Visite nosso site
Ensino

Confira nosso passo a passo sobre como criar um aplicativo

Ensino

Confira nosso passo a passo sobre como criar um aplicativo

O mercado voltado para os aplicativos têm se tornado uma excelente alternativa de investimento. Os apps são softwares criados exclusivamente para funcionar em dispositivos móveis, como tablets, smartphones, smartwatches, entre outros.

Quem deseja atuar nesse ramo da tecnologia deve buscar por capacitação para aproveitar as oportunidades do setor. Existem cursos de ensino superior, por exemplo, que auxiliam o indivíduo a desenvolver esse tipo de conhecimento.

Quer entender como criar um aplicativo? Acompanhe o post a seguir e fique por dentro do assunto!

O que é necessário para criar um aplicativo?

Por meio dos aplicativos os usuários podem desempenhar uma série de atividades, como enviar mensagens, editar vídeos e fotos, checar o saldo bancário, pedir comida etc. Os apps são utilizados diariamente e já fazem parte do cotidiano das pessoas.

O mercado de aplicativos é aquecido e promete crescer cada vez mais por conta das excelentes funcionalidades que os softwares oferecem. Para começar a esboçar um aplicativo, é necessário seguir alguns passos e definir objetivos.

Sem planejamento, fica inviável desenvolver o projeto e criar um app de qualidade. O seu produto deve ter uma proposta de valor clara e atender a um público específico, até mesmo para ter uma melhor aceitação e se diferenciar entre a concorrência.

A seguir, confira o passo a passo sobre como criar um aplicativo da melhor forma.

Fase de planejamento

Definir objetivos, o público-alvo e realizar uma análise de mercado, são tarefas essenciais para começar a elaborar o aplicativo. É importante detalhar bem o que o seu projeto pretende oferecer e quais serão seus diferenciais.

Você precisará, por exemplo, descobrir se já existem apps voltados para as mesmas ações, quais são os recursos utilizados pelos concorrentes, além de pensar em um design que agrade os usuários. A fase de planejamento deve ser feita com bastante cuidado, até porque é nesse ponto que serão definidas as características do aplicativo.

Elaboração de esboço

O próximo passo é elaborar o esboço do seu produto, ou seja, será necessário identificar os pontos básicos da aplicação. Você deve definir ideias, funcionalidades, pensar nas plataformas que podem ser utilizadas e por aí vai.

É nessa fase que o desenvolvedor trabalha o layout do app. Ele deve estar alinhado às demandas do seu público-alvo e exibir os principais recursos do aplicativo, sobretudo para garantir a funcionalidade do app em diferentes tamanhos de tela.

Wireframes e storyboard

Nos wireframes você deve criar as telas do aplicativo, sempre pensando como o usuário vai acessar as funcionalidades planejadas para o app. Essa é uma das partes mais dinâmicas da criação do produto, mas deve ser feita com muita atenção.

Da mesma forma, o storyboard do aplicativo deve ser elaborado para que a navegação entre as telas seja fluida e intuitiva. Não necessariamente os wireframes e os storyboards serão seguidos à risca, pois você pode mudá-los e criar uma interface mais adequada, de acordo com a resposta da experiência dos usuários.

Ferramentas para criação

Nessa etapa, o desenvolvedor coloca em prática tudo o que foi previamente planejado. Para isso, ele utilizará ferramentas voltadas para a criação de apps. Atualmente, as mais usadas são: Adobe XD, X Code, Android Studio e Visual Studio Code.

As linguagens de programação devem ser definidas de acordo com o tipo de aplicativo que você queira produzir. Geralmente, grande parte dos recursos já contam com configurações pré-determinadas, que otimizam tempo e facilitam bastante o trabalho do desenvolvedor.

Definição do design

O design é responsável por projetar toda a aparência do aplicativo. Ou seja, ele consiste na identidade visual do produto que vai definir como o app será apresentado na tela dos dispositivos móveis. Para além de um design bonito, ele deve ser funcional, intuitivo e entregar valor ao usuário.

O design final pode ser baseado na interface do usuário (UI) e experiência do usuário (UX). Para que o seu produto seja bem-sucedido, é interessante projetar o app de forma que o usuário não se esforce muito para entendê-lo e utilizá-lo, pois esse fator aumenta o interesse do público no seu aplicativo.

Teste do protótipo

Após reunir todas as partes do processo de criação do app, chega o momento de testar o protótipo. Antes de compartilhar o produto com o público, é fundamental realizar uma série de testes para verificar se tudo está funcionando como foi planejado.

Para isso, será necessário rodar o app em diferentes sistemas operacionais, como iOS e Android. É nessa fase que o desenvolvedor pode identificar erros e corrigi-los, antes mesmo de lançar o aplicativo com os usuários.

Como se capacitar para atuar no setor de aplicativos?

Se você deseja atuar no ramo da tecnologia, saiba que é fundamental buscar por capacitação de qualidade. Buscar por cursos de graduação e especialização, por exemplo, é o caminho mais indicado para conquistar o sucesso na carreira.

O UniAcademia conta com dois cursos voltados para quem quer aprender mais sobre tecnologia para começar a iniciar os seus projetos: Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Ambos são cursos da modalidade Bacharelado, e proporcionam conhecimento sólido em computação, linguagens de programação e administração.

Com a expansão do mercado de tecnologia, o setor tem apresentado crescimento rápido, além de ótimas oportunidades de empregabilidade e remuneração. Os profissionais que atuam nessa área podem trabalhar tanto com aplicativos e jogos, quanto com outros tipos de plataformas.

Hoje, startups, empresas de desenvolvimento em TI, entre outros empreendimentos, requisitam colaboradores com um perfil multidisciplinar. Os cursos voltados para o segmento, além de profissionalizar, capacitam o indivíduo para atuar com inovação e com as ferramentas mais modernas do mercado.

Por isso, quem deseja atuar no segmento não deve perder mais tempo e correr para se candidatar a uma graduação que pode expandir as possibilidades de trabalho. A oferta de emprego é frequente entre as empresas e os profissionais da área. Ainda há a possibilidade de empreender no setor, como dono do seu próprio negócio.

Agora que você já sabe como criar um aplicativo, tenha em mente que investir em conhecimento é essencial para elaborar produtos de qualidade e atrativos para os usuários. O mercado de apps é promissor e promete oferecer ainda mais espaço para os desenvolvedores iniciantes.

Aproveite a visita e entre em contato com a equipe do UniAcademia para saber mais sobre os nossos cursos!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!