Visite nosso site
Mercado

Como conquistar um estágio em Juiz de Fora? Confira 6 dicas

Mercado

Como conquistar um estágio em Juiz de Fora? Confira 6 dicas

Conquistar a primeira experiência profissional é o sonho de muitos graduandos. Com um estágio em sua área de formação, você tem a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática, o que amplia as chances de trabalhos futuros.

Por meio de algumas dicas simples, o aluno pode se destacar e se candidatar a uma vaga para exercer as funções da carreira escolhida. Para participar de um processo seletivo, é fundamental se preparar e se manter sempre atualizado na faculdade, pesquisando bastante junto a outros veteranos sobre as oportunidades disponíveis.

A seguir, listamos 6 dicas sobre como conseguir um estágio em Juiz de Fora. Acompanhe e fique por dentro do assunto!

1. Faça um bom currículo

Ter um currículo bem apresentável e atrativo é o primeiro passo para se candidatar às oportunidades de estágio. Esse é o melhor meio para garantir que o empregador conheça seu perfil, suas qualidades e o que você pode oferecer para a empresa.

O indicado é optar por um modelo profissional e bem estruturado, com informações básicas de contato, área de estudo e quais são as vagas e funções do seu interesse. Você também pode incluir suas habilidades e competências, demonstrando que tem diferenciais a oferecer para o cargo.

Você ainda pode incluir algumas atividades extracurriculares, monitorias, projetos de extensão e pesquisas que participou na faculdade, além de indicações de professores em seu currículo, caso você não tenha experiências profissionais anteriores. Tudo isso fará com que você seja um candidato diferenciado e valorizado diante dos recrutadores.

2. Realize atividades extracurriculares na faculdade

Para incrementar ainda mais o seu currículo com as suas experiências, o ideal é não perder a oportunidade de fazer atividades extracurriculares no período da graduação. Participar destas atividades é fundamental para a vida acadêmica e profissional do estudante, uma vez que elas aumentam o conhecimento em áreas diferentes de sua formação.

Os alunos que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho e precisam de diferenciais, podem utilizar as atividades extracurriculares como ferramenta para melhorar o diploma. Isso porque, no momento da entrevista, diversos empregadores levam em consideração se o candidato se dedicou no período da faculdade para além dos estudos obrigatórios.

O mais bacana é que existem diversas opções de atividades que podem ser desenvolvidas, como trabalho voluntário, iniciação científica, práticas esportivas, grêmios estudantis e empresa júnior. O importante é que você se dedique com algo que realmente faça a diferença em sua formação acadêmica.

3. Avalie quais são as oportunidades divulgadas pela faculdade

Outra dica é avaliar quais são as oportunidades de estágio divulgadas pela própria faculdade. Geralmente, as instituições de ensino disponibilizam as opções de vagas por áreas de atuação para os graduandos de cada curso, de forma semanal ou mensal.

No entanto, alguns processos seletivos exigem que o estudante apresente o histórico escolar e esteja cursando um determinado semestre do curso. Por isso, é importante manter os estudos sempre em dia e realizar atividades para se diferenciar.

Inclusive, no momento da entrevista de emprego, é comum que o recrutador avalie os seus conhecimentos sobre a sua área e como você pode contribuir para a vaga oferecida. Assim, o ideal é se manter sempre informado sobre as novidades do mercado e do seu setor de atuação profissional para aumentar as suas chances.

4. Participe do Movimento Empresa Júnior para networking

A empresa júnior é uma excelente oportunidade para criar projetos e prestar serviços para micro e pequenas empresas, organizações não-governamentais, startups, entre outros empreendimentos, ainda no período da faculdade. Geralmente, a empresa júnior funciona como uma empresa normal, com CNPJ e remuneração para seus membros.

A principal vantagem é que ela é totalmente administrada pelos estudantes, sob a orientação de um professor da instituição de ensino. Além disso, os alunos podem ingressar na empresa júnior no primeiro semestre do curso para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, também, para fazer networking, conhecendo pessoas da mesma área de atuação.

A experiência na empresa júnior pode ser inserida no currículo e utilizada para incrementar o seu perfil profissional, o que é totalmente indicado para quem nunca teve contato com qualquer tipo de trabalho formal. Com isso, será mais simples conseguir um estágio e conquistar uma boa vaga e remuneração de trabalho futura.

5. Desenvolva habilidades e competências requisitadas pelo mercado

Desenvolver habilidades, como trabalho em equipe, proatividade, boa comunicação, organização, criatividade etc., são competências extremamente valorizadas no mercado e que podem ser trabalhadas ainda na faculdade. Elas também representam um diferencial quando o aluno se candidata a uma entrevista de estágio.

Para isso, é fundamental estar aberto e participar, sempre que possível, de diferentes atividades e eventos acadêmicos. Além disso, você pode realizar um estágio não obrigatório ou, até mesmo, um trabalho voluntário para treinar e aperfeiçoar algumas qualidades — ambos podem e devem ser inseridos no seu currículo.

O ideal é se manter empenhado e se dedicar ao máximo para se tornar um aluno de destaque na faculdade. Com isso, professores e colegas podem indicar o seu perfil para profissionais experientes do seu setor de atuação, aumentando as suas chances de conquistar um cargo mais rapidamente.

6. Conheça as ações e projetos da empresa

Antes de participar da entrevista à vaga de estágio, pesquise sobre as ações e projetos desenvolvidos pela empresa contratante. Com isso, você pode ter um assunto a mais para demonstrar ao recrutador no processo seletivo.

Além de ser um ponto forte, você ainda pode se destacar e deixar uma imagem positiva para o empregador. Inclusive, é nesse momento que você conhece os valores e as propostas da organização, entendendo se a vaga é adequada para o seu perfil e objetivos profissionais.

Ao mostrar interesse pelas ações da empresa, você certamente terá mais chances de se sair bem na entrevista e conquistar o cargo. Assim, sempre que possível, fique atento à participação da empresa no mercado e como ela atua na sua área de formação.

Para conseguir um estágio em Juiz de Fora com mais facilidade, é fundamental seguir as dicas apresentadas e se empenhar para desenvolver as habilidades valorizadas pelo mercado. Com isso, você poderá impressionar os empregadores com o seu perfil, demonstrando ser capaz de ocupar os mais diferentes cargos e funções.

Gostou do conteúdo? Aproveite e siga o UniAcademia no Facebook e receba, diretamente em seu feed de notícias todas as nossas novidades!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!