Ensino a distância ou presencial: como escolher a melhor opção de graduação

Ensino a distância ou presencial: como escolher a melhor opção de graduação

Você já decidiu qual graduação fazer e agora bateu aquela dúvida: ensino a distância ou presencial, qual escolher? Calma, essa incerteza é normal. Ainda mais quando a rotina é pesada e falta tempo ou quando moramos muito longe de uma faculdade. Apesar disso essa decisão precisa ser feita baseada no seu perfil. Para isso, várias coisas precisam ser levadas em consideração.

Nesse artigo, vamos te explicar cada uma dessas modalidades e qual delas é a melhor para você: ensino à distância ou presencial. Vem com a gente e boa leitura!

Como funciona o Ensino a Distância?

A graduação a distância está cada vez mais popular no Brasil e esse fenômeno é fácil de explicar. A flexibilidade de horários e o custo relativamente mais baixo é uma das características que fazem dessa modalidade de ensino tão atrativa.

A Educação a Distância - também conhecida como EaD - permite que as aulas aconteçam sem que aluno e professor se encontrem no mesmo local e hora. O EaD é uma maneira de garantir acesso ao Ensino Superior para aquelas pessoas que têm dificuldade em fazer uma graduação presencial. Além disso, o estudante tem liberdade para montar os horários das aulas da maneira que achar mais interessante, atendendo assim às suas necessidades de horário.

Para os curso de EaD é essencial ter acesso à internet já que as aulas são online assim como as atividades e trabalhos. O único momento em que o aluno vai de fato à instituição de ensino é para fazer a provas. Mesmo nessa modalidade elas são presenciais.

Com toda essa flexibilidade há quem acredite que a graduação EaD seja mais fácil que a presencial, mas não se engane. A grade dos cursos é a mesma, assim como a carga horária  e a necessidade de frequência, notas mínimas e avaliações para a sua conclusão. Para finalizar, essa modalidade não oferece graduação em cursos que exigem muitas atividades práticas como Medicina, Direito, Moda e Psicologia.

E o Ensino Presencial? Quais são as características dessa modalidade?

Categoria mais tradicional, o ensino presencial proporciona ao aluno toda a experiência de sala de aula, interagindo e vivenciando o universo acadêmico e todo o seu conhecimento teórico, prático e científico, além das trocas sociais entre a comunidade universitária. Diferente dos cursos de EaD, na graduação tradicional a instituição é responsável por montar a grade e os horários das aulas. Portanto o aluno precisa seguir aquele quadro já pré-estabelecido, sem chances de flexibilidade.

Os cursos presenciais também permitem a participação em várias atividades extras à sala de aula, como as empresas juniores - associações criadas por alunos e que ajudam na formação e capacitação desses estudantes visando o mercado de trabalho -, projetos de iniciação científica, bolsas de pesquisas, estágios, etc.

Ensino a distância ou presencial: como escolher a melhor opção para mim?

Antes de qualquer coisa é preciso entender qual é o seu perfil. Nem todo mundo, por exemplo, se adapta bem ao ensino a distância. Isso porque essa modalidade de graduação pede que o aluno tenha 4 características muito importantes:

•    Capacidade de concentração;

•    Facilidade de aprendizado;

•    Organização;

•    Muita disciplina;

Mas a responsabilidade talvez seja um dos requisitos essenciais para se cursar EaD. Normalmente quem opta por esse tipo de curso tem uma vida ocupada, trabalha o dia inteiro e ainda precisa cuidar da casa e dos filhos. No final do dia estudar pode parecer quase impossível. Por isso mesmo esse aluno precisa ser muito responsável ao ponto de traçar um plano de estudos que se encaixe perfeitamente dentro da sua rotina. Definitivamente não é para qualquer um.

Porém não é só para pessoas mais velhas e para trabalhadores que o EaD é feito. Ele é uma ótima opção para jovens recém saídos do Ensino Médio que moram em cidades pequenas sem acesso a instituições de Ensino Superior e que não querem ou não podem se deslocar para outra localidade.

Já a modalidade presencial é a melhor opção para os alunos que não querem perder toda a experiência do Ensino Superior, mas também para aqueles que não conseguem se concentrar ou se organizar para estudar de maneira autônoma dentro de casa. Os alunos que pretendem utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou ingressar na faculdade pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) devem optar pelos cursos presenciais. Esses programas não são utilizados para EaD.

Talvez o que valha mais a pena na hora de escolher entre ensino a distância ou presencial seja colocar na balança o que de fato você quer tirar da sua graduação. As duas opções oferecem a mesma grade, a mesma carga horária, mas as possibilidades de ensino, troca e experiências pessoais e acadêmicas podem ser muito diferentes.

Seja qual for a modalidade de ensino escolhida, é fundamental fazer um curso de formação de qualidade. Escolha uma instituição de ensino reconhecida, que tenha professores com formação adequada, relacionamento com o mercado de trabalho e uma infraestrutura que permita o desenvolvimento completo dos alunos.

Para acompanhar mais dicas sobre faculdade, carreira e organização dos estudos, siga o UniAcademia nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!