Visite nosso site
Mercado

O que é Engenharia de Software e como está o mercado?

No items found.
Mercado

O que é Engenharia de Software e como está o mercado?

A Engenharia é, sem dúvidas, uma das áreas mais abrangentes para se investir no ensino superior. Há, nesse segmento, opções e cursos para todos os tipos de vocação, perfil profissional e interesse. Uma das profissões em alta que apontam para carreiras promissoras, atualmente, é a Engenharia de Software, que será o tema de nossa conversa de hoje.

Esse é um ramo relativamente recente e que está diretamente relacionado aos avanços tecnológicos observados em nossa sociedade. Por isso, é um curso primordial para que tais processos continuem a acontecer.

Sendo assim, o profissional da área também se torna peça fundamental nos dias de hoje. Pensando nisso, separamos este artigo para explorar mais sobre a profissão, citando elementos como: características, campo de atuação, como funciona a graduação e muito mais. Ficou curioso? Então, continue a leitura e descubra se a Engenharia de Software é para você!

O que é Engenharia de Software?

A Engenharia de Software é, atualmente, uma grande promessa no Brasil. O país, inclusive, ocupa a décima posição no ranking mundial de investimentos voltados à tecnologia da informação, envolvendo software, hardware e outros serviços.

Não é por acaso que a área tem tudo para crescer por aqui. E o investimento nesse setor será essencial para que o Brasil continue crescendo no âmbito tecnológico e se solidifique como uma potência nesse sentido. Para entender melhor do que se trata, o engenheiro especializado em softwares lidará diretamente com a criação, a manutenção e o desenvolvimento de programas variados, tanto para computadores quanto para outras plataformas.

Sendo assim, há diferenças sutis entre o engenheiro de software e o desenvolvedor. Enquanto o primeiro se ocupa mais em conceber o projeto e oferecer as ferramentas adequadas, o desenvolvedor é quem coloca em ação esse projeto, garantindo a geração dos sistemas computacionais mais funcionais possíveis.

Como funciona essa graduação?

O método utilizado para a graduação de Engenharia de Software pode variar muito de instituição para instituição. No entanto, no geral, o curso segue as seguintes normas: conta com quatro anos de duração (ou oito semestres), podendo ser integral ou não. Além disso, todas as instituições solicitam estágio obrigatório e contam com um trabalho de conclusão de curso.

A matriz curricular também pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas normalmente engloba matérias como: matemática, lógica, álgebra, programação, gestão de dados, desenvolvimento de jogos, arquitetura de softwares, empreendedorismo na tecnologia e muito mais. Como visto, este é um curso bastante abrangente e interessante!

Quais são as características dessa profissão?

Em primeiro lugar, precisamos falar sobre a alta demanda por profissionais especializados em Engenharia de Software. Por se tratar de um campo recente, há uma grande falta de mão de obra para atuar nesse nicho.

Sendo assim, há vagas para praticamente todos os gostos! Além disso, essa demanda considerável nos mostra que há uma grande possibilidade de expansão da área, que já se encontra em alta no mercado. Por isso, optar por esse tipo de curso é um grande investimento para o futuro, sendo também um importante diferencial competitivo para o estudante graduado.

Como é o mercado de trabalho para quem faz o curso?

A partir do exposto no tópico anterior, esta é uma profissão que vale a pena seguir quando se fala em oportunidades disponíveis no mercado de trabalho e em faixa salarial. Para se ter ideia, um Engenheiro de Software recebe, em média, R$ 11.006,63 para uma jornada de 41 horas no Brasil. Entretanto, dependendo da ocupação, o valor por alcançar os R$ 24.679,38.

Ainda, no comparativo entre os meses de junho de 2021 a 2022, notou-se um aumento de cerca de 11,63% nas contratações dessa categoria profissional. Claro, há variações de região para região, mas a estimativa tem sido positiva na maioria dos casos.

Entre as empresas que têm contratado o profissional, encontram-se desde negócios voltados ao desenvolvimento de programas de computador até instituições de consultoria, suporte técnico, manutenção entre outros serviços.

Como é o campo de atuação desse profissional?

Agora, falaremos sobre um ponto fundamental: o campo de atuação do profissional graduado em Engenharia de Software. Conhecer as oportunidades que essa carreira trará para você no futuro é algo que não pode ser deixado de lado, não é mesmo? Então, vamos lá!

Gerenciamento de projetos

Gerenciar projetos, sejam eles quais forem, é algo essencial para a organização de nossas vidas. Isso também vale para o âmbito empresarial e tecnológico, que atualmente caminham lado a lado. Por isso, uma das principais atuações do engenheiro de software está relacionado ao auxílio à gestão dos negócios, por meio da implementação de tecnologias diversas.

Desenvolvimento de softwares

Você consegue se imaginar sem o uso de softwares? Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar alguém que não veja a sua vida otimizada por esses programas revolucionários. Dessa maneira, o engenheiro de software é responsável pelo desenvolvimento de novos aplicativos (para várias plataformas) que facilitarão o dia a dia das próximas gerações.

Suporte e manutenção de sistemas

Os sistemas estão sujeitos a problemas diversos. Sendo assim, o profissional também pode ser o responsável por evitar que eles parem de funcionar. A manutenção é parte fundamental do trabalho, tão importante quanto o desenvolvimento.

Atuação em áreas como saúde e educação

Por fim, uma das atuações mais emblemáticas desse tipo de profissional está no desenvolvimento de serviços que podem ser úteis em áreas como a medicina, a ciência em geral e, claro, a educação. Eles podem servir tanto para a otimização do uso de dados quanto para facilitar o dia a dia dos profissionais dessas áreas.

Quais são as características fundamentais desse profissional?

E aí, interessado nessa carreira? A Engenharia de Software realmente é um campo interessante! No entanto, é sempre bom ficar ligado nas habilidades do profissional que podem fazer com que você se destaque mais em sua graduação e a conclua com mais tranquilidade. Algumas das características essenciais para os engenheiros dessa área incluem as seguintes:

  • disciplina;
  • vontade de aprender;
  • capacidade observadora;
  • boa capacidade de trabalhar em equipe;
  • facilidade em ouvir os outros;
  • criatividade;
  • raciocínio lógico;
  • organização.

Trabalhar essas habilidades desde cedo é algo muito importante para que você possa obter bons resultados ao longo da carreira. Por isso, foque nelas durante a sua graduação e no decorrer dos seus estágios obrigatórios. Assim, você estará realmente preparado para enfrentar o dia a dia da profissão após a sua formatura!

Qual é o perfil ideal de estudante?

Sem dúvidas, há uma correspondência entre as habilidades que se espera do profissional e o perfil ideal de estudante para a Engenharia de Software. Afinal, algumas competências primárias facilitam o desenvolvimento de outras importantes para exercer o trabalho. Sendo assim, algumas skills devem estar presentes no estudante que deseja seguir este caminho, como:

  • perfil analítico;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • familiaridade com a área de exatas;
  • escuta ativa;
  • busca pelo desenvolvimento pessoal a profissional.

Por meio dessas habilidades, será mais fácil absorver o conteúdo apresentado na faculdade de Engenharia de Software, além das competências técnicas e comportamentais que o trabalho exigirá, a exemplo das mencionadas no tópico anterior.

Como escolher uma boa faculdade?

Escolher uma faculdade de qualidade é o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Por isso, é fundamental que você saiba exatamente quais são os pontos que devem ser levados em consideração na hora de tomar essa decisão. Alguns deles são:

  • localização da faculdade;
  • grade curricular;
  • corpo docente;
  • oportunidades de estágio;
  • reconhecimento no mercado;
  • nota e qualificação nos rankings.

É importante pesquisar bastante e optar por aquela alternativa que realmente o ajudará na caminhada rumo ao sucesso em sua carreira. O UniAcademia, nesse sentido, pode ser uma excelente opção para o seu futuro profissional.

O curso de Engenharia de Software na unidade oferece sólido conhecimento em Computação, por meio de uma matriz curricular completa e um corpo docente altamente qualificado. Além disso, o Centro Universitário, visando o desenvolvimento profissional do aluno, conta com a parceria de mais de 500 empresas para o estágio obrigatório.

Isso sem contar, é claro, na excelente infraestrutura oferecida pelo campus e no reconhecimento pelo MEC, que atribui credibilidade e autoridade ao UniAcademia para a formação de engenheiros de software de sucesso.

Sem dúvidas, o curso de Engenharia de Software é promessa para os próximos anos e tem oferecido boas perspectivas para quem deseja ingressar nesse mercado. Nesse sentido, para obter a qualificação necessária e se destacar entre os profissionais, a melhor alternativa é buscar a graduação. Assim, além de obter o conhecimento teórico e prático indispensável para uma atuação de excelência, você poderá desenvolver as habilidades e competências mais valorizadas neste profissional.

Agora que você já sabe o que é Engenharia de Software, não deixe de pesquisar ainda mais sobre o tema! Assim, você poderá decidir se esse curso é realmente o ideal para que você alcance os seus objetivos profissionais. Caso esta seja a sua decisão, lembre-se que optar por uma instituição de ensino de renome é um passo essencial para se tornar uma referência profissional.

E então? Gostou do conteúdo? Se você se identifica com a graduação e está buscando as melhores alternativas para o seu futuro profissional, não deixe de conferir o curso de Engenharia de Software do UniAcademia!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.