalhados. Tente reservar de uma a duas horas diárias para os estudos, pois assim o seu aprendizado tem mais chances de avançar. Com organização, você conseguirá conciliar tranquilamente o plano de ensino com outras atividades.

8. Adote técnicas de estudo

Tente adotar algumas técnicas próprias de estudo. Esses recursos facilitam a aprendizagem e permitem uma melhor absorção dos diferentes conteúdos e conhecimentos. A técnica Pomodoro, por exemplo, consiste em pequenas pausas que devem ser feitas a cada 25 minutos, justamente para manter a alta produtividade.

Durante as pausas, você pode descansar ou fazer alguma atividade relaxante para dar um alívio à mente. Como existem diversos métodos, é importante buscar por uma opção que seja adaptável à sua rotina. Com isso, você pode aproveitar muito mais o período dedicado aos estudos e ter melhores resultados como um todo.

É fundamental colocar as dicas citadas em prática para que o seu ambiente de estudo seja o mais adequado possível. Sem isso, pode se tornar difícil absorver os diferentes conhecimentos e conteúdos. Assim, a indicação é se organizar para ter melhores resultados e um desempenho superior no processo de aprendizagem.

Acredita que essas informações podem ajudar outros estudantes? Então compartilhe o post nas suas redes sociais!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!