Visite nosso site
CARREGANDO...
Ensino

Profissões em alta: descubra quais as principais do momento

No items found.
Ensino

Profissões em alta: descubra quais as principais do momento

Conhecer quais são as profissões em alta e as tendências do mercado de trabalho é fundamental para ter melhores escolhas profissionais, concorda? Hoje, há uma série de caminhos promissores que representam estabilidade, boa remuneração e valorização entre os empregadores.

As carreiras relacionadas à tecnologia, por exemplo, têm demonstrado boas perspectivas de empregabilidade. Quem deseja aproveitar as oportunidades deve se antecipar e correr atrás de conhecimento e especialização para obter diferenciais e se tornar mais competitivo.

Ficou curioso sobre o assunto? Acompanhe a seguir e confira quais são as profissões em alta do momento!

Controller

O controller é um profissional que garante a liquidez de ativos e passivos, atuando sempre para garantir a rentabilização do capital social. Quem se especializa no ramo atua como um agente de controles dentro de uma determinada empresa, representando uma peça-chave em companhias de capital aberto.

A profissão ocupa um lugar de poder nas organizações, já que o controller é um cargo de bastante responsabilidade e que precisa interagir com diversas áreas. Sua principal função é assegurar a execução dos recursos nas instituições, da forma mais rentável possível.

Analista de marketing digital

Já o analista de marketing digital tem a função de desenvolver campanhas para mídias sociais e realizar toda a comunicação em e-commerces e marketplaces. O profissional direciona as campanhas das marcas para ganhar mais relevância na internet e mensura as conversões, atuando com redes sociais, criação de conteúdo e estratégia de SEO.

As tarefas são variadas e, por isso, o perfil mais indicado para a profissão é a de um profissional interdisciplinar. Como o analista de marketing digital lida diariamente com a elaboração de conteúdos, é fundamental ser criativo para gerar estratégias eficientes e atrair o público para o negócio.

Gerente de e-commerce

O gerente de e-commerce é o principal responsável pelo comércio eletrônico de uma loja online. O principal objetivo da profissão é melhorar os resultados de venda dos e-commerces. Para isso, o profissional deve ter grande capacidade organizacional e de gestão, ter conhecimento de mercado e habilidades de negociação.

Quem se dedica nesta carreira executa uma série de funções, como gerenciamento do funil de conversão, gestão das redes sociais da empresa, realiza campanhas de remarketing, cria conteúdos, monitora métricas, entre outros. Neste cargo, é preciso demonstrar qualidades de liderança, estabelecer objetivos e direcionar a equipe para alcançar as mesmas metas.

Analista de inovação digital

Hoje, as empresas investem cada vez mais na área de inovação, em equipes e departamentos específicos para gerar valor no mercado de maneira sustentável e eficiente. Nesse sentido, surge o analista de inovação digital, responsável por desenvolver estratégias e a cultura nos empreendimentos.

O trabalho geralmente tem como foco estimular o ambiente corporativo, buscar novas soluções, tecnologias e modelos de negócio. Além disso, é o profissional quem firma parcerias para alavancar a empresa e reforçar o reconhecimento da companhia como uma marca inovadora.

Analista de M&A

Um analista de M&A se dedica à atividades para expandir os negócios e o alcance de uma ou mais empresas. O profissional deve ter profundo conhecimento do mercado em que a sua organização atua para traçar estratégias claras que possibilitem o crescimento do empreendimento.

Nesse sentido, o analista de M&A deve preparar e criar planos de execução, realizar a avaliação de companhias, negociar preços e atuar no fechamento e pós-fechamento de acordos. Hoje, cada vez mais empregadores buscam por profissionais qualificados na área, oferecendo excelentes salários e benefícios.

Gerente de supply chain

O gerente de supply chain atua diretamente na gestão da cadeia de suprimentos, garantindo que os processos de logística das empresas funcionem de forma adequada. O profissional trabalha para que os produtos e serviços sejam entregues dentro do prazo estipulado, cuidando tanto do processo de aquisição quanto da entrega final aos clientes.

Portanto, o gerente de supply chain tem um papel fundamental no crescimento de um empreendimento, uma vez que suas atribuições ajudam a tornar o negócio mais competitivo. Ele pode, por exemplo, otimizar os processos, melhorar o fluxo de tarefas dos setores, incentivar a área de produção e auxiliar no alcance das metas e objetivos.

Engenheiro de aplicação e vendas

Já um engenheiro de aplicação e vendas projeta, constrói e testa diversos produtos tecnológicos. Ele é responsável por coletas informações sobre as necessidades do público e atuam com gerentes para desenvolver produtos utilizando sofisticados softwares. O profissional ainda cria aplicativos originais ou reprojeta os que uma empresa já possui.

Em um ambiente industrial, por exemplo, o engenheiro de aplicação e vendas realiza o planejamento, o design e a implantação de máquinas pesadas e equipamentos especializados. Na indústria de computadores, por outro lado, ele pode programar e desenvolver sistemas que ajudam os clientes a entenderem melhor a tecnologia que utilizam nos negócios.

Gestor de dados

O gestor de dados tem a função de definir as melhores estratégias de marketing e comunicação para as companhias venderem mais. Esse profissional faz a gestão de dados completa, auxiliando na tomada de decisão dos gestores. Para isso, ele realiza a análise de dados para assegurar a eficiência e a rentabilidade das empresas, sempre propondo ideias inovadoras para o empreendimento.

A remuneração na área costuma ser bastante atrativa, principalmente quando o gestor de dados apresenta especializações no currículo. A profissão é relativamente nova, por isso, quem for em busca de qualificação terá muito mais chances de atingir destaque e conquistar uma oportunidade promissora no mercado de trabalho.

Para ter mais chances de obter diferencial, é fundamental buscar por especialização, de preferência realizando cursos de mestrado, doutorado e MBA em uma instituição de ensino de qualidade. Com isso, será possível aproveitar de forma mais eficiente as excelentes oportunidades que as profissões em alta oferecem.

O UniAcademia oferece cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial e a distância. A instituição conta com polos de ensino em Juiz de Fora, Barra Mansa e Pará de Minas, e pode ser uma excelente alternativa para o seu futuro acadêmico e profissional!

Gostou do conteúdo? Quer saber como se destacar na carreira? Aproveite a visita e conheça mais sobre os cursos ofertados pelo UniAcademia!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.