Visite nosso site
CARREGANDO...
como ganhar mais
No items found.

Como ganhar mais? Não existe uma fórmula exata para essa pergunta, pois as diferentes áreas de atuação passam por tendências e desafios particulares. No entanto, muito planejamento, qualificação e fortalecimento de uma rede de contatos são fatores que unem objetivos de todos os profissionais, principalmente em períodos de crise econômica.

A instabilidade no mercado de trabalho está atingindo empresas de todos os portes e nichos de atuação. Esse cenário dificulta a oferta de novas vagas de trabalho ou a garantia de estabilidade dentro de um emprego. Portanto, o profissional que deseja ter sucesso na carreira precisa estar atento à propaganda do seu serviço e na sua qualificação.

Sabendo disso, decidimos reunir neste post cinco dicas de como ganhar mais na sua profissão. Continue a leitura e aproveite as dicas!

1. Explore as alternativas da sua carreira

Ter uma visão de futuro e planejar a carreira é um caminho quase natural quando se faz o que gosta, mas é preciso saber se, na verdade, não chegou o momento de dar uma chance a outras alternativas nessa caminhada. Afinal, onde quer chegar com o seu emprego? Essa é uma questão simples, que pode dar um sentido para você levantar cedo todos os dias.

Sem uma visão positiva do futuro, você não vai tirar forças para aguentar a jornada por muito tempo. Quando a sua atuação parece ter se esgotado e existe insatisfação, uma boa dica é pesquisar outras possibilidades de ganhar a vida por meio da experiência profissional e as habilidades adquiridas até agora.

O seu repertório de trabalho pode ser útil para diversas atividades. Inclusive, o mercado de startups reúne empresas com modelos de negócio mais arrojados, com identidade original, que valorizam bastante o profissional proativo, comunicativo e interessado em crescer em uma carreira que não está diretamente ligada à sua formação profissional.

2. Estruture uma boa rede de contatos

Manter diálogo com pessoas inspiradoras permite nutrir ideias e ter um crescimento exponencial na sua carreira. No meio corporativo, essa prática é conhecida como networking ou rede de contatos. Não se trata de sair entregando seu cartão a todos sem nenhum critério, mas de manter uma relação de troca constante.

Isso mesmo: uma relação de troca. Para funcionar, o networking não pode ser uma conexão na qual só uma pessoa ganha. É preciso se interessar pela atuação de outros profissionais, cultivar referências e trocar experiências e conhecimentos. Dificilmente haverá êxito se pensar apenas em obter benefícios.

Se a sua ideia é ganhar mais, pense em como isso será feito e se relacione com profissionais que vão deixar você mais próximo do seu objetivo — uma vaga na empresa que oferece o salário dos seus sonhos, por exemplo.

Pense em quais lugares as pessoas que deseja conhecer frequentam, não só palestras e workshops, mas pontos de happy hours e pequenas comemorações. Além disso, saiba quais são os interesses comuns entre vocês e, principalmente, seja sincero consigo mesmo para criar laços verdadeiros.

3. Comece um novo negócio

Os jovens que entram no mercado de trabalho precisam lidar com uma concorrência que reforça a necessidade de desenvolver um perfil empreendedor. Isso envolve a importância de saber vender seu serviço e gerenciar suas relações profissionais. Nesse sentido, uma opção bastante procurada é entender como criar, de fato, uma empresa.

Pensar em respostas específicas a algumas questões pode ajudar nos primeiros passos dessa etapa. Por exemplo, qual é o perfil do seu público? Como a sua empresa solucionará um dos seus problemas? Quais marcas fazem o mesmo produto ou semelhante? O que vem dando certo para a concorrência?

4. Acompanhe as transformações do mercado

O empreendedorismo se tornou um traço importante dos profissionais, mesmo para quem não se enxerga atuando como uma empresa. Esse perfil também envolve a capacidade de se reinventar, inovar as práticas, manter o serviço relevante e evitar que ele fique ultrapassado com as transformações do mercado de trabalho.

Existem várias maneiras de acompanhar as transformações que a sua área está passando, as novas ferramentas, as habilidades mais valorizadas e as atuações com oportunidades de ganhar mais. Por exemplo, acompanhe as publicações de especialistas nas redes sociais, vá a feiras e eventos e fique de olho nos seus próprios resultados.

5. Invista na qualificação profissional

O que constrói uma carreira de sucesso, capaz de aumentar a renda líquida de um profissional, não é apenas talento e tampouco a sorte. É preciso adquirir mais conhecimento, aperfeiçoar técnicas e conseguir comprovar sua qualificação para empresas e outros profissionais.

A experiência ainda conta bastante, mas o mercado de trabalho está atrás de profissionais que sabem como exercer a sua atuação da melhor maneira, que estudaram para isso. O nível de qualificação pesa bastante em processos seletivos e promoções, contudo, há várias possibilidades para investir na sua formação profissional.

Cursos livres e workshops, por exemplo, permitem se familiarizar com tendências da sua área e despertar para novos interesses. São oportunidades de adquirir certificações em pouco tempo, geralmente semanas ou alguns meses. No entanto, na maioria dos casos, uma formação mais sólida se mostra necessária.

Duas alternativas muito procuradas são a segunda graduação e a pós-graduação. Esses investimentos potencializam seu conhecimento técnico e abrem a chance de aumentar sua rede de contatos e conquistar oportunidades com melhor reconhecimento salarial. Optar por qualquer uma delas exige que vários fatores pessoais sejam levados em conta.

Segunda graduação

Se você busca entrar em uma área completamente diferente da atual, uma segunda graduação pode ser favorável. Mas como a sua rotina vai ser afetada com os novos horários? Como seu orçamento vai ser comprometido durante quatro ou cinco anos? É importante considerar esses fatores.

Pós-graduação

No caso de quem deseja seguir carreira acadêmica ou se especializar em aspectos da própria área de atuação, uma pós-graduação é o melhor caminho. No entanto, qual é a finalidade dessa especialização, um cargo mais alto, uma vaga na empresa dos sonhos? Essas são algumas das questões que você deve se fazer.

Considerando as particularidades da sua atuação, veja de que forma as dicas de como ganhar mais podem ser aplicadas. Não existe fórmula pronta para o sucesso, mas caminhos para conhecer melhor seu trabalho e entender como usá-lo a fim de aumentar a renda. Lembre-se de que investir na formação educacional vai fazer toda a diferença na sua carreira!

Já conhece o UniAcademia? Nossos cursos de graduação e pós-graduação têm foco na formação humana e preparam para os principais desafios do mercado de trabalho. Se quiser saber mais, acesse o site e entre em contato conosco.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.