Visite nosso site
Mercado

Como se comportar em uma entrevista de emprego online? Veja 15 dicas!

Mercado

Como se comportar em uma entrevista de emprego online? Veja 15 dicas!

Em um contexto de pandemia, diversas atividades tiveram que ser readaptadas para respeitar o isolamento social. Entre elas, estão os processos seletivos. Nesse cenário, a entrevista de emprego online se mostrou uma excelente saída para as empresas.

Na verdade, a modalidade já era tendência antes mesmo da Covid-19, mas foi intensificada a partir dela. Na prática, a entrevista online funciona do mesmo modo que a presencial, podendo ser ao vivo ou por meio de vídeos gravados.

O candidato fará uma apresentação, além de responder algumas questões levantadas pelo recrutador. A ideia é selecionar aquele que mais atender às expectativas do cargo e for capaz de construir oportunidades de crescimento na empresa em questão.

Como você pode ver, o processo se assemelha ao presencial, por isso, é importante saber como se apresentar numa entrevista de emprego, mesmo que seja a distância.

E aí, se interessou pelo assunto? Neste post, apresentamos 15 dicas essenciais para você se dar muito bem em uma entrevista online.

Veja 15 dicas para se apresentar numa entrevista de emprego online

É o momento de se preparar! Acompanhe nossas recomendações para conseguir a vaga dos sonhos!

1. Fique atento à postura

Esse é um ponto importante sobre como se apresentar numa entrevista de emprego. Saiba que é importante prestar atenção à sua postura durante o encontro. Afinal, o recrutador fará sua análise comportamental e corporal a todo tempo. E como você deve saber, a demonstração de interesse pela vaga e de um bom perfil profissional pode ser definitiva para a contratação.

Uma postura muito relaxada pode fazer com que você perca pontos no processo seletivo. Sentar-se no sofá como se estivesse conversando com amigos não é uma boa ideia, por exemplo. Assim como fazer outras atividades ou, ainda, se deitar durante a conversa. Essas atitudes revelam ao recrutador falta de comprometimento.

2. Escolha um local apropriado

Outra atenção importante para se apresentar numa entrevista de emprego online é a escolha de um local apropriado. O ideal é organizar com antecedência um ambiente tranquilo, que não seja passagem de outras pessoas da casa e que tenha poucos ruídos. Pode ser o seu quarto, um escritório ou a sala, caso tenha a possibilidade de ficar só durante a conversa.

Do mesmo modo, é importante dar uma olhada em elementos que possam interferir na atenção do recrutador, como quadros ou outros objetos. Em suma, o ideal é escolher locais mais limpos, sem muitos elementos e com boa iluminação. Aqui vai uma dica para não errar nunca: busque espaços próximos à parede.

3. Procure se comunicar de forma clara

A comunicação clara e objetiva é um diferencial em qualquer processo de seleção e fará toda a diferença na hora de se apresentar numa entrevista de emprego online. Vale lembrar que isso não tem relação com um vocabulário rebuscado e complexo, mas com a organização das suas ideias de forma lógica e assertiva.

Falar muito, mudar o foco das questões propostas ou gaguejar, por exemplo, podem revelar insegurança e incerteza. É claro que a ansiedade é comum antes da entrevista, especialmente quando se trata de uma grande oportunidade de recolocação profissional.

Mas saiba que é importante treinar a fala e buscar o controle das emoções, assim, o nervosismo não interfere no resultado da seleção. Uma dica valiosa é gravar um vídeo de si mesmo como teste para perceber pontos a serem melhorados. Se preferir, pode pedir a contribuição de um amigo ou familiar também. A avaliação de outra pessoa pode ajudar você a se portar muito melhor.

4. Garanta uma boa conexão

Uma boa conexão também faz diferença no momento de se apresentar numa entrevista de emprego online. É uma forma de mostrar ao recrutador que você se preparou para esse momento. Então, certifique-se de que o local escolhido na casa tem um bom sinal, além de fazer testes com os aparelhos que serão usados.

Se necessário, prefira dispositivos que possam ser ligados à rede por cabo. Normalmente, eles apresentam melhor desempenho que aparelhos menores, como celulares ou tablets. É importante também testar previamente a qualidade do áudio e da câmera. Isso, na verdade, pode ser decisivo para a experiência do entrevistador e para uma conversa fluida e compreensível.

5. Tenha segurança ao olhar para a câmera

Lidar com tecnologias ainda é novidade para muitas pessoas, e isso pode gerar insegurança para alguns ao se apresentar numa entrevista de emprego online. Se for o seu caso, saiba que é importante trabalhar a questão até o dia da entrevista.

Fazer chamadas testes com amigos ou familiares é uma forma bacana de se preparar para conseguir mudar de emprego ou obter uma nova oportunidade. O que acha?

Lembre-se de que a chamada por vídeo não passa de uma ferramenta para facilitar o contato. A dica é, ao falar, olhar sempre para a câmera e não para o teclado ou a tela. Essa prática permite que o recrutador tenha a experiência do contato visual.

Já enquanto ele estiver falando, olhe para a tela para ler as expressões e perceber os sinais emitidos. Não se esqueça, ainda, de ficar atento à postura sempre, como falamos no começo do post, tudo bem?

6. Mantenha um tom de voz adequado

Por não ter familiaridade com essas ferramentas de comunicação, muitos também extrapolam no tom de voz ou, ao contrário, falam tão baixo que as respostas se tornam incompreensíveis para o entrevistador.

Vale ressaltar que, atualmente, os equipamentos estão bastante desenvolvidos e conseguem captar a fala em uma altura razoável, similar ao que seria em um diálogo presencial. Portanto, fale normalmente, evitando tom elevado ou excessivamente baixo. A ideia é transmitir uma voz firme e, ao mesmo tempo, amigável durante a entrevista online.

Outro ponto de atenção deve ser o atraso de áudio e vídeo que pode ocorrer no dia, induzindo à interrupção da fala do entrevistador. Procure aguardar alguns segundos antes de responder às questões, só por segurança.

7. Escolha uma roupa adequada

Mesmo que o contato seja online e informal, é importante ter em mente que o seu visual pode ser um ponto de atenção para o recrutador — além de determinante para você conseguir uma promoção ou trocar de emprego.

Por esse motivo, procure escolher roupas alinhadas à proposta da empresa em questão. Vale ressaltar que não é indispensável o uso de terno e gravata, por exemplo. Tudo dependerá do estilo do local em que você pretende trabalhar. Uma dica é fazer uma pesquisa nas redes sociais da empresa para ter uma ideia.

Se o cargo desejado é pouco formal, a roupa pode ter pouca influência ao se apresentar numa entrevista de emprego online. Nesse caso, basta a atenção para uma aparência bem cuidada e a cautela para elementos como cabelos e barba, por exemplo.

8. Pesquise sobre a empresa

Fazer uma pesquisa sobre a empresa é essencial na entrevista online, assim como na presencial. Isso ajudará você a conhecer melhor a cultura organizacional, além de outras questões importantes. A dica, então, é buscar informações no site oficial e nas redes sociais, como o LinkedIn.

O Glassdoor é uma opção para ficar de olho e conhecer o que os funcionários acham realmente do local. Conferir publicações relacionadas à empresa e ao setor também é importante. Vale a pena, ainda, entender como ela se posiciona em relação à concorrência.

E, se possível, converse com alguém que já passou pela empresa ou que exerça algum cargo lá atualmente. Essa atitude é bacana não só para reunir informações, mas para ajudar a manter a calma antes e durante a entrevista online. Isso também pode ajudar você a ter uma boa ideia do que esperar do processo seletivo.

9. Teste os equipamentos antes da entrevista online

Além de realizar testes com a internet, é fundamental verificar todos os equipamentos com antecedência para ter certeza de que a entrevista online ocorrerá tranquilamente. Teste o microfone, a câmera e até o enquadramento. A iluminação do local não pode ser deixada de lado.

Faça uma chamada com um amigo ou familiar para ter certeza de que está tudo funcionado de acordo. Normalmente, a entrevista online ocorre por meio de plataformas como Zoom, Skype ou Google Hangouts, então, é interessante checar qual será utilizada para fazer testes também.

10. Evite qualquer distração

A concentração é fundamental para se apresentar numa entrevista de emprego online. Por isso, como falamos, uma das dicas é buscar um ambiente calmo, sem ruídos ou passagem de pessoas.

Além disso, independentemente do local escolhido, é importante desligar qualquer aparelho que possa distrair você, mesmo que a entrevista seja apenas por ligação ou vídeo gravado.

Celulares, computadores e outros dispositivos devem ficar longe da sua vista. Inclusive no aparelho utilizado. Vale a pena fechar abas ou outros aplicativos que possam enviar notificações durante a avaliação.

11. Não se atrase

Parece óbvio, mas nunca é demais reforçar: é essencial evitar atrasos na entrevista de emprego online. Se a chamada ocorrer na sua casa, avise as pessoas que moram com você sobre a importância do compromisso. Uma dica é estar disponível para a chamada 20 minutos antes do horário marcado.

12. Use headset

Essa é uma dica que faz diferença na hora de se apresentar numa entrevista de emprego online, viu? Você não precisa obrigatoriamente usar o acessório, mas saiba que o headset vai minimizar ruídos indesejados do ambiente e ajudar a manter a conversa fluindo de maneira clara. Isso é essencial para ajudar você a se concentrar.

13. Faça perguntas

É interessante fazer perguntas também, afinal, isso demonstra que você realmente quer a posição em questão. Mas cuidado para não demonstrar ansiedade. Saiba aguardar o momento certo e espere o recrutador passar todas as informações. Você pode perguntar mais detalhes sobre a vaga, processo seletivo ou etapas específicas da entrevista.

14. Faça anotações

É sempre bom deixar um bloquinho de anotações do seu lado durante a entrevista de emprego online. O recrutador pode mencionar detalhes importantes sobre as próximas etapas do processo seletivo, além de outras questões pertinentes à posição pretendida. Anotar também é uma maneira de ajudar você a se concentrar ainda mais no momento.

15. Prepare-se com antecedência

Isso significa que, além de seguir as dicas acima, é interessante que você pense sobre o que falará na entrevista online. Comece pensando nas experiências que considera relevantes para a sua carreira, por exemplo. Pense nas informações que podem ser essenciais para ajudar você a conseguir a vaga que deseja.

Listamos, a seguir, algumas perguntas que costumam surgir em uma entrevista online. Confira:

  • Qual é a sua pretensão salarial?
  • O que motiva você?
  • Onde você se enxerga em cinco anos?
  • Por que devemos contratar você?
  • O que você sabe sobre a nossa empresa?
  • Qual foi a sua maior conquista no ambiente profissional?
  • Quais são os seus pontos fortes?
  • Quais são seus pontos a melhorar?
  • O que você mais gosta de fazer em seu tempo livre?
  • Por que você deseja trabalhar nessa posição?
  • Como você reage às críticas?
  • Como lida com estresse e pressão no trabalho?
  • Como você aprimora seus conhecimentos técnicos?
  • Você está participando de outros processos seletivos?

Uma dica bacana é não só falar e treinar as respostas dessas perguntas, mas também escrevê-las. Essa é uma boa forma de se preparar e, ainda, praticar o autoconhecimento. Então, o que acha de tentar?

Confira os principais erros numa entrevista de emprego online

Agora que você já conhece nossas dicas sobre como se apresentar numa entrevista de emprego online, é bom descobrir quais erros precisam ser evitados durante o momento. Assim, você se prepara para contornar situações, se necessário. Acompanhe:

  • evite atender ligações ou responder chamadas ou conversas em aplicativos de mensagens;
  • evite falar mal de pessoas que trabalharam com você, como colegas, chefes etc.;
  • evite dar respostas clichês e foque nas suas verdadeiras habilidades;
  • não minta sobre qualificações ou histórico profissional;
  • não fale mal do emprego e/ou empresa anterior;
  • não coma, masque chicletes ou chupe balas durante a entrevista;
  • evite falar sobre salário, benefícios e férias logo no início da conversa com o recrutador;
  • evite uma postura negativa ou mau humorada;
  • evite se elogiar ou se depreciar demais.

Cabe destacar que, apesar da preparação, imprevistos podem acontecer durante a entrevista de emprego online. Problemas com conexão e falhas no microfone ou câmera, por exemplo, são comuns. Nesse sentido, vale a pena ter um plano alternativo para cada situação e um segundo dispositivo disponível pronto para ser utilizado.

Caso ocorra algum imprevisto, mantenha a calma e tente contornar a situação. A forma como você lida com ela pode até ser benéfica para o seu desempenho na entrevista online. Então, nada de nervosismo. Imagine que é uma conversa entre duas pessoas com objetivos em comum, e é isso. Assim, poderá driblar qualquer imprevisto, ter sucesso na entrevista e alavancar a sua carreira.

Pronto! Agora você já sabe como se apresentar numa entrevista de emprego online. Além disso, descobriu quais erros precisam ser evitados para conseguir a vaga que sempre sonhou. Como pode ver, a preparação é uma etapa fundamental, então, lembre-se de testar todos os seus equipamentos com antecedência, bolar um bom roteiro e treinar bastante o que pretender dizer para se destacar.

E não se esqueça de contar com uma faculdade de qualidade para turbinar o seu currículo e aumentar suas chances no mercado de trabalho. Conheça agora os cursos do UniAcademia!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!