Visite nosso site
CARREGANDO...
Inovação

UniAcademia no mercado de trabalho: como potencializa as oportunidades?

No items found.
Inovação

UniAcademia no mercado de trabalho: como potencializa as oportunidades?

O UniAcademia é a instituição certa para quem busca mais do que uma formação acadêmica. O Centro Universitário Academia oferece programas de graduação em diversas áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação lato sensu e cursos de extensão.

Uma característica marcante do UniAcademia é sua estreita relação com o mercado de trabalho, o que possibilita que os alunos conquistem melhores oportunidades após formados. Com metodologias inovadoras, materiais pedagógicos de qualidade, infraestrutura de ponta e corpo docente capacitado, o UniAcademia é considerado uma instituição de excelência em Juiz de Fora.

Para explicar mais sobre a relação do UniAcademia no mercado de trabalho, convidamos Tiago Guimarães, diretor acadêmico da faculdade. Acompanhe a seguir e confira mais detalhes!

Qual a história do UniAcademia e como a instituição de ensino surgiu?

Em 1972 nasce o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF, com o objetivo de atender às necessidades da cidade e região. Ao longo dos anos, tornou-se referência pela sua qualidade de ensino, formando profissionais altamente capacitados. 

Foi nela que se formaram os bacharéis do primeiro curso de Ciências Comerciais do país, em 1898. E foi a partir dela, na década de 60, que surgiram os primeiros cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora, com a incorporação da Faculdade de Economia, a Escola de Farmácia e a Escola Politécnica, do CES/JF. 

A instituição nunca parou de crescer, e como resultado da sua dedicação e excelência de ensino, em 2020 tornou-se centro universitário, passando a se chamar Centro Universitário Academia - UniAcademia.  

Atualmente, o UniAcademia conta com três unidades: Academia, Arnaldo Janssen e o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Além disso, a instituição está expandindo sua oferta de cursos para outras regiões, e já conta com polos em Barra Mansa e Pará de Minas.

Entrar em contato


Por que o UniAcademia é considerado forte na região e quais os maiores diferenciais apresentados por ele que justificam essa força?

Há quase 5 décadas oferecendo cursos superiores de extrema qualidade, o UniAcademia conta com um corpo docente com alta experiência acadêmica e profissional. Com professores capacitados, a sala de aula se transforma em um verdadeiro laboratório de preparação para o mercado de trabalho.

O UniAcademia também conta com credibilidade dos principais empregadores da região, o que faz com que a faculdade se torne forte e diferenciada diante da concorrência. Outro ponto é que os graduandos têm proximidade com os professores, a coordenação e direção dos cursos, e também com o setor administrativo e a reitoria acadêmica.

Qual o histórico e resultados marcantes da instituição?

Quando se tornou Centro Universitário, em março de 2020, o UniAcademia deixou de ser uma faculdade isolada e passou a ter mais autonomia na criação dos cursos e mais responsabilidade com a pesquisa e extensão. Com isso, algumas graduações presenciais foram criadas, como a de Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Engenharia de Produção.

Ainda existem os cursos semipresenciais, como Marketing e Pedagogia. Para ingressar no UniAcademia, o aluno pode optar pelo vestibular online, pela segunda graduação (apresentando seu diploma de graduado), por meio do Enem ou pela possibilidade de transferência, solicitando a troca de instituição.

O UniAcademia oferece semanas pedagógicas, palestras, webinars, seminários, apresentações, feiras, eventos, interações e visitas técnicas, que possibilitam que os estudantes conheçam as empresas e seus ambientes de trabalho.

Como é sua infraestrutura e corpo docente?

O UniAcademia conta com um prédio amplo no centro de Juiz de Fora, composto por um prédio administrativo, salas de aula e diversos laboratórios para atender às especificidades de cada curso. Além disso, a instituição também oferece um complexo esportivo, ginásio com quadras e piscinas, jardim botânico e um museu de Etnologia Indígena e História Natural.

As salas de aula contam com metodologia invertida e metodologias ativas que potencializam a aprendizagem. O polo de ensino Seminário Santo Antônio, onde são ofertadas as graduações em Filosofia e Teologia, e a unidade Arnaldo Janssen, também têm laboratórios e infraestrutura adequada para cada curso.

O corpo docente é formado por profissionais, mestres e doutores, que entendem e conhecem as características do mercado de trabalho. Os professores têm um profundo conhecimento das áreas nas quais atuam e realizam pesquisas para levar o conhecimento teórico e prático necessário para a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

De que forma as características do UniAcademia potencializam as oportunidades de mercado de seus alunos?

O UniAcademia busca alinhar o que é pedagógico com o que é acadêmico, atendendo às exigências e diretrizes do Ministério da Educação (MEC). A instituição ainda conta com empresas júnior e uma central de estágio, em que os estudantes podem vivenciar a realidade do mercado de trabalho dentro do universo acadêmico, sendo supervisionados por professores e profissionais.

Um grande diferencial é que o UniAcademia tem relacionamento com centenas de empresas da região que viabilizam oportunidades para os graduandos. A instituição, o corpo docente, coordenadores, as empresas júnior, o centro de pesquisa e extensão, e de estágio, trabalham alinhados na preparação dos alunos para os aspectos que o mercado de trabalho exige.

Além disso, os cursos do UniAcademia contam com infraestrutura completa para aperfeiçoar a formação acadêmica. Na graduação em Psicologia, por exemplo, os estudantes do último período podem atender na clínica da instituição em Juiz de Fora, que funciona há mais de 40 anos de forma solidária e gratuita.

Outra característica marcante da faculdade são as atividades complementares, como palestras, webinars, seminários, congressos e eventos, que acontecem dentro e fora da instituição. Tudo isso contribui para a melhora do currículo e da experiência acadêmica, o que gera aumento da empregabilidade.

Qual o papel da instituição nesse sentido?

A direção do UniAcademia acredita que um centro universitário, para além de ensinar teoria, tem um papel muito importante na empregabilidade dos formandos. Muitas pessoas que buscam a formação acadêmica atualmente desejam se recolocar ou até mesmo ingressar no mercado de trabalho. A instituição atua, justamente, para atender a esse tipo de demanda dos estudantes.

O aluno também é incentivado constantemente a buscar por uma preparação antes mesmo de obter o diploma de ensino superior. Assim, ao final do curso, ele terá o conhecimento necessário para se candidatar às vagas em sua área de atuação profissional.

Desde que a pandemia teve início e com a obrigatoriedade das atividades online, as aulas continuaram acontecendo normalmente no UniAcademia. Isso porque a instituição conta com uma das plataformas mais modernas do mundo, a Canvas, que apresentou total capacidade para atender à transição para o ensino remoto.

Tudo isso representa a força do UniAcademia no mercado de trabalho e também no universo acadêmico. Se você está pretendendo ingressar em uma faculdade em Juiz de Fora, considere a qualidade e os diferenciais do UniAcademia, e opte pela forma de ingresso que seja mais adequada para a sua necessidade.

Aproveite a visita e entre em contato com a equipe do UniAcademia para tirar todas as suas dúvidas antes de efetivar a sua matrícula!

Entrar em contato

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.