Visite nosso site
CARREGANDO...
entrevista de emprego online
No items found.

Em um contexto de pandemia, diversas atividades tiveram que ser readaptadas para respeitar o isolamento social. Entre elas, os processos seletivos. Nesse cenário, a entrevista de emprego online se mostrou uma excelente saída para as empresas. Na verdade, essa modalidade já era tendência antes mesmo da Covid-19, mas foi intensificada a partir dela.

Na prática, as entrevistas por meio digital funcionam do mesmo modo que as presenciais, podendo ser ao vivo ou por meio de vídeos gravados. O candidato precisará responder algumas questões levantadas pelo recrutador. E será selecionado aquele que mais atender às expectativas do cargo e for capaz de construir oportunidades de crescimento no negócio.

Pensando na importância de saber se comportar nas entrevistas de emprego online para ter acesso às vagas, separamos oito dicas imperdíveis para se dar bem diante da concorrência. Não deixe de conferir!

1. Atente à postura

Especialmente se a entrevista for realizada por chamada de vídeo, é preciso estar atento à postura. Isso porque, apesar de ser online, o recrutador buscará analisar o seu perfil comportamental a todo tempo. E como você deve saber, a demonstração de interesse pela vaga e de um bom perfil profissional podem ser definitivas para a contratação.

Conversar com o recrutador estando escorado em algum móvel, deitado ou fazendo outras atividades, entretanto, revela falta de comprometimento, fazendo com que você perca pontos no processo seletivo. O ideal é encontrar um local no qual possa se sentar de maneira ereta e disposta.

2. Escolha um local apropriado

Outra atenção importante é em relação à escolha do local para a entrevista. É fundamental buscar com antecedência um ambiente tranquilo, que não seja passagem de outras pessoas da casa e que tenha poucos ruídos. Pode ser o seu quarto, um escritório ou a sala, caso tenha a possibilidade de se manter sozinho nela durante a entrevista de emprego online.

Do mesmo modo, é importante verificar elementos que possam interferir na atenção do recrutador, como móveis e vários objetos ao fundo. Em síntese, o ideal é optar por ambientes visualmente limpos, sem elementos e com boa iluminação. Uma dica é buscar cenários próximos à parede.

3. Procure se comunicar de forma clara

A comunicação clara e objetiva é um diferencial em qualquer entrevista de emprego. Vale lembrar que isso não tem relação com um vocabulário rebuscado e complexo, mas com a organização das suas ideias de forma lógica e assertiva. Falar muito, mudar o foco das questões propostas ou gaguejar, por exemplo, podem revelar insegurança e incerteza.

É claro que a ansiedade é comum antes da entrevista, ainda mais quando se trata de uma grande oportunidade de recolocação profissional. Por outro lado, é importante treinar a fala e buscar o controle das emoções, de modo que o nervosismo não interfira no resultado da seleção. Nesse sentido, vale a pena gravar um vídeo de si mesmo como teste para perceber pontos a serem melhorados.

4. Garanta uma boa conexão

É certo que, no caso de entrevistas de emprego online, você também dependerá de uma boa conexão com a internet para que tudo saia como planejado. Portanto, certifique se o local escolhido na casa tem um bom sinal e cheque anteriormente o aparelho que será conectado.

Se necessário, prefira dispositivos que possam ser ligados à rede por cabo. Em alguns casos, eles podem ter melhor desempenho que aparelhos menores, como celulares e tablets. É importante também testar previamente a qualidade do áudio e da câmera. Isso, afinal, pode ser decisivo para a experiência do entrevistador e para uma conversa fluida e compreensível.

5. Tenha segurança ao olhar para a câmera

É verdade que, para muitos, lidar com tecnologias ainda é novidade, o que pode gerar insegurança em situações como essa. Se for o seu caso, no entanto, é fundamental trabalhar a questão até o dia da entrevista, de modo a conseguir mudar de emprego ou obter uma nova oportunidade. Lembre-se de que a chamada por vídeo não passa de uma ferramenta para facilitar o contato.

A dica é, ao falar, olhar sempre para a câmera e não para o teclado ou a tela. Essa prática permite que o recrutador tenha a experiência do contato visual. Já enquanto ele estiver falando, olhe para a tela a fim de melhor compreender as expressões e perceber sinais emitidos.

6. Mantenha um tom de voz adequado

Por não ter familiaridade com essas ferramentas de comunicação, muitos também extrapolam no tom de voz ou, ao contrário, falam tão baixo que as respostas se tornam incompreensíveis para o entrevistador. Vale ressaltar que, atualmente, os equipamentos estão bastante desenvolvidos e conseguem captar a fala em uma altura razoável, similar ao que seria em um diálogo presencial.

Portanto, comunique-se normalmente, evitando tom elevado ou excessivamente baixo. A ideia transmitir um tom de voz firme e, ao mesmo tempo, amigável. Outro ponto de atenção deve ser o atraso de áudio e vídeo que pode ocorrer no dia, induzindo o interrompimento da fala do entrevistador. Sendo assim, procure aguardar alguns segundos antes de responder às questões, por segurança.

7. Vista-se apropriadamente

Apesar de a entrevista online ser mais informal e apresentar pouco da aparência física do candidato, é importante ter em vista que o visual pode ser um ponto de atenção do recrutador; e determinante para você conseguir conquistar ou trocar de emprego.

Por esse motivo, estude antecipadamente sobre a empresa, sua visão e seus valores, buscando uma vestimenta alinhada à proposta. Vale ressaltar que não é indispensável o uso de terno e gravata, por exemplo. Tudo dependerá do estilo de negócio no qual você pretende uma vaga. Se o cargo almejado é pouco formal, basta a atenção para uma aparência bem cuidada e a cautela para elementos como cabelo e barba.

8. Evite qualquer distração

Para você ter um bom desempenho na entrevista de emprego, a concentração é fundamental. Por essa razão, inclusive, uma das dicas é buscar um ambiente que não seja passagem de outras pessoas e que não tenha muitos ruídos.

Além disso, independentemente do local escolhido, é importante desligar qualquer aparelho que possa gerar distração, mesmo que a entrevista seja apenas por ligação ou vídeo gravado. Celulares, computadores, televisões e outros dispositivos devem ficar longe da sua vista. Inclusive no aparelho utilizado, vale a pena fechar abas ou outros aplicativos que possam enviar notificações durante a avaliação.

Por último cabe destacar que, apesar da preparação, imprevistos podem acontecer na entrevista de emprego online. Problemas com conexão e falhas no microfone ou câmera, por exemplo, são comuns. Nesse sentido, vale a pena ter um plano alternativo para cada situação e um segundo dispositivo disponível.

Caso ocorra algum problema, mantenha a calma e tente contornar a situação. A forma como você lidar com ela pode até ser benéfica para o seu desempenho. Portanto, nada de nervosismo. Imagine que é uma conversa entre duas pessoas com objetivos em comum. Assim, poderá driblar qualquer imprevisto, ter sucesso na entrevista e alavancar sua carreira.

Então, gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro de mais conteúdos como este, curta nossa página no Facebook!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.