Visite nosso site
CARREGANDO...
áreas do marketing
No items found.

Em um mercado altamente promissor, o marketing se tornou um ramo fundamental em qualquer empresa. Se antes ele era focado apenas na criação de slogans, campanhas e produtos, agora isso mudou. O profissional de marketing tem um perfil mais analítico, concentrando-se na análise de dados e mensuração de indicadores de performance, por exemplo. Com isso, surgiram diferentes áreas do marketing para você apostar.

Existe desde o marketing de relacionamento, que analisa a relação do produto com a marca, até o endomarketing, que foca em aprimorar o engajamento e a motivação dos colaboradores. Quer saber qual dessas opções é a ideal para você? Então, continue a leitura e descubra!

Entenda como anda o mercado de marketing

O mercado de marketing tem como principal característica a mudança frequente, principalmente com a sofisticação das ferramentas digitais. Por isso, o profissional de sucesso está pronto para inovações e não tem uma postura passiva diante de metas e desafios da empresa.

As pesquisas e ferramentas desenvolvidas no mercado de marketing estão cada vez mais voltadas à personalização do atendimento. O foco no cliente e as possibilidades de gerar valor para o público são grandes preocupações na área.

Confira as melhores áreas do marketing

Com o crescimento da demanda nos últimos anos, o leque de opções dentro desse universo cresceu bastante. Confira as principais áreas do marketing e como funciona cada uma delas.

Inbound Marketing

Com o objetivo de transformar o público em cliente, existe o Inbound Marketing. Também chamado de Marketing de Atração ou Novo Marketing, essa área está focada na utilização de estratégias digitais para atrair, converter e conquistar consumidores.

Dessa forma, o profissional deve criar e compartilhar conteúdos voltados a um público-alvo específico, para que seja possível se comunicar com um potencial cliente e gerar um relacionamento duradouro.

Com o Inbound Marketing, são os clientes que vêm até a sua empresa, e não o contrário. Isso é possível por meio de três importantes pilares desse ramo: as Estratégias em Redes Sociais, o Marketing de Conteúdo e o SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização do conteúdo para se posicionar melhor nos mecanismos de busca como o Google.

Neuromarketing

Essa é uma das áreas do marketing mais recentes, que estuda o comportamento do consumidor ao unir saberes da psicologia, do marketing e da neurociência. Como sabemos, as técnicas de marketing são inventadas e reinventadas a todo instante com o objetivo de aumentar as vendas.

Nesse sentido, o neuromarketing deseja entender de que forma o subconsciente do consumidor funciona na hora de realizar uma compra. Por isso, esse ramo desperta bastante interesse das lojas virtuais, pois elas precisam descobrir como vender mais de acordo com o comportamento dos visitantes.

A partir dessa estratégia, é possível, por exemplo, desenvolver produtos direcionados ao público, criar campanhas publicitárias mais eficazes e melhorar a experiência do consumidor.

Produção de conteúdo

Atualmente, as redes sociais são o principal portal de comunicação entre os consumidores e a marca. Por isso, é importante que a empresa siga alimentando essas plataformas por meio da produção de conteúdo.

Essa área foca na criação de conteúdos voltados para o público-alvo. Dessa forma, são produzidos principalmente artigos e e-books relevantes com o objetivo de converter os clientes.

Dessa forma, é necessário alimentar constantemente os blogs e demais redes a fim de manter o interesse dos clientes. Para isso, existe todo um processo de planejamento estratégico, elaboração de pauta e redação do conteúdo para, enfim, entregá-lo ao público.

Marketing de relacionamento

Como os consumidores são uma peça fundamental na engrenagem de uma empresa, é importante que exista um setor específico para administrar a relação que a marca tem com eles. Diante disso, surgiu o marketing de relacionamento.

Assim, o objetivo do profissional dessa área é manter um bom relacionamento da empresa com os clientes, planejando estratégias para promover uma comunicação eficaz com o público e oferecer excelência no atendimento.

Isso é necessário porque a marca deve ficar gravada na mente dos consumidores, para que recorram a ela sempre que precisarem. No entanto, ser considerada líder de qualidade e atender às necessidades do público não é uma tarefa fácil — o marketing de relacionamento é responsável por promover ações contínuas com o foco na satisfação do cliente.

Marketing digital

Não é novidade para ninguém que a tecnologia se tornou uma importante aliada para as empresas, em especial com o surgimento e a popularização da Internet. Por isso, marcas que desejam fixar sua presença nesse mundo virtual precisam trabalhar seu marketing digital.

Sendo uma estratégia comercial, ele cria canais de comunicação nos ambientes digitais. Assim, o profissional dessa área precisa gerar ações sociais de mídia, criar campanhas de e-mail marketing e envio de newsletter, planejando também ações de relacionamento com os colaboradores.

Desse modo, é importante estar atualizado sobre as novas ferramentas para a web, os aplicativos disponíveis no mercado e as soluções para e-commerce, permitindo um crescimento maior da empresa.

E-commerce

Para acompanhar e analisar os dados relacionados ao processo de divulgação e venda de produtos ou serviços oferecidos pela empresa, existe a possibilidade de trabalhar como gestor de e-commerce. O profissional dessa área deve estar atualizado sobre o comportamento dos clientes e as suas preferências.

A partir de uma ampla quantidade de informações, o gestor de e-commerce consegue identificar falhas na criação das estratégias e se empenhar para buscar novas soluções, possibilitando métodos e recursos mais eficazes ao negócio.

Por isso, o profissional deve ter um perfil bastante analítico, com foco no aumento do interesse dos consumidores em relação aos produtos ou serviços fornecidos e, assim, na compra online.

Endomarketing

Sem a atuação dos colaboradores, uma empresa não consegue crescer e se manter no mercado, certo? Afinal, a relação deles com a marca também precisa ser constantemente alimentada, tornando-se ainda mais eficaz, o que é possível por meio do endomarketing.

Portanto, essa área procura aumentar e engajar os colaboradores, possibilitando que eles se sintam mais satisfeitos com a empresa e, assim, trabalhem motivados e felizes. Logo, o endomarketing tem como foco a comunicação interna.

Para isso, são elaboradas estratégias de valorização dos colaboradores, promovendo maior produtividade e melhores condições de trabalho. Assim, a própria equipe é capaz de fazer propaganda voluntária da empresa por se sentir mais satisfeita trabalhando nela.

Consultoria

O consultor de marketing tem o objetivo de ajudar uma empresa a escolher as melhores estratégias de divulgação de acordo com as suas características, isto é, público-alvo, presença no ambiente digital, produto etc. O consultor pode atuar como profissional freelancer ou dentro de uma empresa que presta o serviço de consultoria a outras empresas.

Marketing social

Outra grande área muito conhecida é o marketing social. Nunca ouviu falar dela? Talvez você conheça a iniciativa “Criança Esperança”, da rede Globo, projeto voltado para conscientizar a sociedade sobre a vulnerabilidade de jovens e crianças no país. Esse é um grande case de sucesso dentro do marketing social.

A função do marketing social é promover uma empresa a partir de uma iniciativa que ajude a sociedade, em vez de focar na comercialização de produtos e serviços.

Marketing de nicho

O marketing de nicho trabalha com as especificidades de determinado segmento do mercado. Assim, as empresas conseguem se aprofundar nas características do público, aperfeiçoar estratégias de relacionamento e oferecer soluções mais eficientes para os problemas dos clientes.

É uma área cada vez mais importante de uns anos para cá, pois as ferramentas digitais exigem que as estratégias de marketing atendam a um público segmentado. Por isso, os profissionais que trabalham com o marketing de nicho pensam em maneiras eficazes de uma empresa melhorar seus produtos, encontrar seu público e fidelizá-lo.

Aproveite as dicas para escolher a área ideal

Agora que você conhece as principais áreas do marketing, é importante entender quais cuidados podem ajudar na busca pela área ideal. Separamos algumas dicas a seguir.

Analisar as áreas com as quais você mais se identifica

Entenda quais são as áreas que despertam em você mais curiosidade e vontade de aprender. Isso é importante porque os profissionais de marketing precisam de vocação para se destacar na sua área. O dia a dia traz tarefas para lidar com números e decisões importantes das empresas, exigindo uma postura proativa e amor pela profissão.

Descobrir onde estão as melhores oportunidades

Entenda como funciona a área do seu interesse, pesquise as empresas referências, conheça a formação exigida, evite os riscos mais comuns e saiba qual é a média salarial. Dessa forma, vai ser mais fácil encontrar as melhores oportunidades.

Ficar em dia com as notícias do mercado

Um das características marcantes do profissional de marketing, independentemente da área, é a capacidade de se manter atualizado. Isso porque o mercado do marketing lida com tendências constantemente — novas ferramentas, áreas que estão e maior relevância e muito mais. Acompanhar as atualizações pode facilitar sua escolha.

Vimos que existem diversas áreas do marketing. Na hora de decidir em qual pretende seguir, considere seu perfil e seus objetivos profissionais. A expectativa para esse mercado é o uso cada vez maior de ferramentas digitais para se comunicar com os clientes. Por isso, oportunidades de trabalho nesse campo tendem a crescer.

Gostou deste post? O marketing é uma área cheia de possibilidades, mas sabia que ele se distingue da publicidade? Se você quiser entender mais detalhes, confira nosso blogpost sobre como acertar na escolha entre marketing e publicidade.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.