Visite nosso site
CARREGANDO...
diferença entre faculdade e centro universitário
No items found.

Você sabe qual é a diferença entre faculdade e centro universitário? Certamente já viu instituições de ensino superior com essas denominações, mas talvez nunca tenha parado para pensar em suas características, não é mesmo?

No entanto, é fundamental saber o que difere ambos os termos, pois eles são distintos quanto o tamanho do campus, à carreira pretendida do aluno, áreas de conhecimento e quantidade de cursos ofertados.

Desse modo, entender o que cada conceito significa vai ajudar você a escolher a melhor opção para os seus estudos. Com o objetivo de esclarecer esse assunto, elaboramos este artigo. Então, acompanhe a leitura!

Como funciona uma faculdade?

Segundo o decreto nº 5.773/06, criado pelo Ministério da Educação (MEC), existem três categorias de instituição de ensino superior, que são a faculdade, a universidade e o centro universitário.

Como dissemos, neste artigo vamos falar especificamente da diferença entre faculdade e cento universitário. Começando pela primeira, esta é a modalidade considerada mais simples por apresentar apenas cursos de áreas específicas.

Por exemplo, existe a faculdade de Direito, Medicina, Engenharia e por aí vai. Portanto, a faculdade é caracterizada como um ambiente que oferta um ramo específico do ensino. Por isso, a quantidade de cursos ofertados não é grande. É importante destacar, ainda, que ela não é obrigada a oferecer projetos de iniciação científica ou cursos de extensão, como nas universidades.

A faculdade pode ser uma instituição pública ou privada e, para abrir novos cursos, tanto de graduação como de pós-graduação, é necessário pedir autorização ao MEC, pois ela não tem autonomia para isso.

Quanto ao corpo docente, ele deve ser composto por um terço de professores que tenham, no mínimo, pós-graduação lato sensu, que engloba as especializações e os MBAs (Master of Business Administration). Além disso, não é exigido a eles a dedicação em tempo integral.

Já em relação à infraestrutura, ela costuma ser mais compacta e nem sempre oferece tanto suporte aos alunos por causa disso. De qualquer forma, isso não significa que a faculdade seja menos relevante quanto ao ensino.

Afinal, para quem deseja uma formação mais voltada para o mercado de trabalho, a faculdade pode ser a opção ideal. Isso porque ela consegue capacitar os alunos para a vida profissional, portanto, não é indicada para aqueles que têm interesse em seguir a carreira acadêmica.

Não se esqueça que nas universidades também existem faculdades. Na verdade, elas são dividades entre diferentes faculdades, no qual os projetos de iniciação científica são desenvolvidas pelas próprias universidades.

Como funciona o centro universitário?

Se fôssemos elencar as três opções de instituição de ensino no Brasil em grau de complexidade, poderíamos dizer que a universidade alcança o primeiro lugar, o centro universitário está em segundo e a faculdade marca o terceiro lugar. Sendo assim, o centro universitário é maior que a faculdade e menor que a universidade.

Nesse sentido, o centro universitário pode abranger mais de uma área de conhecimento, ao contrário da faculdade. Além disso, o corpo docente precisa ser composto de, ao menos, um terço de professores com titulação de mestrado ou doutorado. Outra exigência é que um quinto deles, no mínimo, deve ser contratado em regime de trabalho integral.

Os centros universitários têm autonomia para a criação de cursos, então não precisam pedir autorização ao MEC. Aliás, eles ainda devem ofertar cursos de pós-graduação, que podem ser tanto lato sensu quanto stricto sensu, que engloba o mestrado e o doutorado.

Essas instituições, assim como as faculdades, não são obrigadas a oferecer projetos de extensão e pesquisa. Quanto à infraestrutura, o centro universitário tem câmpus maiores que as faculdades.

Portanto, essa instituição de ensino é recomendada tanto para quem deseja seguir carreira acadêmica quanto para aqueles que têm como foco o mercado de trabalho. Afinal, oferece cursos que preparam os alunos para a vida acadêmica e para a profissional.

Como escolher entre a faculdade e o centro universitário?

Como você pôde identificar nas informações acima, a faculdade e o centro universitário apresentam semelhanças e diferenças fundamentais para que as pessoas possam fazer a decisão mais acertada quanto à carreira.

Nesse sentido, o primeiro passo para escolher corretamente é analisar o seu próprio perfil. Se você ainda não tem certeza entre seguir carreira acadêmica e enfrentar o mercado de trabalho, é importante escolher uma instituição de ensino que seja abrangente para ambas as opções, como é o centro universitário.

Além disso, caso sinta que necessita de um suporte maior, infraestrutura mais equipada e corpo docente mais qualificado, talvez a melhor escolha seja, realmente, o centro universitário. Afinal, ele oferece ao estudante tudo que ele precisa durante a trajetória de graduação e pós, o que é fundamental para uma experiência acadêmica satisfatória.

Outro ponto importante é que uma formação mais abrangente, como ocorre nos centros universitários, abre espaço para que os alunos possam refletir melhor sobre as opções futuras de atuação. Assim, eles não ficam restritos, já no início, quanto à própria carreira, não sendo determinados a trabalharem unicamente para o mercado de trabalho, como é o que acontece nas faculdades.

Como a fase acadêmica é desafiadora e pode apresentar muitas dúvidas, receios e necessidades de tomar decisões importantes para o futuro, é importante contar com uma instituição de ensino que saiba lidar com tudo isso e, assim, possa fornecer o suporte necessário aos estudantes.

Isso não significa, é claro, que a faculdade não tenha o seu valor, mas é fundamental estar atento às suas características para não se decepcionar lá na frente. Portanto, é importante levar todas essas informações em consideração antes de tomar a sua decisão.

Neste artigo, você conseguiu ver a diferença entre faculdade e centro universitário, as principais características de ambas e, assim, está apto a fazer a sua escolha de acordo com o seu perfil como estudante e com o que deseja para o futuro profissional. Como essa é uma decisão que pode influenciar toda a sua trajetória profissional, se for possível, analise bastante todos esses dados para fazer a escolha certa.

Gostou deste conteúdo? Então, que tal acompanhar os nossos posts sobre assuntos que envolvem o ensino superior? Para isso, curta a nossa página no Facebook!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
Mais do nosso blog

Posts relacionados

Nenhum item encontrado
Veja todos os posts
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.