Visite nosso site
CARREGANDO...
como estudar online
No items found.

A modalidade de Educação a Distância (EAD) tem se tornado bem popular, especialmente por permitir às pessoas que trabalham fora a possibilidade de acesso ao ensino superior, inclusive por um preço mais barato que os cursos presenciais.

Afinal, com a rotina corrida, nem sempre é possível estar presencialmente nas aulas, o que adia o sonho de muita gente de fazer uma graduação ou pós. Por isso, estudar online é a opção ideal para quem busca flexibilidade de horários e, ainda, economia de tempo e dinheiro.

Tem interesse pelo assunto? Então, confira este artigo até o final. A seguir, mostraremos um conteúdo especial sobre como tirar melhor proveito das aulas enquanto estuda online. Vamos lá?

Quais são as melhores dicas para estudar online?

A verdade é que não adianta se matricular em um curso de EAD e não se dedicar inteiramente a ele. Por isso, o caminho para manter a produtividade durante o estudo a distância é a organização e a preparação. Abaixo, vamos citar sete dicas para você aprender como estudar online com eficiência. Confira agora!

Prepare o ambiente

O ambiente influencia diretamente a produtividade nos estudos, sabia? Por isso, sugerimos que escolha um local organizado, silencioso e com pouca ou nenhuma circulação de pessoas. Além disso, é importante que esse espaço seja fixo.

Antes de começar, é interessante preparar o ambiente e colocar em sua mesa todo o material necessário para estudar online. Comece organizando os cadernos, os livros e as apostilas e conferindo a conexão com a internet, por exemplo. Esse hábito pode ser encarado como uma espécie de ritual para lhe ajudar a se organizar e se concentrar.

Lembre-se ainda de manter a postura na cadeira, dando preferência por um modelo confortável e ergonômico. Muitas pessoas preferem estudar na cama e acabam pegando no sono. Portanto, se for uma delas, busque livrar-se desse hábito!

Monte um cronograma

Se você sabe exatamente como os seus dias estão divididos, é importante estabelecer um cronograma de estudos. Sendo assim, para estudar online é necessário separar horários para assistir às aulas, realizar exercícios e revisar as matérias. Além disso, lembre-se de escolher horários fixos voltados ao estudo e, assim, acostumar-se a dar atenção a essa tarefa de modo contínuo.

Estabeleça metas diárias

Ter uma rotina é fundamental para o funcionamento de tarefas diárias, principalmente em relação aos estudos. O ideal é estabelecer, todos os dias, metas relacionadas ao seu aprendizado. Por exemplo, escolha disciplinas específicas que precisa estudar no dia e organize o seu horário para encaixá-las. Com o tempo, essa organização se tornará habitual, permitindo que se acostume facilmente.

Crie uma lista de prioridades

Você sabe quais são as disciplinas que mais demandam tempo, por meio de atividades trabalhosas, e aquelas nas quais tem uma dificuldade maior para aprender, certo? Sendo assim, o próximo passo é organizar uma lista de prioridades e começar a estudar online com eficiência.

Nessa lista, é necessário levar em conta os aspectos citados acima, além de outros como o prazo. Por exemplo, se precisa entregar um trabalho na próxima semana e outro no mês seguinte, opte por fazer aquele que está mais próximo. Dessa forma é possível manter a organização a fim de não perder a data.

Evite distrações

Se na sala de aula é fácil se distrair, imagina em casa, não é mesmo? Então, é muito importante tomar cuidado com as possíveis distrações durante os estudos e as aulas online. Para isso, afaste tudo aquilo que possa chamar a sua atenção nesses momentos.

Ou seja, nada de deixar o celular ligado e conferir o feed de suas redes sociais, viu? Além disso, não abra outras abas no computador fora a da aula online, de modo a não se distrair com conteúdos que não têm a ver com a disciplina.

Televisão, rádio e demais equipamentos devem estar desligados para que consiga focar ao máximo nos estudos. Lembre-se da nossa dica inicial: estudar em um lugar organizado e silencioso, certo?

Tenha foco e disciplina

Se quiser ter sucesso nos estudos online, é fundamental ter foco e disciplina redobrados. Afinal, você é quem comanda a sua rotina de estudos, o que pode ser ótimo para alguns e bem difícil para outros.

Portanto, faça alguns ajustes na sua rotina corrida a fim de dar prioridade para os estudos. Caso esteja enfrentando dificuldades nessa tarefa, pense nos seus objetivos futuros e no porquê decidiu encarar o ensino superior. Relembrar o que almeja na carreira pode ajudar nesse sentido.

Participe em aulas ao vivo

Se o seu curso disponibiliza aulas ao vivo, aproveite essa oportunidade para participar delas e tirar todas as suas dúvidas. É importante lembrar que esse é o momento de absorver melhor o conteúdo, então, não tenha receio em fazer perguntas ou dar a sua opinião nos assuntos.

Participar ativamente auxilia não só você como também outros alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes. Se for uma pessoa tímida, comece aos poucos e, logo, vai pegar o ritmo. Essa interação é fundamental.

Que erros influenciam o rendimento nos estudos?

Até aqui, conferimos algumas dicas sobre como estudar online, mas talvez ainda cometa erros que atrapalham o seu rendimento nas disciplinas. A fim de evitá-los, veja agora os principais deles:

  • procrastinar — deixar para depois nunca é a melhor decisão. Então, se você pode finalizar aquele trabalho hoje, faça isso. Se está com tempo livre, use-o para revisar o conteúdo de alguma matéria;
  • subestimar a EAD — algumas pessoas acreditam que, por ser online, a EAD é fácil, mas essa é uma crença bem equivocada. Afinal, as exigências são as mesmas dos cursos presenciais;
  • ser desorganizado — não separar um tempo para estudar ou assistir às aulas fará com que você tire notas insuficientes e, assim, não usufrua de tudo que o curso pode oferecer;
  • distrair-se — usar o celular enquanto assiste às aulas, parando a todo momento para conferir as redes sociais, impacta o aprendizado, pois quebra o raciocínio e, dessa forma, dificulta a absorção do conteúdo da forma correta;
  • negligenciar a saúde — alimente-se bem, durma pelo menos oito horas por noite e exercite-se. Cuidar da saúde é essencial para aumentar a disposição e, consequentemente, a performance nos estudos.

Por que estudar online pode ser vantajoso?

Viu como estudar online é possível? Tendo organização e planejamento fica fácil fazer os estudos fluírem, de modo que haja um desempenho cada vez melhor. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, falaremos sobre as principais vantagens da EAD. Veja!

Flexibilidade de horários

Ao optar por estudar online, o estudante consegue estipular o seu próprio cronograma, de a acordo com as suas necessidades e do jeito que for mais conveniente para a sua rotina. Isso quer dizer que será possível conciliar trabalho e faculdade no seu ritmo e sem perder a produtividade nos estudos. Bom, não é verdade?

Economia

As mensalidades dos cursos online são bem inferiores em relação aos presenciais. Além disso, a EAD permite que o aluno reduza gastos com alimentação, transporte e materiais de estudo. Decerto, haverá custos relativos aos aparelhos tecnológicos para acompanhar as aulas e à internet. Mesmo assim, a economia continua sendo atrativa e vantajosa.

Comodidade

Estudar online significa poder estudar onde quiser. Com acesso à internet, além de um celular ou tablet, por exemplo, é possível acompanhar as aulas em casa, no trânsito e, até mesmo, no trabalho.

Facilidade no acesso

Na EAD, os conteúdos online são acessados a qualquer momento e com facilidade, quantas vezes o estudante quiser. Isso porque os materiais ficam disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem intuitivo. Assim, fica fácil acompanhar tudo sem se perder, não é mesmo?

Diploma reconhecido pelo MEC

O diploma da EAD também é válido no mercado de trabalho. Normalmente, nem sequer há informações sobre a modalidade do curso no documento. Quem opta pela Educação a Distância está preparado para encarar desafios profissionais, tanto quanto quem se forma em um curso presencial.

Contudo, antes de se matricular em uma instituição de ensino superior, é fundamental conferir se ela tem autorização e reconhecimento do MEC. Essa pesquisa pode ser facilmente realizada no site oficial do órgão.

Como mencionamos, o ensino a distância é uma excelente alternativa para quem tem uma rotina atribulada e busca flexibilidade de horários. Saiba que a modalidade também se tornou uma boa opção às pessoas que desejam ingressar em uma graduação durante a pandemia do novo coronavírus.

Diante do isolamento social, investir na formação é uma forma de turbinar o currículo e conseguir melhores oportunidades. Mas, além disso, apostar nos estudos nesse período de incertezas é uma maneira efetiva de se preparar para um mercado de trabalho pós-pandemia.

Como você pôde perceber, saber estudar online é fundamental para ter uma experiência proveitosa no ensino superior e, assim, chegar preparado ao mercado de trabalho. Portanto, coloque em prática essas dicas e tome cuidado para não cometer os erros mais comuns nesse processo. Boa sorte!

Quer ter acesso aos próximos conteúdos especiais do blog sobre educação e o mercado de trabalho? Então, assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das novidades!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.