Visite nosso site
CARREGANDO...
ânimo para estudar
No items found.

Vimemos um momento completamente atípico, pois a pandemia causada pelo novo coronavírus mudou nossas rotinas e trouxe novas preocupações para o cotidiano. Diante desse contexto, não é fácil manter o ânimo para estudar, entretanto, é importante encontrar estratégias para superar as dificuldades.

Os estudantes estão incertos sobre o futuro, por isso, alguns estão deixando os hábitos de estudo de lado, desanimados com as oportunidades que virão. Mesmo com essa incerteza, é fundamental manter o planejamento e continuar se preparando para alcançar os seus sonhos.

Neste artigo, traremos 6 dicas para manter o ânimo para estudar, além de demonstrar quais áreas têm previsão de aumente de demanda no futuro. Continue a leitura!

Confira 6 dicas para não perder o ânimo para estudar!

Mesmo em meio as incertezas, algumas atitudes ajudam a manter a sua motivação e ânimo para estudar. Confira algumas dicas e continue se preparando!

1. Pense no longo prazo

Um dos segredos para manter o ânimo é pensar no longo prazo, afinal, nem tudo se resolver nesse momento. A pandemia está atrapalhando e prejudicando diversos processos, porém, esse período vai passar e, quando isso acontecer, é fundamental estar preparado para agarrar as oportunidades que aparecerem.

Por isso, não é inteligente ficar desanimado e acreditar que ninguém está se preparando nesse momento. É importante entender o que se passa ao nosso redor, mas também vale a pena continuar cuidando do futuro.

2. Defina metas claras

A definição de metas claras também contribui para aumentar a motivação nos estudos. Quando você sabe qual é o seu objetivo e o que precisa ser feito para alcançá-lo, a probabilidade de se desanimar no meio percurso diminui. Uma boa estratégia é anotar, seja no celular ou em alguma agenda, quais são seus objetivos, diários, semanais e mensais, pois isso facilita o controle.

Lembre-se de definir metas que sejam plausíveis, ou seja, possíveis de serem cumpridas. Quando elas são muito exigentes, acabam surtindo o efeito contrário, já que o não cumprimento traz um sentimento de impotência e fracasso. Se perceber que a meta estipulada não condiz com a realidade, faça adaptações até encontrar o ritmo adequado.

3. Organize sua rotina de estudos

A organização da sua rotina de estudos também é importante para trazer produtividade e foco. Defina horários fixos para essa atividade e separe espaço no seu cronograma para que eles sejam cumpridos diariamente. Descubra em quais períodos o seu rendimento melhora e dê preferências para esses momentos na sua agenda.

Também tenha um cronograma do que será estudado em cada dia, priorizando as disciplinas que precisam de mais atenção. Essa prática evita a perda de tempo ao não saber por qual matéria começar o seu estudo.

Além disso, é importante saber que as pausas ajudam a qualificar o seu tempo de estudo, sendo importante reservar tempo para descansar, fazer algo que você gosta e aproveitar os períodos de folga.

4. Evite distrações

Em meio a tantos acontecimentos no mundo e no país, é muito fácil perder o foco e prejudicar a qualidade do seu estudo. Por isso, é importantíssimo eliminar as distrações e garantir as condições necessárias para manter a concentração enquanto estuda.

As distrações podem vir de aparelhos tecnológicos, como televisão, computador e celulares, sendo importante deixá-los desligados ou longe do alcance. Além disso, a movimentação de outras pessoas e barulhos no ambiente de estudo são outras formas de atrapalhar a sua concentração e tirar o foco.

5. Utilize a tecnologia de forma inteligente

A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e pode ser um recurso muito útil para trazer ânimo e motivação para os estudos. Existem diversos aplicativos e conteúdos na internet que ajudam a qualificar o estudo, com estratégias dinâmicas e atraentes, apresentando uma abordagem mais leve.

Por meio aulas no YouTube ou conteúdos específicos de uma disciplina, você pode aprender de maneira divertida a eficiente. Lembre-se de cuidar para não se distrair enquanto utiliza essas ferramentas, deixe o lazer e as outras atividades nesse ambiente para seu período de pausa.

6. Cuide da saúde física e mental

É muito difícil ficar animado quando você está com algum problema de saúde, por isso, é fundamental cuidar desse aspecto para conseguir bons momentos de estudo. No lado físico, priorize a alimentação adequada, hidratação e prática de exercícios físicos, que são elementos que contribuem para uma rotina ativa.

A parte mental também é fundamental, principalmente no momento de pandemia que estamos enfrentando. Por isso, cuide do seu lado emocional, compreenda o período atípico que vivemos e saiba respeitar os limites do seu corpo. Dessa forma, você terá mais tranquilidade para estudar, sem o excesso de pressão e o medo sobre o futuro.

Conheça as áreas promissoras em meio a pandemia

Algumas áreas de atuação estão em alto, mesmo em meio a pandemia. Isso acontece pela previsão de aumento de demanda desses serviços durante a crise. Conheça algumas delas!

Publicidade e Marketing

Em um cenário de crise econômica, os ramos de publicidade e marketing são fundamentais para as empresas. Por esse motivo, o investimento nessa área tende a crescer, trazendo boas oportunidades no mercado de trabalho.

Saúde

A saúde também é fundamental nesse contexto, tendo um grande aumento de demanda em diversas áreas. Além dos cursos de Enfermagem e Medicina, que ajudam no tratamento da doença, a área de Nutrição e Fisioterapia também são essenciais, pois colaboram no processo de recuperação dos pacientes.

Gestão

Uma gestão eficiente também contribui para que as empresas superem esse momento de adversidade. Portanto, profissionais formados em Administração, Logística e outras formações correlatas, estão sendo valorizados pelas organizações, conseguindo boas ofertas de emprego.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para você manter o ânimo para estudar na pandemia. Esse é um período muito difícil e que necessidade de uma força de vontade mais forte para que o planejamento seja cumprido. Vale a pena procurar as melhores estratégias e conseguir motivação para continuar se preparando, estando pronto para aproveitar as oportunidades que aparecerem.

Gostou das nossas sugestões de estudo? Então, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais e ajude outros estudantes a manter o ânimo e a motivação para estudar!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.