Visite nosso site
CARREGANDO...
empreendedorismo digital
No items found.

Com a popularização da internet e o significante aumento no número de usuários nos últimos anos, o espaço virtual evoluiu de um campo unicamente informacional, de diversão e entretenimento, para uma importante possibilidade de negócios. Nesse contexto, surge o conceito do empreendedorismo digital.

A realidade do empreendedor na internet, muitas vezes trabalhando para si mesmo, definindo o horário de acordo com as próprias necessidades e com a perspectiva de bons retornos financeiros, é o presente e o futuro dos negócios. Afinal, o mundo está cada vez mais dependente da tecnologia e globalmente conectado.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender o que é empreendedorismo digital e quais são as possibilidades no setor. Boa leitura!

O que é empreendedorismo digital e quais são as suas vantagens?

Empreendedorismo digital é um modelo de negócios para oferecer produtos ou serviços diferenciados por meio da internet. Existem diversas formas de fazer isso, mas as principais são:

  • desenvolver e vender um produto próprio com base em algum conhecimento que você já tenha, podendo ser feito em sites, blogs ou redes sociais;
  • vender produtos de terceiros, de forma a se tornar parceiro ou afiliado de negócios que já conhece, confia e acredita que vai agregar valor para seu público.

Conheça algumas vantagens do empreendedorismo digital.

Baixo investimento

O início de um negócio digital é simples e tem custos mais baixos do que os de uma empresa comum. O capital será investido, basicamente, no desenvolvimento do site, na formalização do empreendimento e na criação da marca.

Outros custos comuns são os investimentos em marketing digital e a contratação de serviços de contabilidade. Mesmo assim, o negócio digital ainda é muito mais barato do que montar um estabelecimento físico.

Alta lucratividade

Por meio de bons produtos e custos baixos, é possível lucrar muito na internet. Independentemente do tipo de serviço, as empresas online são um sucesso, pois o ambiente digital é uma vitrine aberta que oferece um excelente alcance nas plataformas. Além disso, as redes sociais permitem uma maior interação com os clientes.

Mais qualidade de vida

A flexibilidade que esse tipo de trabalho oferece reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas. Por funcionar no sistema home office, é possível determinar o seu próprio horário e aproveitar melhor o dia.

Quais são as possibilidades de atuação nesse segmento?

Existem diversas possibilidades para quem quer empreender na internet. Além das que vamos apresentar, o empreendedor também pode inovar e buscar um nicho novo. Confira.

E-commerce

O e-commerce, também chamado de loja virtual, é um dos modelos mais antigos de empreendedorismo digital. O comércio eletrônico é um site que facilita a compra e venda de produtos na internet.

Em muitos aspectos, as lojas virtuais se assemelham às físicas, como na logística de pagamentos, no controle do estoque, entre outros fatores. No entanto, o investimento inicial para abrir um e-commerce é muito menor.

O ponto-chave para quem quer abrir uma loja virtual é a segurança do negócio. Se o possível cliente encontra um ambiente online que acredita ser inseguro, dificilmente vai concretizar a compra, porque precisa fornecer dados financeiros e pessoais. Portanto, é fundamental garantir que o seu comércio eletrônico seja seguro e transparecer isso aos futuros compradores.

Produção de conteúdo

Na prática, a produção de conteúdo significa disponibilizar materiais que sejam relevantes e úteis para um determinado público. Isso deve ocorrer em diferentes formatos e plataformas, de maneira a atrair mais consumidores para o negócio. O objetivo é tornar a marca uma autoridade em uma área de atuação específica.

Dessa forma, a empresa passa a ser vista como uma referência no setor e pode aumentar as vendas. O produtor de conteúdo cria textos, imagens e vídeos que ajudam a atrair o leitor e a solucionar um problema, tirar alguma dúvida ou ensinar sobre um assunto.

Soluções tecnológicas

De forma geral, soluções tecnológicas são serviços de aplicação de uma tecnologia orientada a satisfazer as necessidades de melhoria, criação ou modificação de um processo ou produto dos clientes. Isso significa que é necessário buscar pela melhor solução dos problemas propostos, por meio da utilização de conhecimentos específicos.

As startups são exemplos de negócios que podem começar no ambiente digital e, eventualmente, migrar para o físico. Com esse intuito, é importante identificar um problema atual e desenvolver uma solução, como aplicativos e softwares.

Influenciador digital

Influenciadores digitais são pessoas que têm seguidores fiéis e engajados em seus canais online. De alguma forma, eles exercem influência na tomada de decisão de compra de seu público.

O que caracteriza o grau de influência que esses profissionais realmente exercem sobre o seu público é o bom desempenho em três fatores: relevância do conteúdo, alcance e ressonância.

Por que contar com um bom plano antes de empreender?

Definir algumas regras para o seu negócio é uma tarefa muito importante. Não adianta apenas empreender na internet sem definir quais são os seus objetivos, o que você pretende obter com o negócio, como ele vai se sustentar e quais são os riscos.

No início, é essencial agir de forma calculada para que o empreendimento comece com segurança. O ideal é estudar sobre empreendedorismo, organizar suas ideias, criar um plano de negócios e documentar tudo.

O plano de negócios funciona como um guia para todos os setores (comercial, financeiro, contábil, marketing etc.) de uma empresa — digital ou não. Ele contém todas as informações quanto ao planejamento no curto, médio e longo prazo que a organização pretende adotar.

Dessa forma, é possível olhar para o futuro com mais cuidado, tendo um melhor entendimento de todos os fatores que influenciarão nas decisões a serem tomadas. Isso permite ter maior compreensão sobre os recursos humanos, tecnológicos e financeiros necessários para o sucesso da marca.

O empreendedorismo digital apresenta crescimento rápido, permite alcançar muitas pessoas e demanda investimentos mais baixos. Para o empreendedor, ainda há a vantagem de atuar de qualquer lugar e de flexibilizar os horários de trabalho, pois basta ter acesso à internet para produzir. Mas essa jornada também envolve desafios, sendo preciso analisar o mercado, identificar os gargalos e oferecer soluções inovadoras aos clientes.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos que é possível ter um negócio baseado na internet!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.